É legal doar livros!

2.9.12

Além de ser muito legal, doar livros é uma atitude solidária.

Essa é a coleção de livros doados pela Kátia Klassen, professora de língua portuguesa, literatura brasileira e redação jornalística, diretamente de seu acervo pessoal, trazidos de São Paulo para Curitiba. Parte da coleção foi doada para a biblioteca comunitária que a Professora Nadzieja está montando no bairro Uberaba. Um grande exemplo de solidariedade que pode ser praticado por muitas pessoas.
É bacana perceber que as pessoas estão se conscientizando da importância de doar livros, e destiná-los à locais que elas sabem que eles serão bem aproveitados. No início de nosso trabalho com a Biblioteca Comunitária do Sítio Vanessa, há um ano e três meses, encontramos algumas resistências. O livro no Brasil é caro, isso é um fato, e quem compra tem apego, seja por amar aquele livro, aquela história, aquele autor, e também pelo preço que pagou naquele exemplar. Mas ao longo desse ano, encontramos pessoas dispostas a deixar seus livros livres para novos leitores.
O importante para quem está iniciando uma biblioteca comunitária, ou que já tem uma em funcionamento é mostrar retorno àqueles que doaram livros. Publicar nos blogs e redes sociais as iniciativas com fotos e textos descritivos e mostrar as ações educativas, as tardes recreativas, os momentos de leitura, para aqueles que doaram livros possam ver que eles estão sendo muito bem aproveitados, e o mais importante, perpetuados.
Para aqueles que estão começando a se desapegar de alguns exemplares, e que estão abrindo a mente para uma possível doação, nosso conselho é que procurem locais idôneos, conheçam as bibliotecas do bairro e da comunidade, dediquem-se à uma pesquisa um pouquinho mais aprofundada, seja na Internet, ou pelo telefone, ou até mesmo na conversa diária com amigos, colegas, vizinhos e parentes, para descobrir qual é o melhor local, e o mais apropriado para doar seus livros, e ter a certeza de que eles serão bem aproveitados e utilizados tão bem quanto o antigo dono.

Eu não deixo meus livros presos na estante.
Se você também doa seus livros, use este adesivo com orgulho!

Foto: Daniele Carneiro
Arte: Juliano Rocha