Festa de Halloween 2017 da Ong Interferência Capão Redondo, São Paulo

1.11.17




Esses são alguns dos destaques da "Festa de Ralouim 2017" da Ong Interferência do Capão Redondo em São Paulo. O Halloween é uma ótima celebração para proporcionar para crianças e adolescentes a oportunidade de vestir as fantasias de seus personagens favoritos, despertar a criatividade, cultivar a imaginação e brincar com o assustador sem medo. As celebrações em comunidade, onde as crianças e adolescentes podem participar da montagem, da decoração e depois da organização de tudo quando a festa acaba, ajudam a construir memórias incríveis para guardar para sempre, dessas épocas tão maravilhosas da vida, que precisam de encantamento e apoio - e nas periferias, a realidade dessas fases da vida podem ser muito difíceis e sofridas. Pelas gargalhadas e pela diversão que extravasa das fotos, a gente vê que foi uma festa muito legal. Todas as fotos desse post são de Muller Silva.



A Ong Interferência fundada pelo escritor Ferréz é uma instituição que quer mudar a realidade. No Jardim Comercial, bairro pertencente ao Capão Redondo, extremo sul da zona sul de São Paulo, residem 320.000 pessoas. Não havia biblioteca ou um espaço que tivesse atividades culturais, recreativas e educativas que estivessem acessíveis o dia inteiro, inclusive para atividades contraturno. Agora existe a Interferência para apoiar crianças e adolescentes. 
No "Ralouim 2017"as crianças participaram da montagem da decoração de Halloween pela casa, uma pista de dança foi montada para todo mundo brincar, desfilar suas fantasias e maquiagens e se divertir muito. Assista um vídeo da decoração sendo preparada.


Projeto "Me Alimento Logo Existo" da Ong Interferência

A Ong Interferência está lançando o projeto "Me Alimento Logo Existo" que vai participar da campanha nacional do "Dia de Doar" no dia 28 de novembro de 2017. A Interferência precisa alimentar de segunda a sexta 80 crianças e jovens que frequentam o espaço das 8h até as 17h. A ong já oferece almoço através de um apoio mensal que consegue com muito esforço. Mas a maior parte do orçamento da ong está baseada na mistura para acompanhar o arroz e o feijão para complementar o cardápio. Com o projeto "Me Alimento Logo Existo", a Interferência quer garantir uma alimentação saudável e variada para as crianças e adolescentes atendidas durante a semana. O final do ano está chegando e se você tem vontade de ajudar crianças a se desenvolver, considere ajudar a Interferência com doações de alimentos. 

A festinha de Ralouim teve uma parada para quem precisava reabastecer as forças e continuar a festa

A Interferência está procurando parcerias para ajudar na compra de alimentos, e também com doações de alimentos. As doações financeiras podem ser no valor de R$16 mensais ou R$192 anual. Quem quiser ajudar com doações de alimentos, também pode fazer. Acesse o site para conhecer o projeto "Me Alimento Logo Existo" para participar e entrar em contato com a Interferência.

Comunidade unida pelo incentivo à leitura e pelo desenvolvimento de crianças e adolescentes do Capão Redondo - Ralouim 2017

As vielas e becos que contornam todo o bairro são cheias de crianças de todas as idades, que vivem em portas de bares aprendendo a jogar, a beber, e outras coisas que não deveriam estar aprendendo, se é que isso pode ser chamado de aprendizado. O local onde está a Ong Interferência é extremamente raro, pois é um dos únicos que não tem ponto de tráfico, uma condição que os moradores sempre mantiveram como princípio, mas infelizmente é povoado de usuários, fato que não é diferente de outras periferias. 



Vendo tantas crianças na porta dos bares na quebrada onde viveu, o escritor Ferréz sempre teve vontade de mudar o jogo. A casa começou a ser usada todos os sábados para aulas de leitura com Ferréz em volta de um grande tapete. A fama do espaço começou a se alastrar e logo Ferréz teve que contratar uma professora em tempo integral. O espaço começou a abrir de segunda a sábado das 9h às 4h da tarde. Já são 6 anos neste lindo dia a dia com a cultura. Alguns amigos do escritor também chegaram para ajudar e hoje o espaço tem 4 salas. Na Ong Interferência, cada criança entra, estuda, pinta, sorri e depois ela mesma limpa para a próxima crianças poder realizar as mesmas atividades.


Ferréz conta: "Quando alguém vem me agradecer por estar fazendo isso, eu sinceramente não entendo, pois sou eu que estou recebendo abraços e sorrisos todos os dias, e isso é o maior pagamento do mundo. Estou fazendo exatamente o que o bairro não me propiciou, pois imagino o ser humano melhor que eu podia ter sido se tivesse tantos livros e amigos a disposição. Somos um grão de areia num mar de coisas ruins, mas esse grão se multiplicou e está virando um lindo castelo, e graças a cada colaborador não é de areia."

Pintura facial para que todo mundo ficasse bem horripilante, no clima do "Ralouim"


Decorações temáticas estilosas, no espírito do Halloween. Confira o álbum completo de fotos do Ralouim 2017 Interferência no Facebook 


Olha só essas fantasias muito legais! Se Georgie está por aqui, é bem possível dar de cara com o Pennywise! Que medo!!!


Olha só esses movimentos!

Quando o Halloween vira bailinho de Carnaval🎃🎭🎉

Se no Halloween já foi assim, imagina no carnaval! Que incrível o trabalho da Interferência em proporcionar nesse Halloween uma excelente oportunidade para crianças e adolescentes, um momento de celebração, diversão e confraternização. Que festa bonita!


Ong Interferência | Capão Rendondo, São Paulo
Telefone: (011) 5873-3578  | Email: contato@onginterferência.org
Rua José de Brito, 91 - Jardim Lilah
*

Confira também: Dicas para celebrar o Halloween nas Bibliotecas


O Halloween é um momento onde a fantasia, as histórias de mistério, de suspense e de terror podem ser usadas de maneira lúdica para encantar e conquistar a comunidade leitora, além de ser um excelente motivo para deixar a biblioteca mais colorida, divertida, acolhedora, interessante aos olhos de quem chega, e tão envolvente que as pessoas não podem resistir, precisam dar uma passadinha na biblioteca para tirar muitas fotos, ver as novidades e e alegrar seu dia. Leia nosso especial com decoração, programação especial e atividades para celebrar o Halloween nas Bibliotecas.


Texto de Daniele - Bibliotecas do Brasil
Informações do site Ong Interferência
Fotos: Muller Silva
Arte Halloween nas Bibliotecas: Juliano Rocha
Email: contato@bibliotecasdobrasil.com

VocÊ pode gostar também

0 comments

Subscribe