Indie Book Day 2026 - Dia do Livro Independente - Uma mobilização para leitores partilharem livros de editoras independentes

20.1.26

 

 
No dia 14 de março de 2026 será realizada mais uma edição do Indiebookday, iniciativa internacional dedicada à valorização do livro independente, das editoras de pequeno porte e das livrarias locais.

Criado em 2013 por iniciativa da editora independente Mairisch Verlag, sediada em Hamburgo, Alemanha, o Indiebookday ganhou projeção internacional ao longo dos anos, ao reunir leitoras e leitores, editoras e livrarias de diferentes países. A proposta consiste em incentivar a compra de um livro publicado por uma editora independente e no registro público dessa escolha, através de posts nas mídias sociais.

O texto a seguir reúne as informações oficiais sobre o Indiebookday, seu histórico e as formas de participação na edição de 2026. 

Texto na íntegra do site Indiebookday
Dia 14 de março de 2026 é o Indiebookday!
O QUE É O INDIEBOOKDAY?

Você gosta de livros bonitos e feitos com esmero?

No Indiebookday – ou Dia do Livro Independente – você poderá compartilhar esse sentimento com todo mundo.

É muito simples:

No dia 14 de março de 2026 (um sábado), visite uma livraria local e compre um livro. Qualquer livro que você queira. Só o que importa é que ele tenha sido publicado por uma editora independente.

Então, faça um post com uma foto do livro, da capa ou sua com o livro (ou como você quiser) em uma rede social (Facebook, Twitter, Instagram, etc) ou no seu blog ou newsletter pessoal, usando a hashtag #indiebookday. Se gostar da iniciativa, convide outros a se juntarem.

POR QUÊ?

Há um monte de editoras independentes incríveis por aí, criando livros maravilhosos com toda sua paixão. Mas muitas delas são muito pouco conhecidas. O Indiebookday é uma maneira de ajudar a dar maior visibilidade a elas e mostrar a beleza das publicações independentes.

Matéria do The Bookseller sobre o Indiebookday:
http://www.thebookseller.com/news/indie-book-day-backed-bookshops-and-publishers

O primeiro Indiebookday aconteceu em 2013 por iniciativa de uma editora independente de Hamburgo, na Alemanha, chamada Mairisch, e recebeu muita atenção dentro dos países de língua alemã. Entre 2014 e 2025, leitores, editores e livrarias do Reino Unido, Holanda, Itália, Brasil e Portugal se juntaram. Vai ser ainda maior!
 
Indie Book Day No Brasil 
 
No Brasil, o Indiebookday tem sido marcado por ações presenciais e digitais que ampliam o contato do público com o livro independente. A data tem reunido atividades em livrarias, como lançamentos, encontros com autores, oficinas e intervenções artísticas e programações culturais que aproximam literatura e outras linguagens. 
 
O público participa ao registrar suas compras e compartilhar suas leituras nas redes sociais. Esse movimento dá visibilidade ao trabalho das editoras independentes e ajuda a levar livros e zines a novos leitores. É uma ação que valoriza a curadoria autoral e mantém viva a diversidade do mercado editorial.

No Indie Book Day apoie os livros independentes da Magnolia Cartonera

Se o seu desejo é apoiar uma editora independente brasileira no Indie Book Day e você está em busca de uma literatura que circula fora do mainstream editorial, de autoria própria, publicada em edições artesanais e também em livros em formato convencional, a editora Magnolia Cartonera apresenta um catálogo que pode ser interessante para você e conhecido nessa data tão especial para autoras, autores e artistas independentes. 

Nós temos um catálogo que reúne o nosso trabalho com a escrita, a pesquisa sobre assuntos que nos agradam e gostamos de levar ao conhecimento das pessoas e a produção manual/artesanal de cada exemplar.

São livros e zines produzidos de forma independente, e desde a escrita até a impressão e a encadernação manual, todas as etapas são realizadas pelos autores Dani Carneiro e Juliano Rocha.

O catálogo da Magnolia Cartonera é composto diversos gêneros: temos zines literários de ficção (contos) ilustrados, zines culturais temáticos e histórias em quadrinhos. Também temos livros de não-ficção dedicados ao mundo das bibliotecas livres, bibliotecas comunitárias, iniciativas de incentivo à leitura e bibliotecas que praticam a justiça social e já estão vivendo o futuro agora.

O trabalho transita por suportes físicos variados como livros cartoneros feitos com capas de papelão reutilizado e pintado à mão, zines encadernados através de costura, livros brochura e livros de capa dura impressos em risografia e encadernados manualmente. Cada formato é escolhido conforme a natureza do conteúdo apresentado.

 

Você pode gostar também

0 comments

Subscribe