Minibiblioteca Livre do Teatro da Praça em Araucária

12.5.14

Fomos convidados pela Divisão de Literatura de Araucária para conhecer os espaços literários da cidade. Nossa primeira parada foi na Minibiblioteca Livre do Teatro da Praça. O Teatro da Praça é um galpão de madeira que foi inaugurado em 1990 e recebe peças, exposições, tem aulas de teatro e dança durante todo o ano e no final dos cursos os alunos fazem apresentações ao público.

A Minibiblioteca Livre do Teatro da Praça é um espaço público, aberto à população onde é possível compartilhar livros de literatura. Endereço: Praça São Vicente de Paulo, 1091 - Centro, Araucária PR

Levamos livros para doar para a Minibiblioteca Livre.

A ideia por trás desta iniciativa é a de que a população adote o projeto que foi feito para a comunidade e que participe ativamente dele. O empréstimo nas Minibibliotecas é livre, já que a intenção é a de que os livros circulem, sejam lidos e se tornem parte do cotidiano das pessoas como algo comum e corriqueiro. Além de emprestar livros das Minibibliotecas, os leitores também podem doar livros para que o ciclo de leitura siga em frente.

Durante a visita encontramos livros religiosos e revistas de propaganda religiosa dentro da Minibiblioteca que não condizem com a sua principal proposta que é compartilhar livros de literatura. É importante esclarecer que as minibibliotecas são espaços públicos para a troca de livros e o empréstimo livre da comunidade. Aceitam doação de livros de literatura, poesia, contos, crônicas, autoajuda, livros infantis, para adolescentes e gibis. Estes são os gêneros mais condizentes com a proposta de propiciar o acesso à leitura para pessoas que normalmente não teriam como chegar até este conteúdo. Portanto, livros e impressos religiosos, panfletos de propagandas políticas, livros didáticos ou técnicos não servem ao propósito das minibibliotecas. Esses livros devem ser encaminhados para locais adequados para sua atividade, onde normalmente existem mediadores que são necessários para a devida utilização de tal conteúdo, e este não é o caso da minibibliotecas.

Ismail Kadaré foi uma de nossas doações. Esses livros são excedentes das arrecadações para a Minibiblioteca do Sossego, e alguns eram excedentes de doações para a Biblioteca Comunitária Sítio Vanessa, dois projetos que tocamos simultaneamente ao blog Bibliotecas do Brasil.
A partilha de livros através de minibibliotecas além de ser uma iniciativa muito bonita, é diferente e ousada, além de inspirar novas ações de incentivo à leitura por todo o Brasil. Para isso basta que as pessoas colaborem com doações de livros e devolvam aqueles exemplares que já foram lidos, ou façam novas doações, mantendo o círculo de leituras.

Doações do blog Bibliotecas do Brasil para a Minibiblioteca Livre. Viagem ao Centro da Terra de Júlio Verne para encantar um novo leitor.

Qualquer pessoa pode participar para pegar livros emprestados ou contribuir doando exemplares para a Minibiblioteca. As minibibliotecas estão cada vez mais conquistando fãs e adeptos em todo o mundo, reunindo apreciadores dos livros. Na próxima visita à Araucária deixe um livro livre em alguma das cinco Minibibliotecas da cidade.

Daniele Carneiro