Projeto 'Piracaia na Leitura' inaugura 7ª minibiblioteca livre

14.3.16

O projeto Piracaia na Leitura promoveu a inauguração da minibiblioteca no ponto de ônibus do bairro do Pião, hoje, 14/03/2016. O bairro fica numa área rural de Piracaia distante 22 km do Centro. O projeto é uma iniciativa de Amanda Leal de Oliveira e de seu esposo Marco Maida, atua desde 2014 e já fez a implantação de 7 minibibliotecas nos pontos de ônibus na cidade.

Essa minibiblioteca foi gentilmente pintada por Paulo Souza, o 'Paulo Banana' que é um artista piracaiense. A inauguração contou com a presença das alunas e alunos, professoras e professores da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Rural Eurides Badari, e pessoas da comunidade que serão diretamente beneficiadas com a presença da minibiblioteca. Segundo Amanda, 'o ponto de ônibus onde foi montada a minibiblioteca fica bem próximo da escola, numa praça linda, rodeada de casas'.

As professoras e professores da escola abraçaram a biblioteca e vão ajudar a cuidar, e as alunas e alunos do 5º ano vão ser responsáveis pelo acervo, coleta e sugestões de títulos de livros e demais cuidados com a minibiblioteca de forma colaborativa.
  • Confira o álbum de fotos da inauguração e acompanhe o projeto através do Facebook.

Gostou? Quer aprender como montar a sua própria minibiblioteca livre? Conheça o livro 'Ideias para Bibliotecas Livres' do blog Bibliotecas do Brasil

Se você precisa de ideias instigantes para o seu projeto de incentivo à leitura, o livro 'Ideias para Bibliotecas Livres' é o livro ideal para você. Ele irá te ajudar a compreender e realizar cada uma das etapas de montagem de uma biblioteca livre, e planejar ações de incentivo à leitura e partilha de livros com dicas especiais. O livro funciona como um manual prático, e foi baseado em nossas experiências na montagem de bibliotecas livres e bibliotecas comunitárias. Nós vamos partilhar com você como transformar sua vontade de montar uma biblioteca livre em realidade, com dicas, sugestões e ferramentas bastante simples que abrangem desde a escolha de um local, dos livros para disponibilizar nas biblioteca, como fazer campanhas de arrecadação e como envolver as pessoas no seu projeto.

A partilha de livros através de bibliotecas livres, de ações, iniciativas e projetos de incentivo à leitura têm se popularizado no mundo todo, e no Brasil não é diferente. As bibliotecas livres têm ganhado força em todo o território nacional, através das mãos e das iniciativas de pessoas que têm o prazer de partilhar livros, democratizar a cultura, e torná-los acessíveis a quem de outra forma, não teria como entrar em contato com eles. Com a ajuda de materiais recicláveis e reutilizáveis, e o engajamento das comunidades leitoras, manter uma biblioteca livre comunitária é um projeto bastante apaixonante, divertido e de estímulo à leitura e à circulação de livros. E no livro 'Ideias para Bibliotecas Livres' você encontrará exemplos de histórias, dicas, sugestões, ideias e ferramentas para tirar o seu projeto de biblioteca livre do papel, e começá-lo agora mesmo.

Matéria: Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil
Fotos Piracaia na Leitura: Felipe Stein