Antologia de mulheres escritoras e poetas cartoneras é lançada no México

7.7.18

A Merojana Cartonera e a Cartonera La Cecília de Zacatecas City no México, estão realizando um trabalho importantíssimo de visibilidade para escritoras, artistas e poetas mulheres. São dois trabalhos que aconteceram simultaneamente: — uma convocatória de mulheres escritoras, autoras e poetas de contos curtos e poesia breve zacatecanas ou radicadas em Zacatecas para a publicação de um livro cartonero. E uma exposição que também está dando visibilidade às mulheres através de suas artes. Para Bianca Isadora Salinas, é a intenção também dessa iniciativa "mostrar o trabalho de mulheres que nunca tiveram a oportunidade de ter seus trabalhos publicados em nenhum meio. A cartonera também uma alternativa editorial".

De acordo com o release de divulgação:  "La Divina Entraña é uma exposição coletiva que faz uma pequena homenagem à vida, às mulheres, ao erotismo, à fecundidade, à magia, à mãe terra, ao umbigo que nos conecta com a vida, morte, terra, a matriz de nossa origem 'A terra é mulher', bem como os papéis que mulheres desempenham em diferentes culturas pelo mundo. A exposição terá obras de fotografia, gravura, pintura e escultura".

Mulheres escritoras e poetas participantes da antologia "La Divina Entraña" organizada pela Merojana Cartonera e pela Cartonera La Cecilia no Centro Histórico Zacatecas, México. Foto: Facebook Merojana Cartonera

Cartoneras prontas da Antologia La Divina Entraña

Bianca Isadora Salinas e Yessica Padilla são as organizadoras da 'Exposição La Divina Entranha' que já está em sua sexta edição, e tem como objetivo principal homenagear as mulheres. Segundo Bianca:
"a La Divina Entraña é uma exposição multidisciplinar, onde já participaram vários artistas plásticos e fotógrafos nas edições passadas. A cada edição vão se integrando novos valores, e a exposição agora se enriqueceu ainda mais, com a apresentação da cartonera de mesmo nome "La Divina Entraña', edição que foi feita com contos curtos e poesia breves somente de escritoras mulheres zacatecanas. 15 mulheres foram selecionadas para integrar a edição da cartonera".

Com a exposição e lançamento da cartonera, as organizadoras Bianca e Yessica Padilla pretendem conhecer as artistas selecionadas, trocar ideias, fazer uma dinâmica de convivência com as autoras, planejar trabalhos para o futuro e incentivar trabalhos que estão para nascer. Para Yessica:
"é disso que se trata a exposição, de estar em movimento, de vencer os medos de colocar suas obras em públicos, e a cartonera é a melhor forma de começar ou dar continuidade aos seus trabalhos".
As autoras selecionadas foram: Rasalina López, Alejandra R. Montelongo, Sandra de la Torre, Marlen Salas García, Nadia C. González, Ana Silvia Aguilera, Angélica Ramos, Guadalupe Reyes, Cristina Pérez Luján, Itzel Núñez, Pilar Alba, Mayra Melanie, Aracely Flores, Mayola Cruz e Ana Cristina Rodriguez Hermosillo.

Yessica Padilla, Ana Alonso e Bianca Isadora Salinas são as mulheres poderosas da Mejorana Cartonera e da Cartonera La Cecília. Elas estão transformando o cenário cartonero, fazendo com que a arte de mais mulheres recebam a devida visibilidade.

Acompanhe o trabalho da Mejorana Cartonera no Facebook
Matéria: Daniele (Magnolia Cartonera)
Informações: Mejorana Cartonera, 9 Vidas Coffee ArtSistema Zacatecano de Radio y Televisión
Fotos: Mejorana Cartonera