Biblioteca Livro Livre na Praça Biquinhas em Carbonita/MG

12.7.16

Essa é mais uma iniciativa de partilha de livros que chega ao blog Bibliotecas do Brasil entre as centenas que temos mostrado ao longo desses quase 4 anos, em que escrevemos mostrando importantes ações de incentivo à leitura. Uma biblioteca livre em formato de casinha foi montada pela ação de um morador em uma linda praça de Carbonita, uma pequena cidade do Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais, que fica distante 130 km de Diamantina e tem aproximadamente 9.000 habitantes. Walter Albuquerque, o morador que teve a ideia de colocar em prática a biblioteca livre nos fez o seguinte relato.

'No final do ano passado resolvi instalar numa praça da cidade uma biblioteca que tivesse a finalidade de estimular a leitura das crianças, dos jovens e dos adultos da cidade. Pesquisei na internet as várias sugestões e vi que na grande maioria os livros ficavam disponíveis apenas durante o dia, e à noite ou a estante ficava trancada com um cadeado ou era retirada da praça para evitar roubos e depredações'.

'Pensei que o mais interessante seria deixar os livros no local, disponíveis 24 horas, pois assim estaríamos mostrando para as pessoas, e ensinado às crianças, que confiamos nelas, e que esperamos que elas retribuam essa confiança. Isso seria uma forma de trabalhar de forma implícita com os conceitos de ética e de cidadania. Consegui uma estante de metal e vidro usada e resolvi recuperá-la. Pintei com cores que combinam com as cores da praça onde moro e fui divulgando na internet pelo Facebook, criando um clima de expectativa do que seria aquilo'.

'Em fevereiro desse ano fixei a estante na Praça da Biquinha e dei o nome à estante de “Biblioteca Livro-Livre”. Na estante cabem mais de 100 livros que vamos colocando aos poucos'.

'Muitas pessoas levam seus livros também e os deixam na estante. Alguns livros já voltaram e saíram de novo várias vezes. No Facebook frequentemente solicito às pessoas que “libertem” seus livros que estiverem presos na estante de suas casas, como tenho feito com os meus.
Boa parte dos livros são disponibilizados por moradores daqui da cidade, que deixam seus livros anonimamente na Praça e outros me entregam para que eu os coloque. Muitos, de outras cidades também têm contribuído. Está sendo um sucesso! Não houve roubo ou depredação. A estante está sempre fechadinha após o uso. A maior procura é por livros infantis, que temos conseguido poucos. Se souberem de alguém que possa contribuir, ficaremos muito agradecidos'.

O Walter também se interessou pelo livro 'Ideias para Bibliotecas Livres', lançado pelo blog Bibliotecas do Brasil e Magnolia Cartonera e comprou um exemplar. No livro partilhamos nossas experiências na montagem de bibliotecas livres e comunitárias desde a arrecadação de livros, seleção de boas doações, uso das redes sociais para conseguir mais doações de livros, reciclagem, escolha do local para montar a biblioteca e diversas outras dicas com 2 posters que funcionam como tutoriais de montagem.

Um tema bastante importante que também abordamos no livro é sobre a questão de aproximações oportunistas e a exploração que políticos eleitos e candidatos fazem desses projetos de iniciativa popular e independente feitas exclusivamente por moradores da cidade em locais públicos, na intenção de arrebanhar eleitoras e eleitores, fazer propaganda e conseguir votos. Se você também tem um projeto de partilha de livros independente ou pretende montar uma biblioteca livre por iniciativa própria, leia o nosso artigo Bibliotecas Livres e Laicas para saber como proteger a sua biblioteca livre das investidas oportunistas de candidatos e organizações religiosas.

Como doar livros para a Biblioteca Livre de Biquinhas, Carbonita/MG
Leia os 6 passos para uma doação consciente de livros antes de doar
Precisamos de mais livros, pode ser de qualquer conteúdo. A demanda maior é por livros infantis e juvenis, pois crianças e adolescentes, paradoxalmente,  parece que têm uma sede enorme por livros.
Meu endereço para contato e doações:

Envie livros de literatura infantil e juvenil e também gibis para
Walter Alvim de Albuquerque
Rua Biquinhas, nº 132 – Centro, Carbonita – MG
Telefone para contato: (38) 99994-1957 e (38) 3526-1630
Email: walteralvimdealbuquerque@gmail.com

Fotos e informações: Walter Albuquerque
Matéria: Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil
Acompanhe-nos pelo Instagram. Acesse: bibliotecasbr
Assine nossa newsletter e acompanhe notícias sobre bibliotecas livres, comunitárias e espaços de leitura nesse link: http://eepurl.com/bfdTjH