Pré-venda Magnolia Zine #4 - Bibliotecárias feministas, incentivo à leitura para pessoas idosas, minidespensas livres e muito mais!

14.6.17


Junte-se a nós para celebrar o lançamento da edição #4 da Magnolia Zine, publicação de incentivo à leitura da Magnolia Cartonera e do blog Bibliotecas do Brasil, dedicada às ideias de atividades coletivas e individuais de incentivo à leitura em bibliotecas, salas de aula, espaços de leitura, grupos de estudos e outros tipos de reuniões entre pessoas que levem em conta a partilha de livros e a circulação de conhecimentos. 
Em cada edição da Magnolia Zine nós partilhamos dicas, ideias e tutoriais de atividades que podem ser adaptadas para todas as idades, escolhemos sugestões relacionadas à cada época do ano e temas interessantes para você aplicar no seu espaço de leitura e também em sua vida. A Magnolia Zine é uma publicação bimestral, tem 20 páginas, capas coloridas e é vendida por R$12 em nossa loja online — nós bancamos o frete grátis para você. Essa é a edição dos meses de julho e agosto de 2017.

Na edição #4 da Magnolia Zine abordaremos os seguintes assuntos:


  • Atividades de incentivo à leitura para pessoas idosas

Já presenciamos cenas chocantes de desumanidade no atendimento à pessoas idosas em caixas automáticos de bancos, mercados, lojas e até bibliotecas públicas. Desde grosseria e impaciência, até a negação do acesso ao banheiro, são cenas que nos despertam lágrimas e revolta. Na edição #4 da Magnolia Zine trazemos às nossas leitoras e leitores dicas de atendimento e de atividades para idosos em bibliotecas, projetos de incentivo e espaços de leitura.

  • Mês do Perdão de Multas em Bibliotecas

Nessa edição bateremos um papo sobre como as bibliotecas e espaços de leitura que estão conectadas com o futuro, estão promovendo a anistia de multas de livros e materiais em atraso, e porque a renúncia das dívidas de leitoras e leitores é importante para as pessoas e benéfica para as bibliotecas.

  • Minidespensas Livres

Nessa edição da Magnolia Zine vamos conhecer as minidespensas livres, um projeto comunitário e colaborativo que está se espalhando pelos Estados Unidos, e que aplica o conceito da Little Free Library (Minibibliotecas Livres) para combater a insegurança alimentar dos bairros onde estão instaladas. Conheça mais sobre o projeto na Magnolia Zine #4 , e o que está sendo alcançado com ele.

  • Bibliotecárias feministas 

Através do nosso email recebemos alguns comentários de mulheres que trabalham em bibliotecas nas mais variadas atividades, bibliotecárias, pedagogas, estagiárias, professoras, auxiliares e atendentes, relatando sobre a impossibilidade de organizar programações ou eventos LGBTQ, e quaisquer atividades dedicadas ao empoderamento das mulheres por causa do machismo presente entre funcionários ou homens em cargos superiores. Algumas mulheres nos contam que sequer podem sugerir que atividades como essas sejam feitas, porque estão inseridas em um ambiente onde os profissionais que vetam essas iniciativas são machistas, racistas, homofóbicos e hostis à essas possibilidades. Essa situação é desanimadora para qualquer mulher que trabalhe em bibliotecas e espaços de leitura. As mulheres sofrem com o machismo em todas as áreas de atuação, e enfrentam inúmeras limitações na profissão por causa de colegas de trabalho que perpetuam o machismo e demais atitudes discriminatórias. Por sugestão das leitoras do blog Bibliotecas do Brasil, reunimos na edição #4 da Magnolia Zine, dicas com propostas de engajamento, luta e busca para soluções dos problemas que as mulheres e pessoas LGBTQ (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneras e queers) que trabalham em bibliotecas e espaços de leitura enfrentam diariamente. Busquei também em minhas próprias experiências de trabalho, situações de machismo e opressão que enfrentei nos empregos que tive, e que poderiam ter um desfecho diferente se já tivesse conhecido o feminismo na época. Esse tutorial foi desenvolvido e escrito especialmente para as mulheres que estão em locais de leitura, e que enfrentam diariamente o machismo, com algumas ideias para encontrar soluções. Seja você bibliotecária, professora, pedagoga, funcionária terceirizada, estagiária, voluntária ou leitora que frequentam uma biblioteca, e está passando por um momento desanimador por causa do machismo, esse tutorial irá te ajudar a recuperar suas forças.


+ sobre a Magnolia Zine


A Magnolia Zine é a nova publicação cultural da editora Magnolia Cartonera (de Daniele Carneiro e Juliano Rocha, criadores do blog Bibliotecas do Brasil), dedicada às ideias, atividades e conceitos de incentivo à leitura, com dicas práticas para eventos de leitura específicos para cada estação do ano. Ela é dinâmica, de leitura leve, com ideias práticas, estimulantes e de fácil realização em qualquer lugar imediatamente, sem a necessidade de gastos ou excesso de recursos. O zine é bimestral, e para que você possa receber a nova edição de julho/agosto a tempo de se inspirar e organizar as suas atividades, iniciamos agora a pré-venda. Você já pode comprá-la em nossa loja online, que aceita cartões de crédito, boleto bancário e todas as outras formas de pagamento oferecidas pelo Mercado Pago e pelo PagSeguro.


Capas Coloridas: Na edição #4 da Magnolia Zine as capas serão coloridas! Para adicionar muito mais vida à publicação que tem encantado pessoas que trabalham com bibliotecas, livros e incentivo à leitura, adicionamos cor às capas, para tornar a sua experiência de leitura muito mais divertida.

Edição com adesivo literário: Ao optar comprar a Magnolia Zine com o nosso adesivo literário exclusivo, você receberá  nessa edição um adesivo em homenagem ao escritor Oliver Sacks.

Poster de de incentivo à leitura: Em todas as edições da Magnolia Zine, nós preparamos um recheio caprichado, posters com ilustrações de Juliano Rocha. O poster pode ser usado como cartaz para enfeitar a sua biblioteca ou o seu ambiente de leitura ou como tutorial para uma atividade de incentivo à leitura ou entretenimento.

Pré-venda e envio da Magnolia Zine #4


Os exemplares comprados a partir de agora na pré-venda na Loja Bibliotecas do Brasil (loja online) serão postados nos Correios a partir do dia 21/06/17 (quarta-feira) para que você possa receber o quanto antes. Ao comprar na pré-venda para receber com antecedência, além de entrar em contato com um conteúdo bacana preparado com dedicação, pesquisa minuciosa por temas significativos e um trabalho artístico maravilhoso, também concilia a sua vontade de estar em contato com novos e vibrantes conteúdos, com a nossa paixão em lançar mais publicações independentes. 


Conheça as edições anteriores da Magnolia Zine


Todas essas edições estão disponíveis para venda em nossa loja online


Autores: Daniele e Juliano


— Somos artistas e autores independentes baseados na cidade de Curitiba no Paraná, envolvidos com produção editorial e autoria de livros, zines e conteúdos para o desenvolvimento de bibliotecas, espaços de leitura e projetos de incentivo. Somos criadores do site Bibliotecas do Brasil (bibliotecasdobrasil.com) e com a nossa editora independente, a Magnolia Cartonera (magnoliacartonera.com) já lançamos 5 livros, sendo 3 deles dedicados exclusivamente para falarmos sobre bibliotecas. Desde 2011 estamos envolvidos em projetos de incentivo à leitura e você pode ler tudo sobre eles nas páginas "Sobre nós" e "Experiências".
Somos autodidatas e apaixonados por ajudar as pessoas que querem ser facilitadoras do acesso à leitura, são adeptas da filosofia dos livros livres, que valorizam a autonomia e a igualdade de oportunidades. Com o blog Bibliotecas do Brasil e os livros e zines da Magnolia Cartonera, nós temos motivado cada vez mais pessoas a montar seus próprios espaços de incentivo à leitura. E vamos continuar a despertar a consciência e a compreensão das pessoas de que a leitura é importante em nossas vidas, e de que qualquer indivíduo pode iniciar uma biblioteca em sua comunidade ou bairro sem precisar esperar por ajuda de órgãos oficiais ou políticos, se assim desejarem. Queremos ajudar a construir a experiência da leitura e fazer as pessoas entenderem que o acesso aos livros é importante e deve fazer parte da vida delas.

Texto: Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil (Creative Commons)
Artes: Juliano Rocha
Fotos e vídeo: Daniele Carneiro e Juliano Rocha
Magnolia Zine de Daniele Carneiro e Juliano Rocha
contato@bibliotecasdobrasil.com
Inscreva-se em nossa newsletter para receber novidades semanais

VocÊ pode gostar também

0 comments

Subscribe