Biblioteca promove sessões de Stranger Things para comunidade leitora

30.11.17

Alunas assistem a série Strangers Things na biblioteca


A Biblioteca da Unochapecó (Universidade Comunitária Regional de Chapecó) em Santa Catarina, está com uma iniciativa muito legal, que começou com a intenção de celebrar o Halloween na Biblioteca no dia 31 de outubro, e se o projeto tiver repercussão entre alunas e alunos, ele terá continuidade. O espaço de leitura passou a exibir episódios da série ‘Stranger Things’ do Netflix. Stranger Things é uma história de suspense e ficção científica, ambientada nos anos 80, sobre um grupo de amigos pré-adolescentes que vivem no interior do estado de Indiana, nos Estados Unidos, e que investigam o desaparecimento de um amigo em meio a eventos sobrenaturais que ocorrem em torno da cidade, incluindo o aparecimento de uma misteriosa menina que tem habilidades psicocinéticas, e que ajuda os amigos do menino desaparecido em sua busca. Stranger Things é uma das séries mais assistidas atualmente.
Conversamos com a bibliotecária Jackellynni Barros, fã da série que trabalha na Biblioteca da Unochapecó. Ela teve a ideia assistindo seu seriado favorito, e transformou a ideia em uma incrível iniciativa para o espaço de leitura. 


Mural da biblioteca foi inspirado na série Stranger Things para dar o clima da série ao espaço de leitura

“Estávamos no fim do evento da Semana do Livro e da Biblioteca quando me dei conta de que não ia dar tempo de elaborar nada de tão assustador para o Hallowen. Como sou fã da série ‘Stranger Things’ e vi que a segunda temporada estava para estrear perto ao Dia das Bruxas (estreou no dia 27/10), me perguntei: Porque não? Estávamos com uma mostra do arquivo institucional passando em um retroprojetor, que já estava para ser devolvido. Amadureci mais a ideia durante o final de semana enquanto assistia o seriado. Conversei com a minha colega de trabalho e também bibliotecária, a Roseli, que adorou a ideia. Então, na semana seguinte, juntei-me com a maravilhosa equipe da biblioteca, comprei a tinta, enquanto uma pessoa cortava o papel pardo a outra escrevia, montamos o painel inspirado na série, colocamos o pisca-pisca e tcharãm: ligamos o retroprojetor! HabemusSéries!” 

Sobre a aceitação da universidade para uma iniciativa tão diferente, a bibliotecária Jackellynni nos contou. “A Unochapecó nos dá a liberdade de estar sempre inovando na biblioteca com ações diversas, desde que estas beneficiem de alguma forma a comunidade acadêmica”. 
As alunas e alunos que frequentam a biblioteca acharam o máximo a iniciativa. As bibliotecárias Jackellynne e Roseli, assim como sua equipe de funcionárias receberam muitos elogios, como Jackellynni nos relatou: “Uns sentavam no sofá para tirar foto no painel, outros nos intervalos das aulas se juntavam para descansar e relaxar um pouco assistindo o seriado ou até mesmo outro filme”.


Alunas e alunos do Sesc viram a notícia na internert e pediram pra visitar a biblioteca para assistir Stranger Things


Perguntamos a Jackellynni como está sendo disponibilizado o Netflix para as pessoas que frequentam a biblioteca, para que outros espaços de leitura possam se inspirar, e também saber quais equipamentos e recursos são necessários para reproduzir a ideia. “Como é algo novo para a biblioteca, pensamos em fazer testes com alunas e alunos, e monitorar visualmente seu comportamento diante de tal experiência. Portanto, inicialmente, estávamos revezando entre a minha conta pessoal do Netflix e da bibliotecária Roseli. Disponibilizamos a área do espaço de leitura que conta com alguns sofás, e criamos um perfil com o nome de Biblioteca. Um notebook, um retroprojetor, e um aparelho de som foram cedidos pelo apoio da instituição”. 

Como a iniciativa está em em fase experimental, à princípio o espaço está à disposição das alunas e alunos, com a conta do Netflix das bibliotecárias já logada, para que possam desfrutar a qualquer momento que acharem oportuno, sem restrição de horários. “Até para que possamos observar o comportamento de quem está vindo para a biblioteca em busca deste serviço, e como podemos lapidar esta ideia para o próximo ano”.


Uma matéria do site da Unochapecó, afirma que cerca de 700 pessoas frequentam o espaço de leitura durante o dia. Alunas e alunos do Sesc também visitaram a biblioteca para as sessões de Stranger Things. A bibliotecária Roseli conta: “Eles informaram que tinham visto na internet, através das redes sociais que as sessões de Stranger Things estavam acontecendo dentro da nossa biblioteca, e pediram aos professores para trazê-los até o local, afim de vivenciarem essa nova experiência numa biblioteca. Adoraram a oportunidade de desfrutar do espaço, e alguns informaram que iriam começar a ver a série em casa. Outros ficaram montando o quebra cabeças e ao final da manhã agradeceram e foram embora entusiasmados”.

Decoração da biblioteca inspirada na série Stranger Things

A bibliotecária Jackellynni conta que teve a ideia de fazer um mural inspirado na série Stranger Things assistindo um vídeo DIY (do it yourself - faça você mesma) no YouTube de como fazer um quadro. “Eu sou fã da série, e vi que tínhamos um papel pardo que é parecido com o papel de parede dos personagens da série, e então convoquei a equipe máster supimpa que temos na biblioteca. A Nádia, que é nossa “TIgirl” (garota técnica em informática), utilizou de todo seu talento e sem muito esforços desenhou aquelas letrinhas toscamente estilizadas que compõem o cartaz. Já a Deny, a Tainá, a Ivete e a Sandra, que são técnicas administrativas, ajudaram nos detalhes de corte e colagem para transformar o espaço de leitura em um mini-cinema. Eu supervisionei e auxiliei na execução de toda a decoração, pois a criatividade eu tenho, mas o talento para trabalhos manuais, hahaha, este eu nasci sem. 

Sobre a continuidade da iniciativa de fazer sessões de Stranger Things, Jackellynni conta: “Estamos amadurecendo a ideia. Penso que pode ser um serviço permanente para os nossos interagentes, já que o feedback foi muito positivo. Mas para que isso se efetive, precisamos estudar os custos, a disponibilidade de equipamento e de espaço, para que esta prática seja um momento prazeroso com mais conforto para quem a vivencia”. 

Biblioteca para descanso

Durante nossas pesquisas sobre a Biblioteca da Unochapecó, lemos sobre as iniciativas, e encontramos informações sobre a Biblioteca também ser um lugar de descanso (que converge com alguns dos nossos temas favoritos relacionados à bibliotecas e espaços de leitura, e que abordamos no livro Bibliotecas Mudam o Mundo e na Magnolia Zine  que é sobre as bibliotecas como local de refúgio e espaços de cura da comunidade. Jackellynni conta: “Na biblioteca há um espaço totalmente voltado para leitura e para o descanso. Pensando em uma atividade coletiva, estamos com um quebra-cabeça de 3.000 peças que está em processo de montagem pelos alunos, e após o término, será enquadrado e colocado em exposição na biblioteca. No quesito entretenimento, estamos trabalhando para que em 2018 aconteçam diversas ações culturais, oficinas e apresentações, entre outras atividades para atrair nossos interagentes.  Queremos muito que os alunos pensem na biblioteca não como um depósito de livros, e sim em um lugar para vivenciar novas experiências, que eles não venham ‘porque são obrigados a estudar’, e sim porque gostam de frequentar o lugar. Queremos fazer uma biblioteca mais humana, que pense no coletivo. Esta é a nossa proposta! Acredito que a biblioteca deve ser parceira da comunidade acadêmica, por isso também acaba sendo um espaço propício para a criação. Então, para o próximo ano, espere ouvir falar muito da biblioteca da Unochapecó".  

Contato das bibliotecárias da Biblioteca Unochapecó: 
Jackellynni Barros - jackellynni.barros@unochapeco.edu.br
Roseli Teixeira - roseli.teixeira@unochapeco.edu.br



Precisa de ideias criativas e inusitadas para sua biblioteca ou espaço de leitura? 


Conheça os livros e zines da Magnolia Cartonera. Em todas as nossas publicações você encontrará ideias, sugestões, dicas, tutoriais passo a passo e posters sobre programações, atividades e ações para realizar no seu espaço de leitura, além de encontrar muita motivação e inspiração para realizar seus projetos e dar continuidade a eles. Conheça nossos livros e zines. Passeie pela loja loja.bibliotecasdobrasil.com


Entrevista e matéria: Daniele - Bibliotecas do Brasil
contato@bibliotecasdobrasil.com
Fotos: Biblioteca Unochapecó

VocÊ pode gostar também

0 comments

Subscribe