Publicação incentiva a valorização da comunidade externa em bibliotecas e espaços de leitura

10.6.17

A nova publicação independente da Magnolia Cartonera é o Zine Bibliotecas do Brasil, que dedica sua primeira edição a debater a importância da Comunidade Externa — que são as pessoas não vinculadas burocraticamente através de carteirinhas, apresentação de documentos e pagamento de taxas às bibliotecas e espaços de leitura.
A edição de 20 páginas com capas coloridas + poster, além de destacar a importância em  criar laços e fortalecer a comunidade externa, fala sobre quais são os benefícios para bibliotecas e espaços de leitura em promover serviços, acervo, atividades e atendimento para pessoas que não estão vinculadas ao espaço. O Zine Bibliotecas do Brasil já está disponível para pré-venda em nossa loja online.

Desde bibliotecas comunitárias, bibliotecas livres, bibliotecas públicas e universitárias, espaços e grupos de leitura, escolas de idiomas com bibliotecas abertas à comunidade, instituições privadas com espaços de leitura, todas podem se beneficiar desse conteúdo, repensar suas normas, e passar a incluir a comunidade externa em seu dia a dia.
Debatemos nessa edição uma das característica mais importantes para um espaço cultural de atendimento o público: a flexibilidade. Esses são alguns dos temas que abordados, uma pequena prévia do conteúdo:

• A importância da comunidade externa
  • Acolhimento em bibliotecas, espaços de leitura e instituições de ensino
  • Atendimento e serviços para pessoas que estão só de passagem e não têm nenhum vínculo com o espaço de leitura
  • Ações imediatas para incluir a comunidade externa
  • Tratamento igualitário
  • Benefícios de incluir a comunidade externa nas rotinas do seu espaço de leitura
  • Atividades, serviços e programações para a comunidade externa
  • + e muito mais assuntos extremamente interessantes para impulsionar o relacionamento do seu espaço de leitura com a comunidade externa
Todos os zines são impressos em nossa casa e costurados à mão, assim como os livros da Magnolia Cartonera, em um processo artesanal e independente.
O Zine Bibliotecas do Brasil está disponível para pré-venda em nossa loja online que aceita cartões de crédito, boleto bancário e todas as outras formas de pagamento oferecidas pelo Mercado Pago e pelo PagSeguro. Os exemplares comprados a partir de agora na Loja Bibliotecas do Brasil serão postados nos Correios a partir do dia 08/06/2017 (quinta-feira). Edição limitada de 30 exemplares.

R$12,00 + marcador de página exclusivo + a cortesia do frete grátis para todo o Brasil

Bibliotecas, espaços de leitura e instituições com política de portas abertas à comunidade externa

O Zine Bibliotecas do Brasil da editora independente e artesanal Magnolia Cartonera, é dedicada especialmente para pessoas e instituições que têm uma mentalidade voltada para a ação, e que têm vontade de fazer as coisas acontecerem.
É uma novidade maravilhosa para você que têm questões específicas a resolver em seu espaço de leitura. É uma publicação dinâmica, com muita motivação e conhecimentos para quem trabalha com bibliotecas, escolas, instituições privadas ou qualquer projeto ou ação de incentivo à leitura lugar que encoraje o contato com os livros sem burocracia e seu acesso facilitado. O zine é dedicado às pessoas que precisam de ideias e muita inspiração para dar continuidade ao seu trabalho e acreditam que bibliotecas e instituições culturais em geral devem ter uma política de portas abertas à todas as pessoas.
Com o Zine Bibliotecas do Brasil vamos nos aprofundar em um único tema e extrair o melhor das nossas leituras, pesquisas, estudos e principalmente de nossas vivências.

Capas Coloridas

Para adicionar muito mais vida às publicações que têm encantado pessoas que trabalham com bibliotecas, livros e incentivo à leitura, adicionamos cor às capas, para tornar a sua experiência de leitura muito mais divertida. Peça já o seu exemplar.

Detalhes da edição: exemplares em formato A5 com 20 páginas com conteúdo de Daniele Carneiro e ilustrações de Juliano Rocha em quase todas as páginas + capas coloridas + poster marcador de páginas exclusivo do blog Bibliotecas do Brasil.

Autores: Daniele Carneiro e Juliano Rocha

— Somos artistas e autores independentes baseados na cidade de Curitiba no Paraná, envolvidos com produção editorial e autoria de livros, zines e conteúdos para o desenvolvimento de bibliotecas, espaços de leitura e projetos de incentivo. Somos criadores do site Bibliotecas do Brasil (bibliotecasdobrasil.com) e com a nossa editora independente, a Magnolia Cartonera (magnoliacartonera.com) já lançamos 5 livros, sendo 3 deles dedicados exclusivamente para falarmos sobre bibliotecas. Desde 2011 estamos envolvidos em projetos de incentivo à leitura e você pode ler tudo sobre eles nas páginas "Sobre nós" e "Experiências".

Somos autodidatas e apaixonados por ajudar as pessoas que querem ser facilitadoras do acesso à leitura, são adeptas da filosofia dos livros livres, que valorizam a autonomia e a igualdade de oportunidades. Com o blog Bibliotecas do Brasil e os livros e zines da Magnolia Cartonera, nós temos motivado cada vez mais pessoas a montar seus próprios espaços de incentivo à leitura. E vamos continuar a despertar a consciência e a compreensão das pessoas de que a leitura é importante em nossas vidas, e de que qualquer indivíduo pode iniciar uma biblioteca em sua comunidade ou bairro sem precisar esperar por ajuda de órgãos oficiais ou políticos, se assim desejarem. Queremos ajudar a construir a experiência da leitura e fazer as pessoas entenderem que o acesso aos livros é importante e deve fazer parte da vida delas.

Texto: Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil (Creative Commons)
Artes: Juliano Rocha
Fotos: Daniele Carneiro e Juliano Rocha
Zine Bibliotecas do Brasil de Daniele Carneiro e Juliano Rocha