Magnolia Cartonera participará de Seminário Internacional de Biblioteconomia no México

11.6.18


É com uma enorme alegria que partilhamos essa incrível notícia, sobre mais uma conquista do nosso trabalho independente com a Magnolia Cartonera. Pela primeira vez, todas as publicações da Magnolia Cartonera, os cinco livros cartoneros e oito zines lançados entre 2014 e 2018 estarão presentes no evento SALALM - Seminário sobre a Aquisição de Materiais Latino-Americanos para Bibliotecas, que vai acontecer nos dias 1 a 4 de julho de 2018 na Cidade do México. O seminário é um Fórum Internacional que destina-se a disponibilizar bibliografias ou outros trabalhos bibliográficos relevantes sobre tópicos de interesse atual, relacionados à América Latina ou tópicos que estão sendo estudados nos cursos de estudos da área da biblioteconomia na América Latina. O SALALM é uma comunidade internacional de estudiosos, bibliotecários e aqueles que servem o povo latino-americano.

A SALALM LXIII será sediada na Biblioteca Daniel Cosío Villegas, no El Colegio de México. A conferência abordará o impacto das bibliotecas e dos arquivos em locais físicos e virtuais e citações ou fontes bibliográficas e metafóricas. Além do evento anual, a SALALM também é uma organização internacional de bibliotecárias e bibliotecários, arquivistas,  profissionais da informação e livreiros, que estão encarregados de ajudar bibliotecas públicas e bibliotecas universitárias norte-americanas, da Europa e da América Latina, interessadas ​​em desenvolver suas coleções de ferramentas de ensino e pesquisa com informações sobre a América Latina.
A bibliotecária e pesquisadora especializada em livros cartoneros, Paloma Celis-Carbajal, que trabalha na biblioteca da Universidade de Wisconsin–Madison (Wisconsin–Madison University) nos Estados Unidos, falou sobre o público que estará presente no Seminário:
"SALALM tem bibliotecas dos Estados Unidos e Canadá, da Europa, principalmente Espanha, Reino Unido e Alemanha, e alguns países da América Latina, como Cuba, Brasil, México, Chile, Argentina, Colômbia, Peru, etc. Mas a maioria somos dos Estados Unidos".


O tema do seminário de 2018 será:  Sites/Citações, Textos e Vozes na Biblioteconomia Crítica: Descolonizando as Bibliotecas e Arquivos —e reunirá bibliotecárias e bibliotecários, arquivistas, livreiros, curadores, acadêmicos e artistas para pensar criticamente sobre como os processos de seleção, mercantilização, organização e descrição – as ferramentas da profissão de bibliotecárias e bibliotecários – estruturam a pesquisa e o ensino sobre a América Latina, a Península Ibérica e o Caribe. Considerando a diversidade dos locais/citações, sejam elas físicas ou virtuais, a SALALM LXIII será um laboratório de criatividade, diálogo e reflexão.
O primeiro Seminário sobre a Aquisição de Materiais para Bibliotecas Latino-Americanas foi realizado em 1956 em Chinsegutt Hill, na Flórida, com o objetivo de discutir “a seleção, aquisição e processamento de materiais bibliotecários das nações latino-americanas e territórios dependentes do Caribe”.
Em 1968, a SALALM foi incorporada como um fórum internacional focado no desenvolvimento de coleções e serviços nas coleções de bibliotecas da América Latina. (Informação do site da University of Texas Library).



Magnolia Cartonera 

A Magnolia Cartonera é uma editora brasileira, artesanal independente e caseira, criada pelo casal Daniele e Juliano, baseada na cidade de Curitiba no Paraná e está ativa desde 2014. Antes da criação da Magnolia Cartonera, já estávamos envolvidos com incentivo à leitura e bibliotecas comunitárias desde 2011, com a Biblioteca Comunitária Sítio Vanessa e a criação do blog Bibliotecas do Brasil em 2012. Em 2014 montamos a primeira biblioteca livre localizada em um parque público de Curitiba, a Minibiblioteca do Sossego, e temos nos envolvido com diversos projetos de incentivo à leitura e circulação de livros.

Coleção de livros e zines da Magnolia Cartonera que estarão presentes no Fórum Internacional SALALM na Cidade do México entre os dias 1 e 4 de julho de 2018

A Magnolia Cartonera já colocou para circular de forma independente 5 livros cartoneros e 8 zines. O foco principal de suas publicações são as bibliotecas, projetos de incentivo à leitura e ações de partilha de livros realizadas de forma independente e solidária, tanto por bibliotecárias e profissionais da área da biblioteconomia, como por pessoas comuns, sem formação universitária, mas que realizam projetos de incentivo à leitura comunitários e sem burocracia, com o objetivo de facilitar o acesso aos livros e promover à leitura em suas comunidades.

Livros



Os conteúdos dos livros da Magnolia Cartonera são voltados para pessoas que se identificam como leitoras que gostam de incentivar à leitura, buscam novas ideias e criativaidade para organizar seus projetos de incentivo à leitura, para pessoas envolvidas com bibliotecas livres, bibliotecas comunitárias e também estudantes de biblioteconomia, bibliotecárias, bibliotecários e pessoas que trabalham com educação.
Três dos cinco livros lançados pela Magnolia Cartonera abordam assuntos relativos às bibliotecas, ao incentivo à leitura e à partilha de livros. Além deles, também lançamos uma coletânea de textos sobre experiências de leitura, cinema, bibliotecas e assuntos culturais variados, e um livro híbrido de história em quadrinhos e um conto ilustrado com colagens digitais. Todos os livros e zines da Magnolia Cartonera são escritos, ilustrados, publicados e confeccionados por Daniele e Juliano. Conheça nossos trabalhos:



Ideias para Bibliotecas Livres: A partilha de livros através de bibliotecas livres, de ações, iniciativas e projetos de incentivo à leitura têm se popularizado no mundo todo, e no Brasil não é diferente. As bibliotecas livres têm ganhado força em todo o território nacional, através das mãos e das iniciativas de pessoas que têm o prazer de partilhar livros, democratizar a cultura, e torná-los acessíveis a quem de outra forma, não teria como entrar em contato com eles. Com a ajuda de materiais recicláveis e reutilizáveis, e o engajamento das comunidades leitoras, manter uma biblioteca livre comunitária é um projeto bastante apaixonante, divertido e de estímulo à leitura e à circulação de livros. E no livro 'Ideias para Bibliotecas Livres' você encontrará exemplos de histórias, dicas, sugestões, ideias e ferramentas para tirar o seu projeto de biblioteca livre do papel, e começá-lo agora mesmo.



Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias: Livro com diversas dicas para atender as necessidades de organização e desenvolvimento da sua biblioteca comunitária ou espaço de leitura. Ideias estimulantes para te auxiliar a montar uma biblioteca ou renovar o seu espaço de leitura. O 'Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias' ajuda a compreender cada uma das etapas de montagem, a planejar ações de incentivo à leitura e partilha de livros com dicas especiais passo-a-passo. O livro também aborda vários outros temas relevantes relacionados ao dia a dia de uma biblioteca, como cuidados e medidas de segurança com o seu espaço de leitura, reciclagem, e programações especiais voltadas para mulheres, além de ter uma capítulo com uma reflexão sobre acessibilidade. A leitura é agradável, leve e dinâmica. As dicas são abrangentes: podem ser utilizadas em outros tipos de bibliotecas, e também no ambiente escolar. É um livro inspirador que vai além de um simples manual. O livro é baseado em nossas próprias experiências na prática em montagem de bibliotecas livres e bibliotecas comunitárias.



Bibliotecas Mudam o Mundo: Bibliotecas Mudam o Mundo é o livro sobre o futuro das bibliotecas conscientes a partir de exemplos inovadores e humanos. Trouxemos para suas páginas, bibliotecas e iniciativas que entendem seu papel como locais democráticos para promover a inclusão e através de seus exemplos, instigam outras bibliotecas a atuar da mesma forma. Nas páginas do livro apresentamos exemplos inovadores e também ações e serviços simples de bibliotecas que são capazes de causar um impacto social positivo em suas comunidades. Fizemos uma combinação harmoniosa de bibliotecas e iniciativas que contém características importantíssimas para o futuro e que são capazes de gerar impacto relevantes para o bem-estar das pessoas.



Cartonera Bibliotecas do Brasil: A Cartonera Bibliotecas do Brasil é o primeiro livro publicado pelo blog Bibliotecas do Brasil em formato cartonero. Dentro da Cartonera Bibliotecas do Brasil você encontrará 80 páginas com textos sobre: Truman Capote - Nelson Mandela - Livros Livres - Meia Noite em Paris - Jean Michel Basquiat - Albert Camus - Estamira - Doação de Livros - Bibliotecas Livres - Direitos dos Animais - Drauzio Varella - Luis Buñuel - Biblioteca Escolar - Futuro - Henry David Thoreau - Pessoas em situação de rua - Direitos Humanos - Bill Clinton - Solidariedade - Jazz - Arte - Diários - Literatura - Cinema e 2 Textos Literários Inéditos de Daniele e Juliano.



Eles chegaram! / No Terminal de Juliano Rocha: A primeira parte do livro é o conto de ficção pós-apocalíptico 'Eles chegaram!' que mostra um dia na vida de um homem de origem desconhecida e seu o diálogo metafísico com criaturas brutas, incompreensíveis e pavorosas, e a partir dessa conversa serão definidos os novos rumos da humanidade. O conto tem 12 ilustrações de página inteira feitas pelo Juliano. A 2ª parte do livro é dedicada à história em quadrinhos ‘No Terminal’ inteiramente criada e ilustrada pelo Juliano. A história apresenta recortes momentâneos das vidas de pessoas que precisam se locomover pela cidade através do transporte público diariamente, e reflexões sobre como as pessoas vivem nos centros urbanos. Cenas de solidão e velhice, indigência e indiferença, violência e solidariedade são testemunhas dentro dos ônibus da cidade e a cada parada nos pontos. Juliano também faz a pintura de todas as capas dos livros cartoneros publicados pela Magnolia Cartonera.


Zines: Magnolia Zine e Zine Bibliotecas do Brasil



A Magnolia Zine é uma publicação cultural para quem quer compartilhar e incentivar a leitura ou simplesmente se divertir com esse tema. Ela é dinâmica, de leitura leve, com ideias estimulantes e de fácil realização, que podem ser colocadas em prática imediatamente, sem a necessidade de gastos ou excesso de recursos. É dedicada à ideias de atividades de incentivo à leitura em bibliotecas, salas de aula, espaços de leitura, grupos de estudos e outros tipos de reuniões entre pessoas. Nós desenvolvemos atividades que podem ser adaptadas para todas as idades, e escolhemos sugestões relacionadas à cada época do ano para você aplicar no seu espaço de leitura e também em sua vida. São 7 edições bimestrais publicadas entre 2017 e 2018. Todas as edições acompanham um poster literário com atividades coletivas, individuais ou uma arte para enfeitar a sua biblioteca ou espaço de leitura. Todas as edições são costuradas à mão e acompanham um marcador de páginas artesanal. 

Zine Bibliotecas do Brasil — Atividades para a Comunidade Externa é uma edição especial dedicada inteiramente a um único tema. A publicação foi desenvolvida para as pessoas que precisam de ideias e muita inspiração para dar continuidade ao seu trabalho em bibliotecas, espaços de leitura e projetos de incentivo. Nessa edição vamos falar sobre a importância da comunidade externa (pessoas não vinculadas através de carteirinha ou fichas nas bibliotecas), sobre o acolhimento em espaços de leitura e instituições de ensino, sobre os atendimentos e serviços para pessoas que estão somente de passagem e não têm nenhum vínculo com o espaço de leitura, ações imediatas para incluir a comunidade externa, tratamento igualitário, benefícios de incluir a comunidade externa nas rotinas do seu espaço de leitura, atividades, serviços e programações para a comunidade externa, e muitos assuntos extremamente interessantes para impulsionar o relacionamento do seu espaço de leitura com a comunidade externa.

Fazemos o nosso agradecimento especial à editora Angela Maria de São Paulo, que nos fez esse convite tão especial, de levar nossos livros para a Cidade do México, para que eles possam integrar o SALALM - Seminar on the Acquisition of Latin American Library Materials. Por aqui desejamos que o seminário repleto de abundância para todas as pessoas que participarem, e que possam entrar em contato com muitos livros interessantes aqui da América Latina. Nos sentimos muito felizes e encantados em saber que a Magnolia Cartonera estará representada pela primeira vez em um seminário internacional tão importante voltado para bibliotecas mundiais tão relevantes. Agradecemos muito e com imenso carinho, e continuaremos seguindo em frente com o nosso trabalho na publicação de livros independentes.

Evento: SALALM - Seminar on the Acquisition of Latin American Library Materials - Seminário sobre a Aquisição de Materiais Latino-Americanos para Bibliotecas
Data: 01, 02, 03 e 04 de Julho de 2018
Local: Biblioteca Daniel Cosío Villegas, El Colegio de México, Cidade do México
Os livros da Magnolia Cartonera estarão disponíveis com a Angela Maria da Editora Atlantis

Daniele - Bibliotecas do Brasil | Magnolia Cartonera
Email: contato@bibliotecasdobrasil.com
Fotos: Daniele e Juliano
Arte: SALALM 2018

VocÊ pode gostar também

0 comments

Subscribe