Biblioteca Colaborativa do Restaurante Alcachofra Natural em São Paulo

17.6.16

Livros livres e comida vegetariana orgânica

Há muitos anos eu e o Juliano somos vegetarianos e estamos em busca constante por lugares que tenham opções vegetarianas. Sempre que visitamos São Paulo, nós visitamos alguns restaurantes e lanchonetes especializados em comida vegetariana, alimentação orgânica e vegana. Ao visitar as exposições no CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil, passamos pelo Restaurante Alcachofra Natural que fica a poucos passos das exposições para almoçar. E dessa vez, após visitarmos a exposição 'O Triunfo da Cor. O pós-impressionismo: obras-primas do Musée d’Orsay e do Musée de l’Orangerie' foi muito mais do que bacana nossa passagem pelo restaurante, nos surpreendemos com a Biblioteca Colaborativa Alcachofra Natural com livros livres disponíveis para as pessoas que passarem por ali.

A ideia é muito legal, pois une a sustentabilidade com a partilha de livros. Feita inteiramente com 12 caixas de feira de madeira reutilizadas, a charmosa estante é mantida e abriga livros doados pelas pessoas que frequentam o espaço ou se encantaram com a iniciativa de partilhar de livros. O cartaz da Biblioteca Colaborativa Alcachofra Natural diz o seguinte:
'Você pode pegar um livro e colaborar trazendo outro! Depois de ler devolva ou passe adiante'.

O acervo multicultural tem livros para todas as idades e de todos os gostos, desde os mais literários até os livros infantis, biografias, livros mais técnicos, de auto-ajuda e muitos outros abrangendo temas bem variados. Nos chamaram a atenção esses dois pockets que são leituras gostosas demais, 'Os Vagabundos Iluminados' de Jack Kerouac e O Povo Brasileiro de Darcy Ribeiro. Nós já recomendamos a leitura 'O Povo Brasileiro' de Darcy Ribeiro aqui do Bibliotecas do Brasil.

Logo no topo da escada, quem visitar o Alcachofra Natura já encontra a biblioteca livre disponível, um carinho a mais com quem chega e frequenta o local. A biblioteca livre é uma excelente oportunidade de encontrar livros de gêneros e assuntos diversos, muitas vezes bem diferentes do que costumamos ter em casa, já que é um espaço de leitura colaborativo, mantida por pessoas de vários lugares e das mais diferentes origens.

O almoço vegetariano orgânico delicioso agora pode ser acompanhado de empréstimo de livros livres da Biblioteca Colaborativa do Alcachofra Natural

Se você estiver planejando viajar a São Paulo, visite o espaço, leve seus livros de literatura para colaborar com o acervo da biblioteca livre. Leia os 6 passos para uma doação consciente de livros antes de doá-los.

Biblioteca Colaborativa Alcachofra Natural
Rua da Quitanda, nº 114b - 1º andar -  Centro - São Paulo/SP | Fone: (11) 3101-8316
Horário de funcionamento: Das 11h30 às 15h30.
Fotos: Daniele Carneiro e Juliano Rocha - Creative Commons

Acompanhe pelo Instagram a nossa viagem para São Paulo. Acesse: https://www.instagram.com/bibliotecasbr/

Assine nossa newsletter nesse link: http://eepurl.com/bfdTjH