Depois das chuvas Biblioteca de Caraí/MG precisa de ajuda

21.2.16

A assistente administrativa Daiane Ribeiro de Caraí, Minas Gerais entrou em contato com o blog Bibliotecas do Brasil no final do mês de janeiro para relatar a situação que a biblioteca pública da cidade está enfrentando.

'Olá, bom dia! Venho através desse email solicitar a vocês que se possível nos envie livros para a biblioteca na minha cidade, a Biblioteca Pública Municipal Doutor Waldo Brito, pois devido as chuvas do decorrente mês, uma parede da biblioteca veio a cair e com isso perdemos vários livros empobrecendo ainda mais nosso acervo. Se vocês puderem ou souberem de alguém ou alguma entidade que possa nos doar livros ficaremos imensamente agradecidos e caso seja possível envie neste endereço: Rua Presidente Bernades, s/n, Centro, Caraí MG, CEP:39.810-000. Desde de já agradeço e conto com a ajuda de vocês'.

A parede da biblioteca desabou no dia 25/01/2016 devido às fortes chuvas no município mas até agora nenhuma solução foi apresentada pelos órgãos responsáveis. Daiane escreveu que 'até o presente momento nada foi resolvido mas a prefeitura já está tomando as providências necessárias'. As providências necessárias que a prefeitura está tomando não foram informadas no email.

Mesmo assim a Biblioteca Pública Municipal Doutor Waldo Brito continua em funcionamento. As pessoas que frequentam a biblioteca continuam utilizando-a, conforme a Daiane nos contou 'só que por enquanto não tem um espaço pra fazerem as leituras, eles pegam os livros e levam pra casa'.

Situação da Biblioteca Pública Municipal Doutor Waldo Brito em Caraí/MG após as fortes chuvas de janeiro de 2016.
A Daiane disse também que não tem fotos da fachada da biblioteca, 'estávamos em uma casa alugada, mas devido a alguns remanejamentos da prefeitura fomos transferidos para uma sede própria da prefeitura onde aconteceu o fato. Tínhamos nos mudado há uns 2 meses'.

A Daiane nos escreveu em nome da Biblioteca Pública Municipal Doutor Waldo Brito para pedir doações de livros para poder repor o que foi perdido. 'Qualquer tipo de gênero que vocês estiverem dispostos a nos enviar. Desde de literatura infantil, romances, poesias, ficção, contos, outras literaturas, livros de pesquisas e dicionários. Perdemos muita coisa e nem sabemos a dimensão exata do que perdemos, por isso qualquer gênero que estiverem dispostos a nos enviar ficaremos imensamente agradecidos'.

Como ajudar a Biblioteca Pública Municipal Doutor Waldo Brito
Pessoas interessadas em enviar livros para a biblioteca através dos Correios devem encaminhar suas doações para o seguinte endereço: Rua Presidente Bernades, s/n, Centro, Caraí / MG, CEP: 39.810-000.

Fotos enviadas por Daiane Ribeiro

• Confira outras matérias sobre bibliotecas abandonadas, destruídas, esquecidas, incendiadas e mal preservadas no mural de Recados Solidários do blog Bibliotecas do Brasil
Nota: o blog Bibliotecas do Brasil não é responsável por essa arrecadação de livros. Nós não recebemos livros e repassamos para a biblioteca citada. Nós apenas fazemos o trabalho de divulgação da necessidade por livros e a situação das bibliotecas relatadas por leitoras e leitores que estão preocupados com o estado de preservação das bibliotecas e que entram em contato conosco por email. Os livros doados devem ser sempre enviados diretamente para o endereço divulgado aos cuidados da pessoa citada ou entregues pessoalmente na biblioteca que está solicitando a doação de livros.