Proselitismo religioso e político-partidário em bibliotecas livres e projetos de incentivo à leitura - Newsletter Expresso #48

25.5.17

Na Newsletter Expresso #48 do blog Bibliotecas do Brasil conversamos com nossas leitoras e leitores sobre as dores de cabeça proporcionadas por candidatos políticos e figuras religiosas oportunistas com intenções de se candidatar, que exploram da forma mais baixa e parasitária possível projetos de incentivo à leitura, bibliotecas livres, bibliotecas comunitárias e demais iniciativas independentes que não tem nada a ver com partidarismo ou com organizações religiosas. São grupos que têm por único objetivo a conquista de votos ou de conversão à força às suas doutrinas, e que seguem explorando projetos de incentivo à leitura ou fazendo a apropriação de ideias populares e independentes para alcançar esses objetivos.

O artigo 'Bibliotecas Livres e Laicas' fala do nosso desagrado contra o proselitismo religioso e partidário em bibliotecas livres e comunitárias e projetos de incentivo à leitura, que vai aumentando nos anos anteriores às eleições. Faltando menos de um ano e meio para a eleição, eles já começam a agir, a disfarçar suas verdadeiras intenções atrás de iniciativas que envolvem livros e leitura.
Temos visto nos últimos anos aumentar a quantidade de pessoas com intenções de se candidatar que se aproveitam para explorar iniciativas independentes, assim como candidatos já eleitos que estão de olho nas próximas eleições, e candidatos que demonstram abertamente que seu compromisso é com a religião, e não com as atribuições de seus deveres e obrigações com o cargo que almejam, utilizando os projetos de incentivo à leitura, bibliotecas públicas abandonadas e projetos de partilha de livro como plataforma para tentar conquistar apoio. E eles fazem de tudo o que estiver ao alcance deles para se aproveitar de iniciativas idôneas. Nós mesmos já tivemos várias vezes que nos indispor com esses tipos oportunistas que tentaram explorar 5 de nossos projetos de incentivo à leitura e crescer em cima de nosso trabalho. Infelizmente eles não evaporam com as eleições e continuam aparecendo.
Desde aproximações oportunistas para se associar à sua iniciativa, até uso indevido das suas imagens, textos, artes ou do seu projeto como um todo, existe um mundo de pessoas que não dá a mínima para incentivo à leitura, livros ou bibliotecas, mas chegaram a conclusão que explorar esses meios para montar uma imagem de “candidatos amigos dos livros”  ou "candidato religioso amigo dos livros", poderá lhes trazer votos e credibilidade. Bibliotecas livres e projetos de partilha de livros em comunidades vulneráveis são as iniciativas mais visadas.

Esses indivíduos acham que as pessoas que trabalham com incentivo à leitura são imbecis o suficiente para não perceber suas intenções explícitas, em total desacordo com o objetivo das iniciativas que são criadas. Como são parasitas, continuam forçando uma associação da imagem deles com as iniciativas e com o trabalho de pessoas que não querem ter nenhuma ligação com eles (mesmo que você trabalhe em uma biblioteca pública), eles vão continuar a usar o seu esforço, e trabalho pelo incentivo à leitura para contabilizar confiabilidade para eles, contrariando a sua vontade e distorcendo os seus objetivos.
Esse texto vai te dar uma maior dimensão do que temos encontrado pelo caminho do incentivo à leitura, indivíduos (e indivíduas) que se aproveitam da boa vontade das pessoas, para praticar a exploração dos segmentos mais vulneráveis da sociedade, para arrebanhar votos, simpatizantes e fiéis seguidores, praticando a apropriação de ideias populares e as desvirtuando para promover suas campanhas eleitorais ou doutrinárias (ou ambas!).
Não precisamos nos irritar ou perder a cabeça com essas pessoas, mas precisamos estar preparada(o)s para lidar com essas situações, principalmente quando elas surgirem.

Newsletter Expresso #48 - Inscreva-se para receber gratuitamente

O que vimos, lemos, ouvimos e experimentamos por aí

• Vídeo emocionante: escolhemos para essa edição o vídeo de uma biblioteca dentro de uma favela e as mudanças que ela é capaz de proporcionar no dia a dia das pessoas
  • Leia Mulheres Negras: A escritora Jarid Arraes está lançando seu livro Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis. O lançamento será no próximo dia 01/06 em São Paulo. Leia mais informações na newsletter
  • Realidade virtual: como quebrar os limites que nos impomos
  • Bibliotecas Livres: Mais projetos de incentivo à leitura através de bibliotecas compartilhadas estão nos encantando em 2017
  • Recursos gratuitos do blog Bibliotecas do Brasil: Precisando de dicas de atividades educativas de incentivo à leitura nas férias e decoração para festas juninas? Nós temos alguns links interessantes para você
  • Destaques da Loja Bibliotecas do Brasil: o que temos de mais interessante para você nas nossas publicações independentes.
— Se quiser colocar mais personalidade, amor e alma e dedicar mais energia ao seu projeto de incentivo à leitura ou biblioteca, será incrível que você se inscreva na Newsletter Expresso. Preencha seus dados para começar a recebê-la.

Inscreva-se para receber a Newsletter Expresso, o informativo cultural do blog Bibliotecas do Brasil e da editora independente Magnolia Cartonera. Acesse a página da newsletter para ter mais informações sobre o conteúdo.

Newsletter Expresso de Daniele Carneiro e Juliano Rocha
Arte Bibliotecas Livres e Laicas: Juliano Rocha