Jarid Arraes lança livro para celebrar o legado das heroínas negras brasileiras

28.5.17

Nascida em Juazeiro do Norte, na região do Cariri no Ceará, Jarid Arraes é escritora, cordelista e autora dos livros “As Lendas de Dandara”. Atualmente ela vive na capital paulista, onde criou o Clube da Escrita Para Mulheres. Até o momento, tem mais de 60 títulos publicados em Literatura de Cordel, incluindo a coleção Heroínas Negras na História do Brasil e publicações em parceria com a Artigo 19 e o Think Olga.
Desde 2012, a autora Jarid Arraes tem se dedicado a desvendar a história das mulheres negras que fizeram a História do Brasil. E não bastava conhecer essas histórias, era preciso torná-las acessíveis e fazer com que suas vozes fossem ouvidas. Para isso, Jarid usou a linguagem poética tipicamente brasileira da literatura de cordel. E vendeu milhares de seus cordéis pelo Brasil, alertando para a importância da multiplicidade de vozes e oferecendo exemplos de diversidade para as mulheres atuais. Agora, Jarid está se preparando para lançar o livro 'Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis' onde ela reuniu 15 histórias dos seus cordéis, que ganharam uma nova versão da autora e a beleza das ilustrações de Gabriela Pires.

"Quero espalhar todo o legado que elas deixaram para nós. Todas essas histórias merecem reconhecimento, cada uma dessas heroínas tornou nosso presente possível. Que as Heroínas Negras Brasileiras sejam reconhecidas, que o cordel seja reconhecido como literatura de alta qualidade e que a literatura feita por mulheres negras, como eu, nunca mais seja um apêndice de editoras ou eventos que só lembram de nós quando questionamos o racismo e o machismo que praticam.

Lançamento do livro "Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis

No evento, que acontecerá na Livraria Blooks do Shopping Frei Caneca (São Paulo), haverá uma roda de conversa sobre as heroínas negras, sobre o apagamento das mulheres negras na história e as estratégias para torná-las (re)conhecidas, além de sorteio das ilustrações do livro em formato A3! E tem mais: quem comprar o livro no evento, vai ganhar presentinhos surpresa - um deles é um marcado em PVC com a ilustração da Carolina Maria de Jesus.

Heroínas Brasileiras que você vai conhecer no livro

• Antonieta de Barros
  • Aqualtune
  • Carolina Maria de Jesus