Ideias para enfeitar a biblioteca na primavera

18.9.16

Por aqui já sentimos aqueles ares de primavera. Que excelente momento para tornar a acolhida em sua biblioteca, escola ou espaço de leitura ainda mais agradável, com as ideias incríveis coletadas pelo blog Bibliotecas do Brasil para encher os seus olhos e a sua bibliotequinha de beleza. Dicas para bibliotecas comunitárias, bibliotecas livres, bibliotecas domésticas, bibliotecas escolares, para bibliotecas que procuram inspiração.

As árvores de livros podem ser montadas com caixas de madeira, com gavetas reutilizadas, mas também com um material mais acessível: caixas de papelão. Você pode montar uma pequena árvore de livros dentro da sua biblioteca, ou em uma área coberta que tiver disponível. Inspire-se nessa criação e monte a sua própria árvore com o seu toque pessoal.

Que tal criar personagens coloridos que instigam as crianças para a estante de livros? Foto: Pinterest

Que tal fazer um cartaz ou um mural com a ajuda das crianças da sua comunidade leitora para dar um ar de primavera na biblioteca? Corujas, passarinhos, árvores, flores, os temas são variados e a criatividade é sempre bem-vinda. Foto: Pinterest

Essas borboletas feitas com papel vão alegrar a sua biblioteca, são fáceis de fazer e podem ficar enfeitando as paredes até o final do verão. Pinterest

Sempre recebemos emails perguntando sobre ideias para decoração de paredes e portas de bibliotecas escolares e bibliotecas comunitárias nas 4 estações do ano. Essa imagem incrível de decoração foi uma das que encontramos no Pinterest como dica. Com criatividade e poucos recursos é possível criar decorações lindas.

Ideia bacana para reutilização do papelão e reciclagem de materiais, uma árvore enfeitada de passarinhos para alegrar e colorir a biblioteca. Pinterest

Brinquedos com rolinhos de papel higiênico ou rolos de papel toalha são divertidos de fazer e também utilizam a reciclagem e o aproveitamento de materiais parte da rotina de enfeitar a biblioteca.

Aqueles guias de viagens antigos geralmente tem mapas que podem ser reutilizados para a montagem de guirlandas, um uso criativo para livros em desuso. Pinterest.

Aproveite a primavera para celebrar a diversidade. Utilize o mural de recados da sua biblioteca (ou para montar um se acaso não tiver) para despertar a consciência da comunidade leitora para as questões de gênero, e também para combater a homofobia, a lesbofobia, a transfobia, e todas as formas de preconceitos e discriminação. Pinterest. No livro 'Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias' nós dedicamos alguns tópicos do livro para falar sobre murais de recados. O livro está disponível para venda aqui no blog.

Ler é o máximo!
Outros temas além das flores, plantas e animais podem ajudar a dar um ar mais leve e providenciar as boas vindas à nova estação. Que tal se inspirar no espaço e fazer uma decoração totalmente diferente e inspiradora? Pinterest.

Foto: Pinterest

Faça da primavera o seu ponto de partida para transformar a sua vontade de montar uma minibiblioteca livre em realidade. As minibibliotecas podem ter os mais diversos formatos, e o blog Bibliotecas do Brasil te ajuda a começar. Conheça o livro cartonero Ideias para Bibliotecas Livres e comece hoje mesmo a transformar a sua vontade em realidade com nossas dicas e ferramentas práticas.