Biblioteca de Halloween - Livros infantis e juvenis de Halloween para celebrar a data

25.10.22

Faltando apenas 6 dias para o Halloween, resolvi fazer uma seleção rápida e de última hora de livros bacanas em celebração à data. Muitos desses livros podem ser considerados infantis, infanto-juvenis e também livros para todas as idades, mas por aqui apenas indicamos os livros, cabe à cada pessoa interessada verificar a faixa etária para seu público. No dia 31 de outubro é celebrado o Halloween, conhecido também como Dia das Bruxas, o evento é comemorado em muitos países ao redor do mundo, inclusive nas bibliotecas. 

No Blog Bibliotecas do Brasil já mostramos várias bibliotecas que fizeram decorações e programações especiais para celebrar a data, no intuito de aproximar culturas riquíssimas, divulgar a literatura infanto-juvenil de terror, suspense, fantasia, mistério, história e filosofia, proporcionar momentos de diversão dentro das bibliotecas, e educar crianças, adolescentes e o público adulto em geral sobre o que há de mais legal na data. 

Outra iniciativa admirável que já mostramos no Blog Bibliotecas do Brasil é a campanha de incentivo à leitura All Hallows Read do escritor britânico Neil Gaiman, ele mesmo um grande autor de histórias de fantasia e suspense, que incentiva a presentear crianças com livros assustadores nessa data. Confira a nossa lista de última hora de livros de Halloween:


O Estranho Mundo de Jack de Tim Burton: A crise existencial de Jack Skellington, o Rei do Halloween leva ele e todas as criaturas de Halloween Town à saga impressionante de recriar o Natal no mundo povoado por monstros divertidos e assustadores. Mas este é um livro de Halloween ou de Natal? Leia o livro, assista o filme e decida por conta própria. Impossível não ficar com a músiquinha "This is Halloween" na cabeça durante todo o mês de outubro!

Mortina de Barbara Cantini: Mortina é uma menina diferente de todas as outras: ela é uma menina-zumbi. Passa os dias no Palacete Decrépito com sua tia Fafá Lecida e seu inseparável amigo, o galgo albino Tristão. O maior sonho de Mortina é ter amigos de sua idade para brincar, mas sua tia nunca deixa que ela saia de casa, porque tem medo da reação dos humanos ao conhecerem a pequena zumbi. Para sua alegria, um dia a oportunidade perfeita aparece: o Dia das Bruxas, quando todas as crianças saem às ruas com as fantasias mais horripilantes. Mortina nem vai precisar trocar de roupa para encarar a maior aventura de sua vida.

A Árvore de Halloween de Ray BradburyNa noite do dia 31 de outubro, em uma pequena cidade dos Estados Unidos, oito garotos vestem suas fantasias e saem às ruas em busca de “Gostosuras ou Travessuras”. Ao perceberem o desaparecimento de um nono integrante, o grupo decide explorar a casa mal-assombrada do outro lado da imensa ravina. Nos fundos da propriedade, eles descobrem uma gigantesca e magnífica árvore, repleta de abóboras de diferentes tons, formas e tamanhos. Em cada uma delas, há um rosto talhado. Eles nem imaginam o que estão prestes a conhecer. A trama, por meio de metáforas e personagens históricos, dá uma aula a respeito desta data tão comemorada ao redor do planeta. Os jovens, na perseguição pelo amigo desaparecido, viajam pelo tempo, passando pelo Egito Antigo, pela Grécia dos filósofos, e pela Paris medieval, aprendendo as origens do Halloween, bem como o porquê do terror, das mortes e das assombrações associados a ele.

Hocus Pocus: The Illustrated Novelization de A.W. Jantha (Autor), Gris Grimly (Ilustrador)Reviva a magia do filme cult-clássico Hocus Pocus com uma Novelização Ilustrada que reconta a história do filme, combinada com impressionantes obras de arte originais de Gris Grimly. Pela primeira vez, fãs e leitores de todas as idades podem desfrutar da história completa do imensamente popular Hocus Pocus com esta novelização ilustrada de luxo que mostrará aos fãs Max Dennison, as Sanderson Sisters, Binx o gato e outros personagens icônicos como apenas o célebre e renomado artista Gris Grimly pode: em toda a sua glória sombria e horrível! Com dezenas de ilustrações originais por toda parte, esta Novelização certamente se tornará um item obrigatório entre colecionadores e fãs ávidos do filme. Versão importada em inglês.


A abóbora roladora de Junia WondersUm conto de outono, maravilhoso e fascinante! Uma menina persegue a sua abóbora gigante por toda a cidade com alguma ajuda pelo caminho. Com um elenco de personagens encantadoras e com expressões divertidas, lindamente ilustradas e com cenas memoráveis, vai adorar recitar "Pirlimpimpim, pirlimpimpão! Qual será a solução?" com a sua pequena abóbora.
É perfeito para o ensino de sequências a crianças em idade pré-escolar e de jardim de infância, e é uma forma divertida de apresentar personagens nostálgicas, como o agricultor e o leiteiro, ao seu filho. As crianças do pré-escolar ou do jardim-de-infância poderão gostar de repetir a história. Experimente perguntar ao seu pequenino quem corre atrás da abóbora e peça-lhe que adivinhe o que vai acontecer a seguir! Há mais: esta pequena e adorável história é uma celebração das abóboras e de todos os vegetais. Que forma maravilhosa de animar as crianças com legumes, aliada ao prazer de ler um livro tão divertido! O livro conta com uma ilustração requintada da premiada ilustradora italiana Daniela Volpari. Cada página é uma bela obra de arte, tornando este livro num daqueles livros ilustrados cujas imagens se prolongam muito depois de virar a página. Faixa etária: primeiros leitores.


O Mundo Sombrio de Sabrina de Roberto Aguirre-Sacasa (Autor), Robert Hack (Ilustrador): Às vésperas de seu aniversário de 16 anos, a jovem feiticeira Sabrina Spellman encontra-se em uma encruzilhada, na qual é obrigada a escolher entre um destino sobrenatural ou seu namorado humano, Harvey. Mas Madame Satã, uma antiga e mortal inimiga de sua família, chegou a Greendale e já colocou a jovem bruxa em sua mira. Sabrina conseguirá enfrentar esse desafio ou sua carreira como bruxa e sua vida escolar terminarão de maneira abrupta? O roteirista vencedor do prêmio Harvey, Roberto Aguirre-Sacasa (Archie: Mundo dos Mortos, Riverdale), e o desenhista Robert Hack (Doctor Who, Arquivo X) apresentam esta empolgante e chocante reinvenção das origens ocultas da Bruxinha Adolescente, em uma trama capaz de arrepiar a espinha. Uma obra-prima do terror, criada por dois astros dos quadrinhos, em uma incrível edição de histórias inéditas.


Over the Garden Wall por Kiernan Sjursen-Lien, Jim Campbell, Cara McGee: Viaje mais para o Desconhecido do que nunca com esta coleção de contos contados através dos terrenos percorridos de Wirt e Greg. Com Fred the Horse como seu guia, visite rostos familiares e novos amigos - gatos melodiosos, perus nobres, peixes de pesca e muito mais! A série vencedora do Eisner Award continua aqui com histórias do artista de storyboard de Over the Garden Wall, Jim Campbell, Cara McGee (Clarence) e Kiernan Sjursen-Lien. Aprecie o mundo do Desconhecido com essas aventuras baseadas no programa vencedor do Emmy do Cartoon Network.


As Bruxas de Roald Dahl: Bruxa de verdade nem parece bruxa. E aí está o perigo. Como é que a gente vai saber quem é bruxa e quem não é? Pois este livro conta a história de um menino que, de tanto se meter em encrenca com bruxas, acabou especialista no assunto.


Charlie Brown e a Grande Abóbora de Halloween de Charles M. Schulz: Este livro é um clássico de Halloween da literatura infantil, "It's the Great Pumpkin Charlie Brown" traduzido para português para "Charlie Brown e a Grande Abóbora de Halloween", foi lançado pela Companhia das Letrinhas em 2014. Está fora de catálogo atualmente, e só é possível encontrá-lo para comprar em sebos. A Companhia das Letras poderia relançar este clássico de Halloween do Snoopy, Charlie Brown, Linus para leitoras e leitores que amam toda a turminha e também curtem o Halloween 🎃


Wicked de Gregory Maguire: Você nunca mais vai enxergar Oz da mesma forma. Quando Dorothy se vê diante do desafio de derrotar a Bruxa Má do Oeste, no clássico Mágico de Oz, vemos a história se desenrolando pelo lado da heroína. Mas e a história de sua arqui-inimiga, a misteriosa bruxa? De onde ela surgiu? Como se tornou tão perversa? Em Wicked, Gregory Maguire revela tudo isso por meio de um mundo fantástico tão rico e intenso que você nunca mais vai olhar para Oz da mesma forma. Viajando por uma terra encantada, descobrimos todos os detalhes da história dessa garota de pele verde que cresce em meio a desafios e preconceitos, até se tornar uma bruxa infame – uma esperta, irritadiça e incompreendida criatura que desafia todas as noções sobre a natureza do bem e do mal. Recriando com riqueza espantosa o mundo de Oz, este livro conduz o leitor à inesquecível estrada de tijolos amarelos, atravessando um mundo fantástico repleto de conflitos e transformando de maneira surpreendente a reputação de um dos mais sinistros personagens da história da literatura. Público-alvo: Leitores de fantasia, fãs de O mágico de Oz.

Post: Daniele (Magnolia Cartonera | Blog Bibliotecas do Brasil)
Instagram @magnoliacartonera | Instagram @bibliotecasbr

VocÊ pode gostar também

0 comments

Subscribe