Bibliotecas comunitárias independentes

1.5.16


Olha só a novidade que partilho com você agora: desde o carnaval estou escrevendo um livro sobre bibliotecas comunitárias independentes (viva!), e nele abordo temas que eu gostaria de ler em um livro desse tipo. O tema é infinito e tem muitas possibilidades e estou escrevendo uma boa parte deles para quem deseja iniciar uma biblioteca comunitária do zero. Acredito que o livro vai interessar tanto as pessoas que já têm bibliotecas comunitárias quanto as que estão planejando montar uma. Vou responder as dúvidas das pessoas que me escrevem diariamente questionando desde como arranjar um lugar para montar uma biblioteca, a documentação necessária, e sugestões de móveis e livros que elas precisam ter dentro do espaço.

E vai ter muito mais que isso. 

Estou escrevendo textos sobre estrutura e organização de bibliotecas comunitárias, desde questões que para muitas pessoas não são segredo nenhum, até assuntos um pouco mais complexos e detalhados. Vai ter dicas para diversas situações voltadas para quem já está trabalhando na organização de bibliotecas comunitárias há um certo tempo, e também para as pessoas que estão começando agora.


A Jacqueline Carteri, que é colaboradora do blog Bibliotecas do Brasil, pedagoga, criadora da página Capitu Lê e do grupo Compartilhando Leituras que durante muitos anos trabalhou em bibliotecas públicas e até hoje trabalha com incentivo à leitura, comentou comigo sobre vários problemas enfrentados dentro das bibliotecas ao longo dos seus anos de trabalho. Ela me apresentou diversas questões, sugestões de temas a serem abordados e comentou sobre detalhes vividos diariamente em bibliotecas. Alguns deles estarão no livro com sugestões para resolução de problemas. 
Essas questões são muito interessantes para quem deseja montar uma biblioteca comunitária em casa ou em uma escola, em um comércio, em associações de bairro, em condomínios, em empresas e demais espaços que sejam apropriados para receber um local de leitura.

Livros cartoneros feitos pelos autores cartoneros Dani Carneiro e Juliano Rocha
O novo livro cartonero do blog Bibliotecas do Brasil e da Magnolia Cartonera tem como principal objetivo acender ideias dentro das mentes das pessoas que lerem suas páginas. Pretendo dar dicas sobre como lidar com várias questões estruturais, organizacionais e também de serviços prestados dentro das bibliotecas comunitárias. Sempre com o foco voltado para bibliotecas independentes, autônomas, sem ligação nenhuma com partidos políticos ou organizações religiosas, ou que sejam fonte de proselitismo, como já escrevi no texto Bibliotecas Livres e Laicas - Contra o proselitismo religioso e partidário em bibliotecas livres

O novo livro cartonero do blog Bibliotecas do Brasil e Magnolia Cartonera tem previsão de ser publicado no início do inverno de 2016


Enquanto isso, apesar de o trabalho de edição estar bastante adiantado, eu e o Juliano contamos muito com o seu suporte. Apoie esses dois produtores independentes de conteúdo, adquirindo nossas criações:



Apoie autoras e autores independentes

Todos os nossos textos criados para incrementar bibliotecas comunitárias, livres e repensar o papel das bibliotecas públicas, além da divulgação de centenas de iniciativas maravilhosas de incentivo à leitura pelo Brasil e pelo mundo, estão abertos e disponíveis de forma gratuita para quem precisar utilizá-los. Ao comprar nossos livros e adesivos, você está nos dando o suporte para que possamos investir em novas publicações.



Mantemos o blog Bibliotecas do Brasil desde 2012 por nossa conta e custo. Partilhamos gratuitamente centenas de matérias que funcionam como tutoriais para montagem de bibliotecas livres, comunitárias, dicas de arrecadação e doação de livros, além de divulgar muitos projetos que têm em nosso blog a porta de entrada para o conhecimento do público.
Recentemente mudamos o visual do blog para melhorar a leitura e a navegação e junto com essa mudança resolvemos retirar os banners de propaganda externa que nos fornecia uma renda pequena do Google para não poluirmos mais o nosso e o seu pensamento com propagandas que não podemos garantir a qualidade e por acreditarmos que a venda direta daquilo que produzimos é uma forma muito mais concreta de você nos apoiar.



Contamos com o seu apoio para garantirmos o lançamento desse livro. As nossas criações estão à venda no blog e através do email contato@bibliotecasdobrasil.com e podem ser compradas através de depósito em conta, boleto e cartões de crédito através do Mercado Pago. Converse com a gente. Considere comprar nossas criações para apoiar a impressão do nosso próximo livro. 
Se não puder comprar agora, indique nossos livros ou o nosso blog para pessoas que você conhece que se interessam por bibliotecas, cultura livre e diversos temas interessantes.
Contamos com seu apoio para a publicação do nosso próximo livro sobre bibliotecas comunitárias. 

Texto: Dani Carneiro 
Fotos: Dani Carneiro e Juliano Rocha - Creative Commons


Post atualizado em 28/Julho/2016.


Lançamento do Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias de Dani Carneiro


Já está em pré-venda o livro cartonero "Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias" da autora independente e editora do blog Bibliotecas do Brasil, Daniele Carneiro. A pré-venda acontece entre os dias 25 de Julho e 5 de Agosto, e todas as pessoas que comprarem o livro, receberão de presente um marcador de página artesanal exclusivo confeccionado pela própria autora.

O livro pretende motivar, fornecer informações e recursos para quem quer montar uma biblioteca comunitária independente. As dicas do livro são bem abrangentes e podem ser utilizadas por outras bibliotecas e também no ambiente escolar.

O 'Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias' tem 6 capítulos com 100 páginas + 2 posters internos com conteúdos inéditos, que funcionam como ferramentas para que as pessoas possam começar as suas bibliotecas comunitárias autogeridas e independentes. O conteúdo do livro também é dedicado às pessoas que já começaram uma biblioteca, e aquelas que querem retomar ou dar continuidade aos seus projetos e atividades de incentivo à leitura. Clique para conhecer o conteúdo em detalhes.

VocÊ pode gostar também

0 comments

Subscribe