Celebre o Dia Internacional de Luta das Mulheres com boas ideias para bibliotecas e espaços de leitura

6.3.22

Dia Internacional de Luta das Mulheres. Que tal celebrar esta data fortalecendo publicações independentes que partilham boas ideias para bibliotecas e espaços de leitura? Conheça o Kit Mulheres Protagonistas da Magnolia Cartonera.

Nós fomos buscar na fronteira do México com os Estados Unidos uma demonstração de irmandade entre mulheres de várias origens e nacionalidades para manifestar força, união e resiliência diante de governos fascistas. Essa história inspiradora para reflexão nessa data tão importante está presente na Magnolia Zine n°2 do Kit Mulheres Protagonistas, que tem as seguintes publicações:

— Livro Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias (edição cartonera artesanal) + 4 edições da Magnolia Zine com frete grátis para todo o Brasil (confira as fotos). As zines são temáticas e acompanham poster e marcadores de página artesanais. Acesse para conhecer os detalhes neste link: https://bit.ly/3qpwpAl

Biblioteca de Mulheres Protagonistas - Livro Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias

O livro tem um capítulo especial dedicado inteiramente sobre Bibliotecas de Mulheres Protagonistas. Ainda que a sociedade, a mídia e o senso comum tentem colocar as mulheres em discordância e imponham limites para o nosso campo de atuação, o fortalecimento da luta pelos direitos das mulheres deve ser uma causa de todas nós. Nós precisamos incentivar e fortalecer espaços culturais onde a voz das mulheres são ouvidas, onde as vozes são predominantes.

Por isso um capítulo do Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias é dedicado por completo a ideias, sugestões para programações especiais dedicadas às mulheres, modificações e ações que podem ser feitas dentro de bibliotecas comunitárias para ampliar a participação das mulheres. São ideias que pretendem ajudar a desenvolver as habilidades das mulheres dentro do campo de atuação que desejarem, e incentivá-las a se tornarem leitoras atuantes.

O capítulo tem 11 tópicos que trazem assuntos para inspirar pessoas que queiram fazer programações literárias especiais dedicadas às mulheres em suas bibliotecas. Cada exemplar do Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias é feito no formato cartonero (livro artesanal feito com capas de papelão reutilizado, que são pintadas e costuradas à mão).

Conteúdo do livro

Capítulo 1. Estrutura, montagem e organização da biblioteca
Capítulo 2. Cuidados com a biblioteca e dicas de segurança
Capítulo 3. Serviços e funcionamento
Capítulo 4. Os perigos para uma biblioteca e como evitá-los
Capítulo 5. Um pensamento sobre acessibilidade
Capítulo 6. Biblioteca de Mulheres Protagonistas

Marcha Mundial das Mulheres e Dia Internacional de Luta das Mulheres - Magnolia Zine 02

Na edição nº2 da Magnolia Zine, você encontrará ótimas ideias de atividades para serem realizadas em celebração, homenagem e conscientização sobre a data. A Magnolia Zine tem 20 páginas, um poster interno e acompanha um marcador de páginas artesanal exclusivo. Nessa edição contamos a poderosa manifestação de solidariedade e irmandade além fronteiras entre mulheres latinas e mulheres norte-americanas, mulheres indígenas, mulheres negras e mulheres brancas, mulheres idosas e mulheres jovens na fronteira dos Estados Unidos, em resposta à eleição do 45º presidente daquele país.

Como organizar um mês inteiro dedicado ao Dia Internacional de Luta das Mulheres em bibliotecas, espaços de leitura e salas de aula.

Nós partilhamos ideias para que você possa organizar suas próprias ações independentes de conscientização sobre o Dia Internacional de Luta das Mulheres. Conquista do voto pelas mulheres: nessa edição preparamos um artigo, o poster que acompanha o zine e dicas de atividades sobre a importância da conquista e do voto das mulheres.

Tem mais informações sobre cada uma das publicações independentes do KIT MULHERES PROTAGONISTAS em nossa loja online.

Post: Dani Carneiro | Magnolia Cartonera
Fotos: Dani Carneiro