170 mil fotografias da Grande Depressão para download gratuito

13.8.16

O ano de 1929 teve uma das piores crises econômicas que o mundo já viu. Em uma quinta-feira a bolsa de valores de Nova York teve a maior queda de sua história, sendo o estopim da crise que levou milhões de pessoas no mundo inteiro a ficarem desempregadas e muitas a experimentarem fome, inclusive nos países mais ricos do mundo como nos Estados Unidos.
Uma "bread line", fila de pessoas aguardando para receber comida doada por instituições de caridade
O presidente americano Franklyn Delano Roosevelt lançou um plano para a recuperação do país chamado de "The New Deal" em 1935 que previa que o governo contrataria milhares de americanos para a construção de grandes obras de infra-estrutura.

Para conseguir o apoio da população para esse programa o órgão do governo Farm Security Administration (FSA) contratou fotógrafas e fotógrafos, alguns reconhecidos como os melhores de sua época como Dorothea Lange, Walker Evans e Arthur Rothstein, para retratarem a situação de pobreza e desespero que viviam as pessoas por todo o país.

O resultado são essas 170.000 fotografias produzidas entre 1935 e 1945, que foram guardados pela Biblioteca do Congresso Americano e agora a Universidade de Yale disponibiliza todas elas online sob Domínio Público (podem ser utilizadas gratuitamente).

O setor de Yale responsável pela criação do site criou uma ótima interface para facilitar o acesso a um número muito grande de imagens. É possível navegar por um mapa que mostra onde as fotografias foram feitas ou fazer uma busca específica por palavras chave ou nome de quem tirou as fotografias.

Essa é mais uma fonte de imagens importantes e que trazem um grande peso simbólico sobre como mesmo em um dos países mais ricos do mundo a pobreza e a falta de oportunidades pode ocorrer. A Grande Depressão foi tão grave que os EUA só vieram realmente a se recuperar após a 2ª Guerra Mundial em 1945.

Para mais informações sobre a Grande Depressão leia os livros 1929 de Ivan Sant'Anna e Crash - Uma Breve História da Economia de Alexandre Versignassi, além de assistir o maravilhoso filme de John Ford, As Vinhas da Ira.

Essas imagens são um precioso material de apoio para professoras e professores que desejam oferecer aos seus alunos um trabalho de pesquisa online sobre a utilização de imagens em Creative Commons ou de Domínio Público junto com o aprendizado da história.

Todas as imagens são de Domínio Público e estão disponibilizadas no site photogrammar.yale.edu

***Conheça outras fontes de imagens sob a licença Creative Commons ou de Domínio Público que já falamos no blog aqui.

Via: Open Culture
Imagens: Yale University