Biblioteca e reciclagem

29.4.13

Algumas ideias visuais para bibliotecas livres comunitárias ou para aqueles que querem fazer uma atividade que envolva reciclagem em suas bibliotecas. Você tem listas telefônicas pré-históricas em casa? Que tal fazer marcadores de página com os mapas da lista telefônica, papelão e criatividade? Aproveite essas dicas para fazer atividades diferentes. Conheça também a Magnolia Zine, a publicação cultural de incentivo à leitura do blog Bibliotecas do Brasil, com dicas de atividades para você realizar no seu espaço de leitura e também muitas ideias inspiradoras para enfeitar a sua biblioteca.

Foto: Flickr

Caixas de madeira como estante ou prateleiras para livros

Foto: Flickr

A torre dos livros livres! Divino seria dar de cara com uma dessa na rua ou em um parque.

Foto: Flickr

Marcador de página de feltro, uma delicadeza que pode servir como presente.

Os personagens amados da infância feitos com caixas de papelão. Já pensou ter o E.T. e o Wall.e assim na sua biblioteca comunitária?

Foto: Flickr

Etiquetas (tags) feitas com papelão reutilizado, para marcar na memória a visita à sua biblioteca.

Para se aprofundar - Leia o livro 'Ideias para Bibliotecas Livres'

Com abrangentes informações sobre reciclagem de livros e revistas, no livro 'Ideias para Bibliotecas Livres' falamos sobre a parceria que bibliotecas livres e comunitárias podem fazer com cooperativas de reciclagem e sobre a correta destinação de materiais que já não servem mais para a leitura. Refletimos sobre a importância da profissão das catadoras e catadores de material reciclável e agentes ambientais, e como parcerias com cooperativas e catadores do bairro podem ajudar a desenvolver espaços de leitura e fortalecer a sustentabilidade. 'Ideias para bibliotecas livres' funciona como um manual prático que permite a quem o ler transformar a vontade de criar uma biblioteca livre ou ação de incentivo à leitura em realidade. O livro tem 11 capítulos, com 88 páginas + 2 posters internos com vários conteúdos inéditos que funcionam como ferramentas para que as pessoas possam começar as suas bibliotecas livres hoje mesmo. Você pode comprá-lo diretamente em nossa loja online.

Conheça os livros da Magnolia Cartonera em nossa loja online

Daniele Carneiro
Instagram: bibliotecasbr
Inscreva-se em nossa newsletter gratuita