Ideias para um verão criativo em bibliotecas informais e espaços de leitura - Edição 2022

14.1.22

Olá, feliz 2022! Estamos retornando as nossas atividades aqui no Blog Bibliotecas do Brasil. E para começar o ano de maneira excelente, eu selecionei para esse post imagens e matérias já publicadas aqui no Blog que são inspiradoras para quem está em busca de ideias para um verão criativo em bibliotecas, espaços e cantinhos de leitura, seja em casa ou em algum lugar que você costuma frequentar. Espero que ao partilhar essas imagens, projetos e matérias, elas possam motivar o começo do seu ano e incrementar as suas iniciativas de partilha de livros.

Atenção: Esse post foi criado para entretenimento, inspiração e partilha de ideias. Durante a p@ndemi@ de coron@virus, siga as orientações locais da sua cidade sobre qualquer tipo de atividades literárias coletivas ou em grupo. Mantenha o distânciamento social. Use máscara protetora facial todas as vezes em que estiver em público. Sempre que puder lave as mãos e se não puder utilize álcool em gel. Não assuma riscos de exposição desnecessários.

Esse conteúdo é criado e desenvolvido por Dani e Juliano da Magnolia Cartonera e do Blog Bibliotecas do Brasil, considere apoiar o nosso trabalho com publicações independentes através de nossa loja online: loja.bibliotecasdobrasil.com

Que tal montar uma biblioteca livre comunitária?

Minibiblioteca do Sossego criada por Dani Carneiro e Juliano Rocha em 2014 em Curitiba/PR

Aproveite o verão para montar uma biblioteca livre para a sua comunidade. Além de ser divertido, uma bibliotequinha livre estimula o contato com os livros e proporciona acesso à leitura para muitas pessoas que às vezes não têm outra forma de estar com eles. As minibibliotecas livres também proporcionam um senso de comunidade, de apoio, de partilha, troca de ideias e criatividade. A editora independente Magnolia Cartonera têm duas versões disponíveis do livro Ideias para Bibliotecas Livresem livro convencional formato brochura e em ebook na Amazon Brasil. Essas são leituras repletas de ideias para a montagem de bibliotecas livres, comunitárias, informais e espontâneas para os mais diversos públicos.

Livro Ideias para Bibliotecas Livres disponível com frete grátis para todo o Brasil em nossa livraria online: loja.bibliotecasdobrasil.com

Ebook Ideias para Bibliotecas Livres na Amazon Brasil neste link: https://amzn.to/2zMzExB - o livro também faz parte do programa de leitura Kindle Unlimited

Monte um cantinho da leitura no jardim ou no quintal

Essas ideias são muito legais tanto para crianças quanto para adultos, e para pessoas que tem um espaço sobrando para montar uma cabaninha da leitura, um lugar ao ar livre para criar e aprofundar laços com os livros e com a leitura, além de serem muito divertidas. As fotos são exemplos de ideias que podem ser simplificadas e montadas num espaço que você tiver livre.

Cantinho de leitura no jardim

Faça uma ação de livros livres no litoral

Já mostramos diversas vezes aqui no Blog Bibliotecas do Brasil sobre como fazer ações e iniciativas de livros livres na praia, são maneiras divertidas de incentivar a leitura, partilhar livros e surpreender as pessoas. Leia essas matérias para se inspirar:

Monte uma árvore de livros

Essa é mais uma forma de incentivar a leitura, partilhar livros e extrapolar na criatividade. Árvores de livros são fascinantes e podem ser montadas nos mais variados tamanhos. A árvore pode ser artificial, dentro de algum ambiente ou natural. Se você tem uma árvore no seu quintal, escola ou vizinhança é ainda mais legal de levar essa ideia adiante. Aqui alguns exemplos que encontramos:

Árvores de livros em ambientes externos ou internos são uma ótima oportunidade para partilhar livros com a comunidade leitora

Monte uma biblioteca acompanhada de muitas plantas

Aproveite o verão ao máximo e traga vida à sua bibliotequinha doméstica. Se você ama livros assim como ama plantas, essa combinação pode ser perfeita para pessoas que querem dar uma renovada na biblioteca de casa. Elas também são ideais para esse período em que precisamos ficar mais tempo dentro de casa. Você também pode enfeitar a sua biblioteca com passarinhos nesse verão.

Leitura nos Parques e Praças

Este é mais um tema que abordamos com recorrência aqui no Blog Bibliotecas do Brasil, iniciativas de incentivo à leitura, ações de partilha de livros e até minibibliotecas livres montadas em parque e pracinhas de diversos cantos do Brasil e do mundo. Leia as seguintes matérias para se inspirar e colocar a sua biblioteca ou projeto de leitura no clima do verão.

Livro de Rua

Livros no Parque

Troca de Livros Livros no Parque

Matérias sobre a Minibiblioteca do Sossego

Livros no Parque em Portugal

Transforme a sua varanda em uma biblioteca

Lembra dessa matéria publicada aqui no Blog Bibliotecas do Brasil? Nós que gostamos tanto de leitura, livros e bibliotecas, estamos sempre olhando para diversos lugares e pensando "Poxa, que legal se tivesse uma biblioteca aqui". Então que tal transformar a varanda da sua casa em uma pequena biblioteca? Essas são algumas ideias para deixar aquele espaço da casa que já é tão gostoso, ainda mais convidativo.

Acesse nossa galeria de ideias no Pinterest

Todas essas imagens e muitas outras para inspirar o seu verão nas bibliotecas e espaços de leitura estão presentes em uma galeria no Pinterest, que eu montei especialmente para você acessar, anotar ideias e encher a mente e os olhos. Desejamos um verão de excelentes ideias, realizações e muita criatividade em 2022 nos seus projetos de leitura.

Apoie o trabalho da editora independente Magnolia Cartonera:
Siga no Instagram: @magnoliacartonera | @bibliotecasbr
Compre nossas publicações independentes na loja online: loja.bibliotecasdobrasil.com
Siga no Twitter: @magnolialivros | @Bibliotecas_BR
Inscreva-se em nossa newsletter gratuita: http://eepurl.com/bfdTjH

Post: Daniele da Magnolia Cartonera