Livros Livres no Boqueirão, Curitiba/PR

22.11.13

A ação voluntária de incentivo à leitura promovida pelo blog Bibliotecas do Brasil vai deixar livros livres em locais públicos do bairro Boqueirão em Curitiba, PR, durante o mês de dezembro de 2013. A ação tem como objetivo a partilha de livros, além de criar uma oportunidade para melhorar o dia-a-dia das pessoas que moram e trabalham no bairro, trazer uma atividade cultural diferente para a região e quem sabe influenciar uma mudança.

Foto: Daniele Carneiro

É triste ler as notícias sobre o bairro, esporádicas e em grande parte sobre problemas de infraestrutura, segurança e criminalidade. Nada relacionado à cultura, às atividades artísticas e à leitura. É importante que os moradores e trabalhadores que frequentam o Boqueirão tenham uma nova percepção cultural, que se aproximem dos livros sem a necessidade de locomover-se grandes distâncias até outros bairros para emprestá-los, para frequentar exposições, ir ao cinema, ao teatro e outras manifestações artísticas. A cultura precisa ser trazida ao bairro e não ser apenas vivenciada fora dele. Mas para isso é preciso uma nova mentalidade.

Além de despertar o interesse das pessoas por ações culturais, artísticas e de incentivo à leitura, queremos levá-las a se questionar sobre os motivos da falta de realizações desse tipo nos bairros onde elas moram. Há duas bibliotecas públicas entre os terminais de ônibus do Boqueirão e do Carmo que poderiam ser atuantes, fazer um papel mais abrangente, agregar os moradores e proporcionar atividades interessantes que trouxessem gente para dentro dessas bibliotecas. Há muitas pessoas que querem ler no Boqueirão mas as oportunidades de aproximação entre os livros e as pessoas são escassas.
O bairro é um dos maiores de Curitiba e um dos mais populosos, mas tem grandes contrastes, sendo que em algumas áreas há praças e espaços de lazer onde as pessoas podem fazer atividades, e em outras regiões há uma escassez de espaços físicos, onde atividades culturais possam ser realizadas para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos sem a necessidade de pegar ônibus ou locomover-se por grandes distâncias.

Foto: Juliano Rocha

Alguns dos livros que serão soltos em locais públicos do bairro

Como o Boqueirão é um bairro com uma grande extensão, alguns pontos específicos serão escolhidos para a ação de incentivo à leitura como pontos de ônibus, locais de grande circulação de pessoas e algumas praças. Todos os livros terão o carimbo da iniciativa “Leia, Empreste ou Devolva” do site Bibliotecas do Brasil, e quem encontrá-los poderá levá-los para casa, ler e, se quiser, fazê-los circular novamente no Boqueirão ou qualquer outro bairro ou cidade. O importante é que os livros circulem nas mãos de novos leitores.Os moradores e trabalhadores do bairro também poderão participar da ação de incentivo à leitura e a participação é simples, para isso basta seguir essas orientações:

1. Escolha livros que tenha em casa e que estejam esquecidos nas suas estantes, prateleiras e gavetas, aqueles que não serão mais lidos;
  2. Escolha um local público de sua preferência ou onde você acha que seria legal uma pessoa encontrá-lo;
  3. Deixe o livro ali;
  4. Em dia de chuva escolha locais protegidos como mesas e cadeiras de restaurantes, lanchonetes, sorveterias, cafés, áreas de convivência em condomínios ou empresas e pontos de ônibus;
  5. Sugestões de lugares públicos para deixar seus livros: padarias, sorveterias, barzinhos, nos bancos das pracinhas e restaurantes, carrinhos de mercado ou onde você achar melhor. Dessa forma outra pessoa poderá encontrar o livro para ler, emprestar e passar adiante.
Conheça o Boqueirão no mapa.

Ver mapa maior

Livros Livres no Boqueirão
Ação voluntária de incentivo à leitura do site Bibliotecas do Brasil
Curta no Facebook: https://www.facebook.com/bibliotecasBR
Daniele Carneiro e Juliano Rocha - http://www.bibliotecasdobrasil.com/
Artes: Juliano Rocha
Mapa: Google Maps

1. Cidadania é isso ai!!!!
    Parabéns a todos vocês, o pobre o carente é excluído para não aprender a gritar seus direitos.
    Quem tem acesso a livros desenvolve o senso crítico e descobre que é cidadão, que paga impostos até mais que muitos ricos. Sucesso, meu abraço de agradecimento como brasileira que ama seu país.