Aniversário de 4 anos do blog Bibliotecas do Brasil

24.8.16

No dia 24/08/2012 o blog Bibliotecas do Brasil teve seu início e agora completa 4 anos de existência. É um trabalho maravilhoso ao qual eu e o Juliano passamos a nos dedicar pela vontade de partilhar nossos conhecimentos sobre bibliotecas livres e bibliotecas comunitárias independentes, e que foi ocupando um espaço enorme em nossas vidas.
Hoje em dia o blog Bibliotecas do Brasil, as newsletters que enviamos, assim como a editora Magnolia Cartonera e nossos livros são as nossas principais atividades. Em vários momentos de nossas vidas desejamos trabalhar com escrita e arte, fotografia, produção editorial, história e livros.
E nesse trabalho que fomos edificando ano a ano, conseguimos reunir todas essas possibilidades, todos os nossos conhecimentos, toda a nossa visão de um mundo mais acolhedor, mais abrangente e capaz de novas perspectivas.
Antes da montagem do blog eu e o Juliano já estávamos incentivando a leitura desde 2011, partilhando livros e realizando eventos comunitários de incentivo à leitura às crianças da Estrada do Anhaia em Morretes/PR com a Biblioteca Comunitária Sítio Vanessa, somando 5 anos de ativismo pela montagem de bibliotecas livres e comunitárias, de incentivo à leitura, de divulgação de projetos e principalmente de ideias para quem precisa melhorar seus espaços de leitura (através do blog Bibliotecas do Brasil) e dos nossos livros cartoneros.

São 5 anos de dedicação, carinho e consciência para produzir um conteúdo constante, elaborado, pesquisado, aprofundado e muito bonito, que temos partilhado gratuitamente com inúmeras pessoas. E que não se resume somente ao blog, mas também às newsletters que enviamos para nossas leitoras e leitores. Temos consciência da importância do blog Bibliotecas do Brasil na vida de inúmeras pessoas que precisam de uma fonte de ideias para montar suas bibliotecas e valorizarem seus projetos de incentivo à leitura. Recebemos emails diários de pessoas que se inspiram com nossos posts, e querem dividir conosco suas iniciativas incríveis.

Com o blog Bibliotecas do Brasil ajudamos a projetar o trabalho de autoras e autores, de bibliotecas livres, bibliotecas comunitárias, bibliotecas públicas, ações de incentivo à leitura e de livros livres, campanhas de arrecadação para grupos solidários, e pessoas envolvidas com o amor à leitura, com a força de iniciarem seus próprios projetos de leitura. Nosso campo de atuação é amplo, e hoje entendemos que a palavra 'biblioteca' está diretamente ligada à justiça social, à tecnologia, aos direitos humanos, ao acolhimento, à luta contra o ostracismo, contra o abandono e contra a falta de criatividade, e principalmente está relacionada ao engajamento e vontade de trazer a comunidade para dentro de seus espaços.
Faço aqui o convite para quem chegar agora a conhecer o blog Bibliotecas do Brasil. Use o blog como um banco de dados, digite suas palavras chaves no campo de busca (campo no canto direito na parte superior do site) busque pelos temas que você mais se interessa, você irá se surpreender com a quantidade de conteúdo que já colocamos online gratuitamente.

Conheça e compre nossos livros cartoneros, apoie o nosso trabalho independente

Você pode colaborar diretamente conosco comprando nossos livros e divulgando o nosso trabalho para as pessoas que você conhece e que amam o mundo das bibliotecas, dos livros e da leitura.
Nosso trabalho é todo pensado e realizado para melhorar o desenvolvimento de bibliotecas e das pessoas que têm a mente aberta para mudanças e melhorias, que não se acomodam nunca, e principalmente querem revolucionar o mundo através da leitura e querem tornar o acesso aos livros cada vez mais facilitado através das bibliotecas.

Partilhamos esse 4º aniversário com muito carinho com todas as pessoas maravilhosas que acreditam no nosso trabalho, que entenderam nossa mensagem e que tem comprado nossos livros, que sabem que escrevemos eles com o objetivo de criar possibilidades de montagem de bibliotecas, de desenvolvimento e melhoria de bibliotecas que já existem, de proporcionar autonomia às pessoas através dos livros e da leitura. Muito obrigada pela confiança, essas trocas de experiências têm sido incríveis e nos motivam a continuar publicando livros. Parabéns para todas as pessoas que ousam fazer a diferença.

Um forte abraço,
Dani e Juliano

Confira nossos aniversários: 1º ano, 2º ano, 3º ano.