Marc Almond lança Salambo, mini álbum digital em parceria com The Gaslight Troubadours no Bandcamp

20.3.26

 

No dia 3 de março de 2026, o cantor e compositor Marc Almond lançou o mini álbum digital Salambo, uma colaboração com o grupo The Gaslight Troubadours. Anunciado oficialmente no site do artista e em suas redes sociais, o álbum compila parcerias e remixes dos últimos anos. 
 
O lançamento apresenta versões inéditas e raridades para os colecionadores, com gravações que nunca estiveram juntas em um só disco e mixagens finalizadas recentemente, como as novas versões para a faixa The Green Fairy, do álbum Against Nature (2015), e o remix exclusivo de Mother Fist. Disponível no perfil marcalmond.bandcamp.com pelo valor de £6 (6 libras esterlinas), o álbum amplia o catálogo de seu site no Bandcamp, lançado em 16 de janeiro. A página foi criada por Marc, segundo ele, "para lançamentos ocasionais, faixas isoladas, excentricidades musicais, demos raras vindas dos arquivos e gravações ao vivo que você pode comprar diretamente do site, bem como, no futuro, pôsteres com artes autografadas".
  

 Confira um trecho de "Mother Fist" presente no mini álbum Salambo

Marc Almond é cantor e compositor britânico, conhecido mundialmente como o vocalista da dupla synth-pop Soft Cell e por uma vasta carreira solo, que abrange mais de quatro décadas, com mais de 38 milhões de discos vendidos. Em 1979, ao formar o duo de música eletrônica com David Ball, a banda protagonizou o fenômeno synth-pop com álbuns seminais como Non Stop Erotic Cabaret. A clássica absoluta Tainted Love liderou as paradas em 17 países, redefiniu a sonoridade eletrônica dos anos 80 e alcançou recordes históricos de permanência na Billboard.

Artista prolífico e criativo, Almond consolidou uma discografia dedicada a múltiplos gêneros como art pop, cabaré, jazz, rock, música folclórica russa e chanson francês. Reconhecido pela crítica como um intérprete distinto e fenomenal, Marc colaborou com artistas de vários nichos diferentes como Nick Cave, Siouxsie Sioux, Jools Holland, Ian Anderson do Jethro Tull, Chris Braide e Kelli Ali do Sneaker Pimps. Atualmente, Marc mantém a produção ativa de suas criações, sempre lançando novidades para os fãs e apresentando-se com suas turnês pelo mundo todo, envolvido com seus lançamentos solo e novos projetos com o Soft Cell.

Confira um trecho de "Blue Spirit Blues" 

The Gaslight Troubadours é um coletivo musical britânico conhecido por sua sonoridade steampunk, que funde o dark swing a batidas eletrônicas e reconstruções de samples vintage. Formado em 2013 pelo Professor Singleton Purblind (Phil Meadley) e Lon Lippincott, o duo define sua estética como um "terror lúdico" e encontra inspiração em curiosidades da era vitoriana e em ruidosas gravações em cilindros de fonógrafo, os precursores dos discos de vinil.

Ao descrever a parceria em seu Bandcamp, Marc Almond detalhou a origem do projeto e agradeceu a Phil Meadley pela ajuda na organização do material:

"Obrigado por comprarem o mini álbum com os Gaslights. Quero agradecer a Phil Meadley, dos Gaslights, por me ajudar a reunir esta coleção de excentricidades assustadoramente deliciosas. E é isso que vocês encontrarão aqui no meu Bandcamp. Faixas estranhas e solitárias em busca de um lar. Muito obrigado a todos por me acompanharem na plataforma. Espero que aproveitem a música que eu posto."


 Confira um trecho de "The House Is Haunted" 

O mini álbum digital apresenta as seguintes faixas: Eros And Eye, The House Is Haunted, Blue Spirit Blues, Salambo, The Green Fairy (Gaslight Troubadours Remix) e Mother Fist (Gaslight Troubadours Remix)

A música The House Is Haunted (By the Echo of Your Last Goodbye) foi composta em 1934 por Billy Rose e Basil Adlam. É um clássico do jazz da era da Grande Depressão, gravado originalmente pela orquestra de Paul Whiteman. Marc gravou essa canção pela primeira vez em 1985 para o seu segundo álbum solo, Stories of Johnny. A faixa foi um single de sucesso na época, com o remix Ectoplasmix e um clipe dirigido por Peter Christopherson.

A versão presente no mini álbum Salambo é uma gravação eletrônica feita para o disco solo de Professor Purblind, intitulado The Spectropic Illusions of Professor Purblind, lançado em agosto de 2016. Naquele período, Marc participou de duas faixas do projeto: The House Is Haunted e Blue Spirit Blues. O álbum Salambo, lançado agora em março de 2026, é uma coleção que reúne essas parcerias e colaborações entre os artistas.

A música Mother Fist foi lançada originalmente em 1987 como o terceiro single do álbum Mother Fist and Her Five Daughters, gravado por Marc Almond e sua banda da época, The Willing Sinners. O título foi retirado do conto “Nocturnal Turnings or How Siamese Twins Have Sex”, presente no livro Música para Camaleões (Music for Chameleons), do autor americano Truman Capote, e o álbum é dedicado ao escritor. A letra é uma celebração da masturbação, já que a expressão 'Mother Fist and her five daughters' (Mãe Punho e suas cinco filhas) é uma gíria eufemista para a prática. Esta versão incluída no mini álbum Salambo é um remix de The Gaslight Troubadours, que traz uma sonoridade eletrônica para o clássico de 1987.

  
Vídeo original de The House Is Haunted (1986), dirigido por Peter Christopherson. 
Versão remasterizada em HD pelo canal Mellie Terry no YouTube
 
Em vídeo publicado no Instagram em 19 de março, Marc Almond reforçou o agradecimento aos fãs e deu detalhes sobre a exclusividade do lançamento:

"Olá a todos, eu só quero dizer um muito, muito obrigado a todos que foram ao meu Bandcamp e compraram o mini álbum com os Gaslight Troubadours, Salambo. Estou feliz que tenham gostado. Obrigado pela resposta. É uma compilação de faixas que fiz com eles ao longo dos últimos anos, algumas colaborações, alguns remixes e algumas coisas novas. Há um novo remix maravilhoso que eles acabaram de fazer de Motherfist, do disco original. Exclusivamente lá, então estará disponível por um tempo limitado, provavelmente até o fim do mês, na verdade. Então, se você ainda não investigou, por favor, faça isso, por favor, vá ao meu Bandcamp e investigue. Espero que gostem e aproveitem. E haverá um vinil em algum momento no futuro, mas isso ainda vai demorar um pouco, então é a última chance de garantir esta compilação única com os Gaslight Troubadours, Salambo. Obrigado, tchau tchau."

No site oficial de Marc Almond, foi confirmado que a edição física em vinil de Salambo poderá ser produzida futuramente, dependendo da recepção do público. Enquanto isso, para os seguidores no Bandcamp, em breve haverá o sorteio da arte original do álbum, autografada e emoldurada.
 
Sobre o Bandcamp
 
O Bandcamp é uma plataforma voltada para o mercado independente que permite aos artistas gerenciarem seus próprios lançamentos e venderem diretamente para o público arquivos de música digital (como MP3 e FLAC), discos físicos e itens oficiais. No caso de Salambo, é uma produção independente feita pelo próprio Marc Almond, o que garante que o apoio financeiro chegue direto ao artista sem intermediários. 
 

Salambo de Marc Almond & The Gaslight Troubadours
Mini álbum digital
Onde encontrar: marcalmond.bandcamp.com
Preço: £6 (Libras Esterlinas) Conversão aproximada: R$ 42,00 (sujeito à variação cambial e taxas de IOF)
Formas de pagamento: PayPal

>>>>> <<<<<

Pesquisa, tradução e texto original por: Daniele Carneiro · @magnoliacartonera
Escritora · Editora independente · Artesã de livros · Criadora do Blog Bibliotecas do Brasil

Imagens e vídeos: Acervo digital de Marc Almond @marcalmondofficial
Com informações e citações coletadas em: Bandcamp, Instagram, Facebook, no site oficial do artista e no site oficial do Soft Cell

Produção independente: Magnolia Cartonera | loja.bibliotecasdobrasil.com
Apoie a Magnolia Cartonera: cada livro ou zine adquirido em nossa loja online colabora diretamente para a produção de novos títulos e a continuidade da nossa editora independente.

Blog Bibliotecas do Brasil · 2026

Você pode gostar também

0 comments

Subscribe