Leia Mulheres Negras - Escritora Ingrid Alves lança o livro Com ela

1.5.18


Olha só que notícia bacana temos para partilhar: No dia 12 de maio de 2018 às 16h, será o lançamento do livro "Com Ela" da autora Ingrid Alves. O evento será realizado na Feira Faisca - Feira Agroecológica de Inclusão Social, Cultura e Artes de Umuarama | PR. A Ingrid já esteve presente aqui no blog Bibliotecas do Brasil, quando tivemos a oportunidade de conhecê-la pessoalmente em julho de 2017, durante o Encontro Estadual Heroínas Negras Brasileiras, evento organizado pelo APP Sindicato - Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná, no lançamento do livro da Jarid Arraes em Curitiba. A Jarid é cordelista, autora, poeta e ativista que sempre está levantando importantes questões sobre o mercado editorial por inviabilizar a publicação das mulheres negras, e denunciando o racismo presente no mercado editorial, nas livrarias, nas feiras literárias e em alguns clubes de leitura. Por causa do lançamento da Jarid, nós acabamos nos encontrando no evento, conhecemos a Ingrid e ouvimos seu relato sobre a luta em busca da publicação do seu livro. É importante destacar que o Encontro Heroínas Negras Brasileiras foi uma retomada de fôlego para muitas pessoas naquela época e nós lembramos com muito carinho desse momento.

Leia mulheres negras: Jarid Arraes e Ingrid Alves buscaram a publicação independente para concretizar o sonho de ver seus livros publicados

Durante o Encontro Estadual Heroínas Negras Brasileiras que durou 2 dias e teve momentos de muita emoção, umas das professoras participantes falou sobre os projetos literários e livros escritos e não publicados de muitas mulheres negras, que acabam engavetados e nunca conseguem chegar a ver a luz do dia. Ingrid estava lá, entre as mulheres cheias de ideias, projetos, ações e histórias para contar. E agora ela conseguiu trilhar um caminho para a publicação do seu livro.
Ingrid é professora de História, e na época em que a conhecemos, ela já estava lutando há vários anos para tornar realidade o seu sonho de publicar o livro contando a história de sua filha Sthefany Vitória. Naquele momento ela contou ao blog Bibliotecas do Brasil sobre suas dificuldades como mulher negra em conseguir uma editora para publicar seus livros. 


"Fui mãe adolescente de família evangélica conservadora, e tive uma menina especial. Minha filha Sthefany Vitória. Ela tinha agenesia do corpo caloso, uma má formação congênita em que a divisão do cérebro é menor que o normal. Afetou a parte motora. Ela viveu até quase 5 anos. Fui mãe adolescente, engravidei com 17. Meu ex não assumiu. Tive um relacionamento abusivo. Eu resolvi escrever porque muitas mães passam por isso e não têm livro contado por quem passou por essas experiências. Também escrevi para as pessoas saberem como são os tratamentos, as medicações e a vivência. Meu livro chama-se "Com Ela" e tem quase 100 páginas. Também estou escrevendo "O Preconceito e Eu" que é meu atual projeto. Eu mandei o original para muitas editoras, e algumas até me responderam, mas falando mais sobre o que elas cobram para você publicar. Uma delas por exemplo me disse que a autora precisa comprar 250 exemplares por 30 reais cada, então por isso fica caro".

Escritora em busca do seu caminho para a publicação, Ingrid Alves tem 32 anos, é professora de História do ensino fundamental e médio, especialista em Africanidades e Cultura Afrobrasileira. É também  fundadora e coordenadora do Coletivo Zumbi e Dandara de Umuarama, e mantém um canal no Youtube chamado Preconceito e EU. Ingrid fez um relato que deixou muita gente emocionada durante o lançamento do livro da escritora Jarid Arraes, no Encontro Estadual Heroínas Negras Brasileiras em Curitiba, sobre as dificuldades que as mulheres negras têm em encontrar uma editora que aceite publicar seus livros e os preços abusivos que elas cobram para publicá-los.

A realização de um sonho: Lançamento do livro "Com Ela"


Assim como tantas jovens já passaram, estão passando ou ainda passarão por situações semelhantes, Ingrid ainda muito jovem, enfrentou circunstâncias desafiadoras como a gravidez não planejada durante a adolescência. O livro é um relato sobre como Ingrid se tornou mãe de Sthefany, e os desafios que a agenesia do corpo caloso trouxe para a vida das duas. A partir do nascimento de Sthefany, a vida de Ingrid mudou completamente, e ela passou a tomar suas próprias decisões em cada circunstância que se apresentava, sempre levando em conta o bem-estar de sua filha como seu principal objetivo e força motora. Ao longo do livro, Ingrid conta como se dedicou em tempo integral aos cuidados de sua filhinha que nasceu com severas complicações de saúde.
"Escrever sobre uma filha que já se foi não é nada fácil. Foram 5 anos tentando e lutando com a dor e alegria de reviver cada comento. O livro "Com Ela" vem para quebrar preconceitos e mostrar a força do amor entre mãe e filha. Quando penso em tudo, eu desejo que o tempo volte e apague toda a tristeza, mas se isso acontecer apagaria também as alegrias. Revivo as memórias do jeito que elas chegam, aceitando todas, isso acontece muito mais do que imaginamos. Minha vida mudou para sempre, revivo cada detalhe e sinto tudo misturado, alegria e tristeza. Esta é minha história e vou compartilha-la com vocês e ela fará você refletir e olhar o mundo de uma forma diferente".

Assista o vídeo  


Como comprar o livro "Com Ela" de Ingrid Alves

O livro já está disponível para venda no Clube de Autores, em versão impressa (por R$59,28) e também na versão em ebook (por R$16,14). Nesse link: Livro Com Ela.

Lançamento do livro "Com Ela" da autora Ingrid Alves
Data: 12/05/2018 às 16h
Local: Feira Faisca - Feira Agroecológica de Inclusão Social, Cultura e Artes de Umuarama
Endereço: Av. Angelo Moreira, nº 5030, Umuarama | PR.

Email para contato: livrocomela@gmail.com


Texto: Daniele Carneiro
Fotos: Ingrid Alves
Email: contato@bibliotecasdobrasil.com

VocÊ pode gostar também

0 comentários

Subscribe