Com mutirões solidários é possível mudar uma comunidade para melhor

3.10.12

Community Space Challenge

Para as pessoas que têm interesse em participar de maneira voluntária no desenvolvimento de uma comunidade, de um bairro ou de alguma região específica, há diversas maneiras de começar a fazer algo acontecer. São atitudes simples que facilitam a vida dos moradores de um local, não exigem gastos, e as atividades podem ser facilmente executadas. Sempre temos um conhecido ou alguém do nosso convívio que sabe resolver problemas, ou têm habilidades para realizar trabalhos que muitas vezes nós achamos complicados, mas a pessoa não acha. O bacana é reunir o talento ou a habilidade de várias pessoas que estejam interessadas em agir, e aplicá-las em prol da comunidade. Partindo desse princípio, deixamos aqui algumas dicas e orientações sobre mutirões solidários.

Mutirão: mobilização coletiva para auxílio mútuo de caráter gratuito, especialmente entre trabalhadores do campo, por ocasião de roçada, colheita etc. Qualquer mobilização de indivíduos, coletiva e gratuita, para execução de serviço que beneficie uma comunidade.

Solidário: em que há responsabilidade recíproca ou interesse comum. Que depende um do outro; interdependente, recíproco. Pronto a consolar, apoiar, auxiliar, defender ou acompanhar alguém em alguma contingência. Que sente do mesmo modo, partilha dos mesmos interesses, opiniões, sentimentos, concordando, dando apoio, irmanado. Que se acha ligado por ato solidário.

O Mutirão Solidário é um evento e tem como objetivo reunir várias pessoas (amigos, colegas, parentes, pessoas próximas, vizinhos e voluntários) com o intuito de prover um serviço de melhoria à comunidade de forma solidária, com materiais oriundos de doação, e serviço voluntário. Alguns mutirões são realizados com o objetivo de promover lazer, diversão e esporte, apresentações culturais, apresentação de talentos do bairro e da comunidade e oficinas educativas. As atividades realizadas nos Mutirões Solidários são destinadas a tornar o ambiente mais agradável aos moradores e demais pessoas que diariamente trabalham no local. Ofertar serviços que tragam conhecimento e bem estar à comunidade. Resolução imediata de alguns problemas de manutenção na comunidade. Os voluntários podem participar dos mutirões da seguinte forma: organização, realização dos serviços, doações, divulgação do evento, parcerias com aqueles que queiram ajudar. Conheça algumas atividades que podem ser organizadas em um Mutirão Solidário:

Manutenção

- Pintura de casas
- Consertos de portas, janelas, banheiros, instalação elétrica e hidráulica.
- Mutirão de limpeza de terrenos e área externa, (para evitar o surgimento de pragas como ratos, baratas, cobras, carrapatos, pulgas, pombas, etc).
- Mutirão de limpeza em rios, praias, colégios, praças, espaços de uso coletivo
- Poda de plantas, plantio de mudas, criação de hortas, e tarefas de jardinagem.
- Limpeza de caixas d’água
- Dedetização contra insetos e pragas
- Manutenção de ruas, calçadas, praças, terrenos baldios (operação tapa-buraco).
- Recuperação de telhados
- Organização de local para coleta de material reciclável e instrução da comunidade para fazer reciclagem de lixo.
- Troca de luminárias
- Coleta de móveis velhos

Arrecadação e Doações

- Arrecadação de cestas de alimentos para pessoas em situações extremas
- Utensílios domésticos para uso coletivo de visitantes (ex: garfos, facas, copos e pratos de plástico, material de limpeza como detergentes, esponjas, sacos de lixo)
- Arrecadação de roupas.
- Doações de material de higiene e limpeza (escovas de dente, pasta de dente, sabonetes, shampoo, toalhas, lençóis, travesseiros, colchões).
- Doações de agasalhos;
- Doação de livros, material escolar e didático.
- Arrecadação de material reciclável para oficinas educativas.

Mutirões Educativos

- Orientações sobre o uso racional da água.
- Orientação sobre as boas práticas da sustentabilidade para a comunidade
- Orientação para a comunidade sobre o uso correto do esgoto.
- Conscientização para a comunidade sobre reciclagem de lixo
- Orientações sobre higiene e saúde dos animais de estimação.
- Orientações sobre a importância do Extintor de Incêndio.
- Orientações sobre primeiros-socorros
- Conscientização e prevenção contra alcoolismo e drogas.
- Orientações sobre aproveitamento dos alimentos;

*O levantamento dessas informações foi feito através de sites de notícias na Internet, e servem apenas como sugestão do que pode ser feito. Existem centenas de atividades que podem ser incluídas num mutirão. Com um pouco de criatividade para aplicar as habilidades dos voluntários na execução das atividades e conforme as necessidades essenciais da comunidade, o mutirão será bem sucedido. Antes do mutirão ser realizado é necessário verificar junto à comunidade quais as necessidades prioritárias e mais urgentes, para que então se calcule a quantidade de voluntários e de atividades que poderão ser executadas em determinado período de tempo, e a quantidade de material e/ou ferramentas básicos para a realização de cada uma delas.

Texto de Daniele Carneiro originalmente publicado no blog Biblioteca Comunitária Sítio Vanessa
Foto: Flickr
Bibliotecas do Brasil - contato@bibliotecasdobrasil.com