Dokk1, a biblioteca pública futurista da Dinamarca é eleita a melhor do mundo

29.8.16

Em 15 de agosto de 2016 a novíssima Biblioteca Dokk1, que está localizada ao longo do rio Aarhus, na Dinamarca, foi coroada como a Biblioteca Pública do Ano pela Agência Dinamarquesa para a Cultura e Palácios (Danish Agency for Culture and Palaces). Dokk1 é a maior biblioteca da Escandinávia, ela tem salas de reuniões, instalações de arte, salas de aula, palcos para performances, oficinas makers, e playgrounds, além das habituais fileiras de estantes de livros.

Na Dokk1 a comunidade leitora tem a chance de trocar experiências e atividades, bem como silêncio para tranquilidade e contemplação. No novo prédio encontram-se todo os tipos de mídias disponíveis, um café, salas para projetos, salões, cabines de estudo, um parquinho e muito mais.
Dokk1 foi projetada por Schmidt Hammer Lassen Architects e é uma parte da transformação do porto Aarhus, de área portuária e industrial para um local onde todos os moradores da cidade possam aproveitar.

Arcade games: esse espaço com máquinas de fliperama é dedicado para as crianças brincarem com os joguinhos eletrônicos. A melhor biblioteca do mundo tem a percepção de que os jogos são importantes para trazer as crianças para o seu interior, e que as bibliotecas também são espaços para a diversão acontecer. Afinidade e entendimento da tecnologia, além da flexibilidade para ofertar um espaço onde ela esteja acessível, são as características fundamentais das bibliotecas que estão antenadas com o futuro.

Na nova biblioteca há espaço também para os jogos de tabuleiro. O papel da biblioteca é de fazer essa ponte entre o antigo e novo, ao mesmo tempo que traz o conhecimento do início da humanidade em papel, também abre espaço para um romance futurista que é emprestado em um ebook. É possível ver essa ideia em ação com os jogos, a Dokk1 oferece jogos de tabuleiro como Gamão junto com a opção de jogar um videogame em um fliperama.

Essa é a missão da biblioteca segundo seus criadores:
A Dokk1 deve ser um santuário flexível e dinâmico para todos que procuram conhecimento, inspiração e desenvolvimento pessoal - um local de aprendizado aberto e acessível que apoia a democracia e a comunidade. A biblioteca proporciona um espaço para a contemplação e o conhecimento. É um prédio bonito, inteligente e interativo, que apoia o desejo de aprender e experimentar.

Tente a sorte

Uma das ações mais estimulantes de incentivo à leitura é essa brincadeira de colocar os livros dentro de sacos de mercado, enrolados em papel kraft ou papel de presente. Na Dokk1 a iniciativa chama-se 'Tente a sorte'. Já mostramos aqui no blog Bibliotecas do Brasil algumas ações de livros livres brasileiras e estrangeiras que utilizaram esse artifício e também uma biblioteca pública. É uma forma de fazer a comunidade leitora levar livros que talvez já conhecessem a capa, mas não tivessem prestado a atenção na sinopse do livro. Essa é uma excelente ideia para cativar e despertar a curiosidade da comunidade leitora.

Valores centrais da Dokk1

Na biblioteca o cidadão é uma peça fundamental.
O aprendizado é para a vida inteira e é voltado para a comunidade.
A diversidade, a cooperação e a conexão, a cultura e as experiências são imprescindíveis.
A biblioteca é uma ponte entre os cidadãos, a tecnologia e o conhecimento, com uma organização flexível e profissional.
A Dokk1 é um ícone sustentável para a região de Aarhus na Dinamarca.

Foto: Instagram Dokk1 Aarhus

Texto: Daniele Carneiro e Juliano Rocha com informações do site e do Instagram da Dokk1
Foto da fachada: Wikipedia Commons

Leia mais sobre bibliotecas, conheça os livros da Magnolia Cartonera