Exposição Utopia Brasileira - Darcy Ribeiro 100 anos e mostra de livros no Sesc 24 de Maio em São Paulo

13.3.23


Exposição celebra o centenário de Darcy Ribeiro no Sesc 24 de Maio.

A exposição "Utopia Brasileira - Darcy Ribeiro 100 anos" celebra o centenário de Darcy Ribeiro, e apresenta sua obra em quatro facetas: como antropólogo, como educador, como político e como ensaísta e pensador do Brasil. A mostra, que acontece no Sesc 24 de Maio em São Paulo até junho de 2023, e propõe um diálogo entre objetos e documentos originais da coleção de Darcy Ribeiro, obras de arte contemporânea, fotos e aparatos multimídia, com vídeos diversos e uma grande instalação audiovisual imersiva, projetada em 360 graus, que apresenta o kuarup realizado em homenagem a Darcy Ribeiro em 2012, na reserva indígena do Xingu. Pioneiro, visionário e atuante em um projeto de nação, assim era Darcy Ribeiro, um importante pensador da história do país que deixou contribuições em diversas áreas de conhecimento.

A exposição tem como curadora Isa Grinspum Ferraz, colaboradora de Darcy Ribeiro por mais de 10 anos, e integra a ação em rede "Diversos 22: Projetos, Memórias, Conexões", desenvolvida pelo Sesc São Paulo no contexto do centenário da Semana de Arte Moderna e do bicentenário da independência do país. A mostra apresenta a potência da reflexão e da obra de Darcy Ribeiro em um momento de fragilidade social, destacando a atualidade do pensamento do estudioso e sua importância para a reflexão sobre o futuro do Brasil como povo e nação.



Dentro da exposição "Utopia brasileira - Darcy Ribeiro 100 anos", os visitantes têm a oportunidade de entrar em contato com as obras publicadas pelo autor e seus mais variados exemplares. Cerca de 40 livros de Darcy Ribeiro foram montados em uma das paredes da exposição, formando uma grande vitrine com os livros publicados por diversas editoras. Essa é uma ótima oportunidade para leitoras e leitores que desejam se aprofundar na obra do antropólogo, educador, político e pensador do Brasil.


É importante ver os livros do autor na exposição porque oferece aos visitantes uma oportunidade de entrar em contato direto com a produção intelectual de Darcy Ribeiro. São cerca de 40 livros expostos em uma das paredes da mostra, permitindo aos visitantes conhecerem a diversidade de temas abordados pelo autor, desde questões indígenas e antropológicas até sua visão política e educacional para o Brasil. A exposição propõe um diálogo entre os livros e as outras facetas da obra de Darcy Ribeiro, como suas fotografias, objetos pessoais, diários e obras de arte contemporânea, ampliando a compreensão das pessoas visitantes sobre a importância e relevância do autor para a cultura brasileira.


No vão central do Sesc 24 de Maio, área com pé direito mais alto, visitantes adentram uma experiência audiovisual imersiva, projetada em 360 graus, que apresenta o kuarup realizado em homenagem a Darcy Ribeiro em 2012, na reserva indígena do Xingu. Na foto abaixo mostramos como foi a sensação de estarmos nesse ambiente imersivo.


"Gosto demais de gente. Quero é fartura para todos comerem, para crescerem sadios e manterem seus corpos. Quero é boas escolas para a criançada toda, custe o que custar, porque não há nada mais caro que o suceder de gerações marginalizadas pela ignorância". Darcy Ribeiro


Essa exposição é uma excelente oportunidade para qualquer pessoa que queira ampliar seus horizontes e conhecer um pouco mais sobre a história e cultura do Brasil, e sobre a vida de Darcy Ribeiro. Por aqui, nós gostamos muito de visitar as exposições no SESC 24 de Maio, a curadoria é muito rica, e como visitantes curiosos, sempre entramos em contato com conhecimentos e informações que ainda não sabíamos. Sempre encontramos informações surpreendentes e aprendemos algo novo. As exposições são realmente muito bem elaboradas, com uma curadoria impecável, que realmente captam a atenção de quem passa pelo SESC. 

"Minha utopia é pra ser realizada aqui e agora". Darcy Ribeiro

E depois de visitar a exposição, o SESC 24 de Maio tem várias outras atrações para quem está de passagem pela cidade de São Paulo, como visitar a Comedoria e tomar um chá, um café, um suco, reabastecer a garrafa de água, e comer algumas das delícias disponíveis, e também visitar a Biblioteca. Esses lugares são verdadeiros tesouros acessíveis na cidade de São Paulo. Enfim, o SESC 24 de Maio junto com o SESC Avenida Paulista são paradas obrigatórias (e muito necessárias) em nossas viagens a São Paulo.

Um cházinho para dar aquela relaxada e continuar aproveitando as atrações do SESC 24 de Maio



SESC 24 de Maio - Rua 24 de Maio, 109, Centro, São Paulo
Horário de Funcionamento: Terça a sábado, 9h às 21h; Domingos e feriados, 9h às 18h



Texto: Dani Carneiro | Fotos: Juliano Rocha, Dani Carneiro

— Este conteúdo foi escrito por Dani Carneiro, escritora e criadora da editora independente Magnolia Cartonera. Este conteúdo é livre e aberto a qualquer pessoa que deseje se beneficiar dele. Se você aprecia o nosso trabalho, apoie a Magnolia Cartonera adquirindo uma de nossas publicações independentes em nossa loja virtual. Assim, você colabora diretamente com a produção de novos conteúdos e com a disseminação da cultura independente e socialmente engajada.  Ao comprar um livro, você está apoiando diretamente escritoras, escritores e as editoras que trabalham arduamente para divulgar a cultura, criatividade e novas ideias. Ao adquirir uma publicação da Magnolia Cartonera, você está contribuindo para a sustentabilidade da editora e colaborando diretamente para que novos livros e posts no Blog Bibliotecas do Brasil sejam produzidos e compartilhados com o público. Agradecemos muito pelo seu apoio.

Acompanhe nossas mídias sociais:
Magnolia no Instagram: @magnoliacartonera
Bibliotecas BR no Instagram: @bibliotecasbr
Ebooks na Amazon: visite a página de ebooks
Newsletter Expresso gratuita: http://eepurl.com/bfdTjH
Canal no YouTube: visite nosso canal

Blog Bibliotecas do Brasil e editora independente Magnolia Cartonera de Dani Carneiro e Juliano Rocha | 2023

VocÊ pode gostar também

0 comments

Subscribe