Ideias transformadoras

13.9.12

Existe uma linha tênue entre a infância e a adolescência que precisa ser ocupada com atividades culturais, esportivas e de lazer, para que os jovens não se percam em meio ao tempo ocioso pelas ruas de nossas cidades, bairros e comunidades, sem instrução, acompanhamento e orientação, e partam para a marginalidade e atividades prejudiciais.

Graffiti do artista Banksy

Uma boa ideia que pode ser aplicada por bibliotecas comunitárias que estão iniciando suas atividades, e para aquelas que já oferecem atividades contra-turno e tardes recreativas, e tem um trabalho mais próximo com a comunidade de leitores, é substituir a pichação (que muitos adolescentes infelizmente acabam por praticar) pelo graffiti.

"O Graffiti é uma forma de arte que é realizada nas ruas geralmente com tintas spray, tintas industriais não artísticas e colagens, sua origem está nos grandes centros urbanos onde surgiu como uma forma elaborada e artística da pichação. Possui forte relação com o rap e hip-hop e com o break dance contento em sua maioria mensagens políticas com o uso de figuras e mitologia presentes na cultura pop." (Juliano Rocha)

Arte d'Os Gêmeos

Uma lata de tinta de tinta spray custa em torno de R$10,00.
Leia a matéria: Jovens artistas transformam o que não é agradável aos olhos em arte.