Leituras Outonais

11.5.15


Um ventinho ardido nos finais de tarde, o céu vai ganhando tonalidades mais densas, as folhas começam a ficar alaranjadas e mais secas. O ar fica mais fresco, gostoso, tem umas chuvinhas de vez em quando. É o outono enviando seus primeiros sinais. Decidimos mostrar alguns livros que lemos esse ano e indicamos para ler em um gramado onde as folhas caem e o vento fresco acaricia seu rosto.

São 19 livros que passeiam por diversos gêneros e até uma história em quadrinhos que podem lhe acompanhar na estação que antecede o inverno. Aproveite que 3 desses livros podem ser baixados de graça.

Dicas da Dani:

Serenidade - Martin Heidegger
Primeiro livro do ano, li rapidinho em uma visita à Biblioteca do Goethe Institut de Curitiba em janeiro. Falamos sobre a Biblioteca do Goethe na newsletter Bibliotecas do Brasil Inbox #39.

Esperança do mundo - Albert Camus
Já falamos da coleção Cadernos de Albert Camus que o autor redigiu durante toda sua carreira literária, diários da juventude até sua morte na newsletter Bibliotecas do Brasil Inbox #21.

A Desmedida na Medida - Albert Camus
Mais um belíssimo diário da coleção de Cadernos de Camus. Falamos sobre esse livro na newsletter Bibliotecas do Brasil Inbox #24.

Faça Acontecer - Sheryl Sandberg
Fiz um longo texto contando minha experiência de ler o livro da Sheryl Sandberg na newsletter Bibliotecas do Brasil Inbox #47.

Longe da Árvore - Pais, filhos e a busca da identidade - Andrew Solomon
O título assusta mas ele não se destina somente para pessoas que já são mães e pais, ele se destina para leitores que querem se aprofundar nas complexidades humanas. A recomendação era muito boa, e como já li Solomon fiquei bem interessada. O livro tem tantos temas complexos que a sua leitura se torna um aprofundamento no ser humano, no que é a humanidade, suas dificuldades, seu lado obscuro e seu lado mais sensível. Pode ter algum conteúdo que possa ferir leitores mais sensíveis, mas os temas são de extrema relevância para nos tornarmos cada vez mais conscientes dos preconceitos e sofrimentos que muitas vezes ajudamos a propagar por ignorância ou insensibilidade.

Sejamos todos feministas - Chimamanda Ngozi Adichie (donwload gratuito) 
O livro Sejamos todos feministas é uma adaptação do discurso feito pela autora no TEDx Euston, que conta com mais de 1 milhão de visualizações. Assista o discurso de Chimamanda com legendas em português.

Um Útero É do Tamanho de um Punho - Angélica Freitas
Leitura rápida, gostosinha, bom investimento de tempo para um início de madrugada. Leia mais.

A Desobediência Civil - Henry David Thoreau
Já falamos sobre esse livro na newsletter Bibliotecas do Brasil Inbox 13 (download gratuito).


Bonequinha de Luxo - Truman Capote
Esse livro estava na minha lista de livros a serem lidos há mil anos. E como sempre Capote nunca me decepciona. Leia mais.

Bartleby, o escriturário - Herman Melville
Conto imperdível de Herman Menville, Bartebly, o escriturário, li rapidinho entre um descanso e outro da leitura de Longe da Árvore de Andrew Solomon. Leia um pequeno texto sobre essa leitura.
Como o livro do Solomon que também estou lendo é pesado, tiro um dia ou dois de descanso, e aproveito para ler outras coisas. Nesse descanso encontrei Bartleby. Como já tive a infelicidade e o desgosto de gastar uns anos da minha vida trabalhando em órgãos públicos, a viagem nesse livro foi intensa e curiosa.

O Curioso Caso de Benjamin Button - F.S. Fitzgerald
Gosto muito do Fitzgerald e tinha o Curioso Caso de Benjamin Button em epub há muito tempo, apenas aguardando na fila de leitura. A história do livro é bem diferente do filme, mas um não fica devendo nada ao outro, e para aqueles que já assistiram o filme, eu recomendo fortemente a leitura do livro, é um complemento, assim como é também uma nova história sobre as dificuldades de Benjamin.

Afinação da arte de chutar tampinhas - João Antônio
Tenho um longo relacionamento com a literatura de João Antônio, e depois de tantos anos ainda gosto dos escritos dele. Vale a pena descobrir e se embrenhar nessas noites infinitas do autor.

Minha Breve História - Stephen Hawking
Um livro bastante introdutório, que serve como um complemento para quem gostou do filme A Teoria de Tudo. Agora pretendo ler O Universo Numa Casca de Noz.

Nada me faltará - Lourenço Mutarelli
De todos os livros que li dessa lista, esse foi o que menos me agradou.

Libertada, uma década de escuridão, uma vida recuperada - Michelle Knight
Michelle Knight foi sequestrada por Ariel Castro e viveu em cativeiro durante 11 anos junto com mais duas mulheres (Gina DeJesus e Amanda Berry) em Cleveland, Ohio. O caso teve uma repercussão grandiosa em 2013 e foi um daqueles casos impactantes de acompanhar pelas redes sociais. Michelle conta como era sua vida antes de ser sequestrada, os anos de sofrimento em cativeiro e o absurdo desencadeamento de negligências por parte da família, da escola, do governo, até ser enfim libertada. Leia o texto completo que escrevi sobre o livro.

A Metamorfose - Franz Kafka (download gratuito)
Clássico da literatura que estava também na minha lista enorme de leituras a serem feitas. Gostei muito.

Dicas do Juliano:

Morte Súbita - J.K. Rowling
Li este livro em poucos dias, foi o primeiro que li da autora que é conhecida pela série Harry Potter e decidiu se aventurar pela literatura adulta, é um interessante relato da mesquinharia e dos jogos políticos que podem existir nos menores vilarejos.

O Guia do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams
Li o primeiro volume e cheguei a conclusão que Douglas Adams consegue criar um laço com seus leitores de amizade, e escreve como aquele cara divertido e inteligente que ficamos uma tarde inteira escutando contar seus 'causos' em um café.

Sem lugar para se esconder - Glenn Greenwald
Assustadora reportagem sobre como o governo americano e muitos outros espiam todas as comunicações de boa parte do mundo indiscriminadamente. É para lhe deixar com uma pulga atrás da orelha no próximo e-mail que escrever.

A Era de Ultron - Bryan Hitch e Brian Michael Bendis
É bom voltar a ler quadrinhos de super-heróis, falei sobre essa minha redescoberta na newsletter #48.

Texto: Daniele Carneiro e Juliano Rocha - Bibliotecas do Brasil
contato@bibliotecasdobrasil.com
Arte: Juliano Rocha e GraphicSoulz

VocÊ pode gostar também

0 comments

Subscribe