Livros da Magnolia Cartonera vão entrar para o acervo da British Library

6.3.18


Temos uma notícia incrível para quem acompanha o nosso trabalho e gosta dos livros e zines que publicamos: nossos livros estão indo para o acervo da British Library! Quatro títulos editados pela Magnolia Cartonera, editora artesanal de Curitiba foram comprados pela British Library, a biblioteca nacional do Reino Unido e a segunda maior biblioteca do mundo por número de itens catalogados. Através do trabalho de uma editora brasileira - que está em contato direto com a British Library - trabalhando para atender o interesse de aquisição de livros cartoneros brasileiros de bibliotecas públicas e bibliotecas universitárias internacionais, agora os nossos livros "Ideias para Bibliotecas Livres - Um Manual Prático de Autogestão Independente", "Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias", "Cartonera Bibliotecas do Brasil" e "Bibliotecas Mudam o Mundo", serão inseridos no acervo de livros latino-americanos da Biblioteca Britânica.

Livros da Magnolia Cartonera: de Curitiba para o acervo da British Library
A British Library abriga uma coleção de materiais impressos da América Latina e do Caribe, de pequenas editoras, autoras e autores contemporâneos independentes, que colocam seus materiais para circular através de meios alternativos de publicação. Esse acervo montado pela British Library é uma oportunidade para estudar essas abrangentes publicações, como um registro de vários aspectos da História dos países latino-americanos. É do interesse da British Library manter amostras originais dos livros cartoneros, escritos, ilustrados, publicados e confeccionados por autoras e autores independentes desta área de publicação, e mantê-los para as mais variadas pesquisas e leituras que os livros cartoneros podem despertar e proporcionar.



É objetivo da British Library preservar livros significativos, que possam ter uma natureza efêmera, ou que sejam livros raros - quando autoras e autores não têm certeza até quando poderão sustentar as produções, ou produzem em edições pequenas e limitadas - assim como nós fazemos. 
A British Library também quer preservar a memória de livros com uma produção inovadora - nossos livros são feitos com capas de papelão reutilizado, pintados e costurados à mão, vendidos por nós mesmos direto para as leitoras e leitores através de nossa livraria online, sem intermediários, driblando a lógica do mercado editorial convencional. 

"Apesar (ou talvez por causa de) sua natureza efêmera, não demorou muito para que as bibliotecas se interessassem pela coleta de cartoneras. A Biblioteca Britânica possui uma variada coleção de cartoneras da Argentina, Uruguai, Peru e México, e a Universidade de Wisconsin-Madison fornece um banco de dados que lista as editoras cartoneras, bem como um guia sobre o fenômeno." - Laurence Byrne Curador de Coleções da América Latina e do Caribe da British Library

Laurence Byrne, Curador de Coleções da América Latina e do Caribe da British Library define as cartoneras um "fenômeno literário feito à mão." 


Agora os nossos livros cartoneros serão incluídos ao acervo de uma das maiores e mais importantes bibliotecas do mundo, e esse reconhecimento e interesse pelo nosso trabalho é muito além do que poderíamos imaginar que ele fosse nos proporcionar, quando começamos a confeccioná-los há 4 anos. Nós temos trabalhado todos os dias, incansavelmente, com muito foco desde 2014 para afirmar nossos livros, ocupar nosso espaço, e fazer eles chegarem ao maior número de leitoras e leitores possíveis. Saber que nossos livros estarão na British Library é um dos momentos mais incríveis da nossa carreira como autores independentes, como incentivadores da leitura e também em nossas vidas. 




Biblioteca Britânica apoia artistas, autoras, autores e editoras latino-americanos independentes

A coleção da Biblioteca Britânica inclui livros, revistas, manuscritos, mapas, selos, música, patentes, fotografias, jornais e sons. A maior parte da coleção da British Library está livremente disponível on-line, no entanto, algumas delas só podem ser acessadas em suas salas de leitura. 
A compra dos nossos livros pela British Library é uma importante forma de estimular o interesse pela leitura, por pesquisas e iniciar conversas em torno dos livros cartoneros, independentes, feitos por pessoas que estão construindo há anos com muita dedicação sua história literária. 
Em nosso caso, como estamos fora inclusive do circuito convencional de autores independentes brasileiros, e precisamos de todo o apoio para divulgar e continuar nosso trabalho, essa aquisição de livros pela British Library para compor seu acervo de autoras e autores latino-americanos, gera uma maior compreensão das obras que estamos colocando no mundo para circular, além de ser uma grande motivação para continuarmos seguindo em frente com nossas criações. O lema da British Library é "para pesquisa, para inspiração e prazer", e é isso que a gente mais deseja para as pessoas que tiverem a oportunidade de ler os nossos livros, seja no Brasil ou no Reino Unido.


Conteúdos dos livros da Magnolia Cartonera antes das capas serem costuradas
Conheça os livros da Magnolia Cartonera que vão entrar para o acervo da British Library, e que estão disponíveis em nossa livraria online:

Fotos: Daniele Carneiro e Juliano Rocha
Arte: Juliano Rocha

VocÊ pode gostar também

1 comments

Subscribe