A importância das atividades contraturno

2.9.12

Orquestra de Violões da Biblioteca amigo Livro de Guaratuba/PR

Algumas bibliotecas comunitárias já têm uma boa abertura com a comunidade e região onde estão localizadas, e oferecem atividades contraturno aos leitores e estudantes do bairro. Um exemplo desse tipo de interação entre a biblioteca comunitária e o bairro, é a Biblioteca Amigo Livro de Guaratuba. As crianças durante a semana podem fazer leituras e pesquisas para os trabalhos da escola. No final de semana elas têm muitas atividades culturais, educativas e de lazer proporcionadas pela biblioteca. Cito algumas: jogos de tabuleiro, aulas de violão, aulas de canto coral, palestras educativas sobre cidadania e pátria, pintura artística em papel kraft, no final das férias de inverno a biblioteca ofereceu brinquedos como cama elástica e piscina de bolinhas. As crianças também recebem lanches durante o período em que estão na biblioteca. Elas gostam tanto que acabam voltando sempre, e ficam o dia inteiro. É um incentivo para que aprendam a convivência, noções de valores, responsabilidade e ainda se divertem, e desenvolverem suas habilidades.

Atividades de lazer para as crianças do Balneário Nereidas

Algumas escolas oferecem atividades contraturno, e podemos usar essas atividades como modelo, e aplicá-las em nossas bibliotecas comunitárias. Logo abaixo deixo uma matéria sobre a importância das atividades contraturno na vida de crianças e adolescentes.

"Descubra as cinco vantagens de contar com um programa de esportes e cultura dentro do colégio do seu filho: - Em vez de ficar em casa assistindo televisão ou na rua, sujeito a riscos sociais, o aluno aproveita o tempo na escola para aprender e desenvolver habilidades específicas, como futebol, vôlei, dança, música e artes. "A escola é um local resguardado, e os pais ficam tranquilos sabendo que os filhos têm o tempo ocupado com atividades direcionadas e são orientados por profissionais especializados", afirma Jamir Cândido Nogueira, gestor do CEU Jaçanã." (texto Daniele Zebini) - [Clique e leia a matéria na íntegra].