Magnolia Cartonera apresenta: Como fazemos nossos livros - ep. 4 - Costura

20.9.16

Olá, receba as boas-vindas da Magnolia Cartonera! Estamos muito felizes em compartilhar com você a nossa abordagem única e sustentável para fazer livros com capas de papelão, ou como chamamos as nossas queridas cartoneras. Nesta série de vídeos, você aprenderá passo a passo como criamos nossos livros cartoneros, usando papelão reciclado para as capas. Esses livros além de serem muito bonitos, também causam um impacto positivo no meio ambiente. E lembre-se, se você se interessar em adquirir um desses livros lindos, não deixe de visitar nossa loja online. Você encontrará uma ampla seleção de livros feitos à mão que são tão únicos quanto ecológicos. Então sente-se, relaxe e aproveite o processo criativo de fazer um livro feito à mão com uma capa de papelão reutilizada!

— Acompanhe passo a passo como fazemos nossos livros cartoneros. Nessa série de vídeos você poderá seguir todos os passos necessários para fazer um livro artesanal com capa de papelão reutilizado. Assista também o primeiro, o segundo e o terceiro vídeos da série. Continue lendo esse post para ver o vídeo.

— Acompanhe nossas novidades no Instagram: @magnoliacartonera e @bibliotecasbr
— Continue a leitura do post e dê o play no vídeo abaixo.

Sobre Livros Cartoneros: Venha aprender com a Magnolia Cartonera como fazer seus próprios livros artesanais com capas de papelão. ‘Sobre Livros Cartoneros’ de Daniele Carneiro e Juliano Rocha, partilha a técnica de encadernação artesanal prática e simples da Magnolia Cartonera, e as etapas necessárias para transformar seus textos em um livro autopublicado com capas feitas de caixas de papelão reutilizado. Desde as primeiras etapas, passando pela escrita, seleção das caixas, pintura, costura, acabamento, publicação e venda dos livros, vamos conversar sobre os detalhes mais importantes que vão interessar e motivar quem quiser se dedicar à arte cartonera.

O livro tem 6 capítulos e eles abordam O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL de temas que consideramos indispensáveis. Este é um aprofundado estudo sobre como fazer livros com capas de papelão com a Magnolia Cartonera, do jeito que nós fazemos. Fizemos aqui um ‘resuminho’ com os tópicos chave do livro, mas fique sabendo desde já que isto não é TUDO o que há de mais maravilhoso neste livro.

1. Como começar o seu aprendizado
  2. Criação do livro cartonero - Escrita e planejamento do livro
  3. Como fazer livros cartonera com os recursos, orçamento e materiais que você tem ao seu alcance
  4. Materiais e ferramentas necessários para cada etapa de confecção das cartoneras
  5. Descrição e passo-a-passo ilustrado de todas as etapas de confecção dos livros cartonera
  6. Identidade Visual - Elementos básicos da identidade visual de um livro cartonero e muitas outras dicas importantes que você só consegue com quem já tem experiência de anos de trabalho com arte cartonera
  7. Como vender cartoneras e gerar renda com elas
  8. Dicas de segurança em sua prática
  9. Você também vai ler sobre a criação da Magnolia Cartonera, sobre a nossa história e sobre várias de nossas experiências com publicações independentes.

— Nesse episódio mostramos como furamos as capas com um agulhão e como fazemos a costura do conteúdo nas capas de papelão. Conheça todo o trabalho artesanal por trás dos livros cartoneros.

Para saber quando publicarmos um novo vídeo, assine no botão abaixo nosso canal no YouTube:

Magnolia Cartonera é uma editora independente baseada em Curitiba. Criamos e confeccionamos nossos  livros cartoneros na Vila Cubas, no bairro Novo Mundo.

Saiba como comprar nossos livros no link: loja.bibliotecasdobrasil.com

Já publicamos 6 títulos pela Magnolia Cartonera

— Cartonera Bibliotecas do Brasil (esgotada)

Apoie artistas, escritoras e escritores independentes.

Vídeo: Daniele Carneiro e Juliano Rocha
Edição e artes: Juliano Rocha