Magnolia Cartonera publica zine com atividades de incentivo à leitura

18.1.17

Olha quem acabou de chegar da gráfica, a Magnolia Zine está pronta! Estamos fazendo os preparativos para o lançamento e você ainda pode pedir a sua em nossa loja online. Ela é uma publicação independente no formato zine, e está repleta de ideias maravilhosas que convidam às possibilidades e que ampliam saberes sobre ações e projetos de incentivo à leitura.

A Magnolia Zine é uma publicação cultural para quem quer compartilhar e incentivar a leitura ou simplesmente se divertir com esse tema. Ela é dinâmica, de leitura leve, fácil de levar para qualquer lugar, com ideias estimulantes e de fácil realização, que podem ser colocadas em prática imediatamente, sem a necessidade de gastos ou excesso de recursos. É dedicada à ideias de atividades de incentivo à leitura em bibliotecas, salas de aula, espaços de leitura, grupos de estudos e outros tipos de reuniões entre pessoas.

Nós desenvolvemos atividades que podem ser adaptadas para todas as idades, e escolhemos sugestões relacionadas à cada época do ano para você aplicar no seu espaço de leitura e também em sua vida.
Nessa 1ª edição falaremos de temas referentes ao verão, às férias, ao carnaval, e a nossa abordagem é sobre como tornar temas comuns em atividades atraentes, e como aproveitar ao máximo os aspectos culturais dessa época do ano, sempre com foco na leitura e na partilha de conhecimento, sem jamais deixar de fora temas como a diversidade, a luta contra o racismo e contra demais preconceitos.

Nossa ideia com a Magnolia Zine é que até o final do ano, você terá em mãos as 6 edições de uma publicação que fornecerá recursos e ferramentas para criar, desenvolver e praticar ações e atividades de incentivo à leitura agradáveis e significativas, com a participação da comunidade leitora. Muito bom né?

Um Complemento aos nossos livros cartoneros

No livro ‘Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias’ dedicamos um tópico dele para falar sobre murais de recados em bibliotecas, e nessa edição inaugural da Magnolia Zine, daremos 2 sugestões de temas interessantíssimos para você enfeitá-lo, com orientações sobre como desenvolver um excelente mural, capaz de criar uma conexão com a sua comunidade leitora. Essa é uma forma de complementarmos nossas ideias, e fornecer ainda mais ferramentas práticas para pessoas que trabalham com bibliotecas e projetos de incentivo à leitura.

Algumas informações sobre a Magnolia Zine

• Edições bimestrais com 20 páginas ao total, impressas em papel sulfite, inclusive as capas
  • Ilustrações em quase todas as páginas e o nosso toque artístico e impactante na identidade visual
  • As edições terão posters com temas surpresas para a realização de atividades de incentivo à leitura
  • Tiragem limitada: 30 exemplares disponíveis para venda (não serão reimpressos, ou seja, essa é uma oportunidade única, para você adquiri-la)

Preço e como comprar

A Magnolia Zine está disponível agora para venda em nossa loja online, que aceita cartões de crédito, boleto bancário e todas as outras formas de pagamento oferecidas pelo Mercado Pago e pelo PagSeguro. Ou através de depósito em conta bancária (escreva para contato@bibliotecasdobrasil.com informando quantos zines deseja comprar, e nós te passamos os dados da conta e demais informações).

Autora e Autor: Daniele Carneiro e Juliano Rocha

Somos artistas envolvidos com produção editorial e autoria de conteúdos baseados na cidade de Curitiba, criadores do blog Bibliotecas do Brasil (bibliotecasdobrasil.com) com 5 livros lançados pela nossa editora independente Magnolia Cartonera. Juntos administramos uma loja online de venda de livros e criações artesanais. Escrevemos e enviamos uma newsletter semanal gratuita com notícias interessantes sobre o mundo das bibliotecas, do livro, da leitura e da arte, além de manter ativo um canal no YouTube e o blog Bibliotecas do Brasil.
Até começarmos a desenvolver o trabalho com livros cartoneros através de nossa editora independente, estivemos envolvidos no desenvolvimento de bibliotecas livres e comunitárias na prática. Desenvolvemos e provemos recursos gratuitos para o aperfeiçoamento de bibliotecas comunitárias, bibliotecas livres e demais modalidades de bibliotecas através do blog Bibliotecas do Brasil. O blog tem sido há 5 anos uma fonte inesgotável de recursos para bibliotecas de todas as modalidades, e de divulgação em primeira mão de projetos, ações, iniciativas e de grupos de incentivo à leitura e de partilha de livros, na área dos direitos humanos.
Agradecemos o seu apoio ao nosso trabalho e por conciliar o seu desejo por novas leituras à nossa paixão de publicar mais livros. Nosso trabalho precisa do seu apoio para continuar a existir. Nunca pare de comprar e apreciar livros, apoie artistas, autoras e autores independentes :)

Dani Carneiro e Juliano Rocha