Retrospectiva 2023 da Magnolia Cartonera - Lançamento do livro Bibliotecas Mudam o Mundo

3.1.24

Retrospectiva 2023 Magnolia Cartonera: em 2022 nós nos planejamos e resolvemos começar o Ano Novo de 2023 de forma diferente, com dois lançamentos pra inaugurar o ano lindamente, um livro brochura e um zine. A caixa cheia de exemplares de "Bibliotecas Mudam o Mundo" chegou um dia depois do Natal, e sentimos muito o impacto de ver ali diante de nós, o nosso segundo livro em formato "convencional" (mas o livro em si não tem nada de convencional). 😉✌🏻 Foi tão legal começar 2023 com essa movimentação. ✨️🎊

O livro Bibliotecas Mudam o Mundo foi concebido primeiramente em 2016 em edição cartonera, que são os livros artesanais, pintados e costurados à mão feitos com capas de papelão. Em 2021 ele passou a ter sua existência como um ebook circulando na Amazon, inclusive de forma gratuita para quem é assinante do Kindle Unlimited. Então, passamos 2022 trabalhando para transformá-lo em um livro brochura, com o desejo de colocá-lo também nos acervos de bibliotecas brasileiras, e aqui está o resultado final, lançado em janeiro de 2023.

BIBLIOTECAS MUDAM O MUNDO enfoca as maneiras pelas quais as bibliotecas podem ser transformadoras e ter um impacto positivo em indivíduos, comunidades e na sociedade. O livro mostra o papel das bibliotecas como espaços inclusivos e democráticos que trabalham para se envolver ativamente com suas comunidades e promover a justiça social. O livro abrange uma variedade de assuntos, incluindo a promoção da diversidade LGBTQ em bibliotecas, como as bibliotecas podem servir como portos seguros para as comunidades, como podem apoiar populações socialmente vulneráveis e promover o desenvolvimento humano. O livro mostra também bibliotecas que estão abraçando o movimento maker e combatendo o ódio e a intolerância. Bibliotecas Mudam o Mundo celebra as muitas maneiras pelas quais as bibliotecas podem ser inovadoras, fazer a diferença no mundo e promover uma sociedade mais igualitária e justa.

"Bibliotecas Mudam o Mundo" e "Ideias para Bibliotecas Livres" da Magnolia Cartonera estão presentes no acervo da Banca Tatuí no bairro Santa Cecília, Centro de São Paulo.

O lançamento do livro brochura "Bibliotecas Mudam o Mundo" foi acompanhado do lançamento do zine "Noite Chuvosa no Jazz Café" de Dani Carneiro, falaramos sobre ele em um próximo post dedicado à essa publicação.

O livro Bibliotecas Mudam o Mundo e o zine "Noite Chuvosa no Jazz Café" estão disponíveis na Banca Estopim, localizada dentro da Alfaiataria no Centro de Curitiba. Endereço no final desse post.

Dani Carneiro e Juliano Rocha com Guilherme Jaccon - livros e zines da Magnolia Cartonera estão na Banca Estopim em Curitiba

Onde encontrar o livro "Bibliotecas Mudam o Mundo"
Você pode comprar os exemplares do zine direto com a gente ou com as bancas com quem temos parceria, confira abaixo:

Acompanhe nossas novidades através do IG @magnoliacartonera e @bibliotecasbr

- Blog Bibliotecas do Brasil e Magnolia Cartonera Editora Artesanal de Dani Carneiro e Juliano Rocha - 2024