Ideias de atividades para celebrar o Carnaval nas bibliotecas

5.2.16

Se você está em busca de ideias para atividades que valorizam os aspectos culturais do Carnaval, e muitas dicas maravilhosas para celebrá-lo em bibliotecas, projetos de incentivo e espaços de leitura, e também adaptá-las, caso queira fazer uma ação individual como leitora ou leitor, a Magnolia Zine tem dicas de atividades para você fazer um carnaval baseado em seus aspectos culturais em bibliotecas, salas de aula, com grupos de pessoas ou espaços de leitura. Nessa edição você vai ler sobre (clique para conhecer)

Uma das notícias mais interessantes referente ao carnaval nas bibliotecas que encontramos foi sobre a Oak Bluffs Public Library de Massachusetts nos Estados Unidos que fez um evento de carnaval gratuito com atividades manuais para crianças e adultos, oficinas de máscaras e instrumentos, promoveu um workshop de percussão para crianças, um almoço brasileiro e uma performance interativa para todas as idades. No final do evento foi feita uma batucada com todas as pessoas que estavam na biblioteca. A ideia era mostrar como os ritmos africanos viajaram para o novo mundo para influenciar a cultura do carnaval de rua brasileiro. Confira como foi o carnaval brasileiro da Oak Bluffs Public Library nesse álbum de fotos no Facebook.

Almoço brasileiro para comemorar o carnaval na Biblioteca Oak Bluffs em Massachusetts.
Foto: Facebook Oak Bluffs

Foto: Facebook Oak Bluffs

O professor, dançarino e percussionista Cornell Coley fez o carnaval junto às crianças e familiares na Biblioteca Oak Bluffs. Ele levou instrumentos de percussão para apresentar às pessoas que participaram do evento e para brincar o carnaval.

No Sesc Pinheiros em São Paulo haverá um show performático com marchinhas de carnaval e concurso da melhor fantasia original dadá-surrealista, estimulando o público a forjar peças que fujam totalmente das opções pré-fabricadas, com brincadeiras de desfile e premiação.

Ideia para fantasia de carnaval reutilizando livros velhos descartados ou aquela coleção de enciclopédias que não se sabe muito bem o que fazer.

A Biblioteca Municipal de Mondim de Basto em Portugal - já fizemos uma matéria sobre a comemoração de Halloween da biblioteca - terá como programação carnavalesca com sessões livres e gratuitas de cinema para crianças. No dia 06 de fevereiro será exibido o filme "Os Piratas! - Uma louca aventura" e aproveitando o espírito de Carnaval, a Biblioteca Municipal desafia as crianças a comparecerem vestidas de piratas.

Do blog da Biblioteca Municipal de Móstoles veio essa ideia dos 'Livros Disfarçados' - já mostramos duas versões, a Literatura às Cegas da Biblioteca Emiliano Perneta de Araucária e nesse post sobre a arte de deixar os livros livres. Na versão carnavalesca, uma seleção de romances está em exposição escondidos com fantasias, atrás de máscaras peculiares criadas pelo pessoal que trabalha na biblioteca. Uma ideia muito legal que inspira a dar vasão à criatividade e atrair ainda mais leitoras e leitores para saírem das suas áreas de conforto e abraçarem novas leituras.

Fortaleza/CE - Aberto no carnaval, durante os dias 6, 7 e 9/1, o Cineteatro São Luiz exibe "O Pequeno Príncipe", "Macbeth" e "Awake - A vida de Yogananda". A partir da quarta-feira de cinzas, 10/2, o Cineteatro São Luiz, passará a exibir também dois filmes que concorrem ao Oscar 2016. O primeiro deles, "Os Oito Odiados", é o mais novo filme do diretor norte-americano Quentin Tarantino ("Pulp Fiction" e "Kill Bill"). O outro, uma animação brasileira chamada "O Menino e o Mundo", de Alê Abreu, é o único filme a representar o cinema nacional na maior premiação do audiovisual mundial. Os ingressos, à venda na bilheteria do São Luiz, custam R$ 6.00 (inteira) e R$ 3,00 (meia). A programação detalhada está disponível no site da Secult.

Tubarão/SC - Para os que procuram um bom lazer na segunda-feira de carnaval, a Biblioteca Sesi Vipel estará aberta das 8h às 12h e das 13h às 17h48.

Foto: Facebook Biblioteca Sesi Vipel

Maloca de Livros - Nova Friburgo/RJ - O carnaval está chegando! Já passou na Maloca de Livros para escolher um livro pra ler, enquanto descansa da folia? Local: Restaurante Oca Maloca Downtown. Praça Dermeval Barbosa Moreira, nº - Wilisau Center - Centro - Nova Friburgo – RJ, até às 15h. Leia as matérias que já escrevemos sobre a Maloca de Livros.

*post em atualização durante o carnaval*