Escritoras se reúnem para ajudar famílias imigrantes separadas à força nos EUA

20.6.18


No início de maio de 2018, uma política de tolerância zero foi estabelecida para famílias imigrantes pelo atual presidente dos Estados Unidos. Crianças estão sendo separadas à força de suas famílias pelo serviço de imigração e de alfândega do país, e estão ficando presas em celas. Segundo a Associated Press, mais de 2.300 crianças foram tiradas de seus pais na fronteira EUA-México, resultando em um novo influxo de crianças pequenas requerendo cuidados do governo. Funcionários da atual administração do país, têm enviado bebês e outras crianças pequenas separadas à força de seus pais na fronteira dos EUA com o México para pelo menos três abrigos "de tenra idade" para crianças com menos de 5 anos no sul do Texas. 

Para lutar contra essa situação, apoiar as famílias e as crianças que estão sendo separadas à força, e prover recursos para as pessoas que estão mais necessitadas nesse momento doloroso e traumático, há algumas semanas as escritoras e mega best-sellers mundiais Brené Brown, Cheryl Strayed, Elizabeth Gilbert e Glennon Doyle, juntaram forças para arrecadar dinheiro e articular recursos para apoiar as pessoas que estão trabalhando para ajudar as famílias que precisam de assistência, e para se opor às práticas e políticas abusivas e violentas. Nestas poucas semanas, as escritoras e várias outras pessoas que estão envolvidas na arrecadação, levantaram mais de US$ 1,9 milhão, em sua grande maioria originária de pequenas doações, a partir de 5 dólares. O dinheiro já está sendo utilizado para o trabalho de advogados e assistentes jurídicos, para fornecer representação jurídica completa, diretamente na fronteira para as crianças que estão desacompanhadas.

Glennon Doyle e Abby Wambach

Glennon Doyle e Abby Wambach - Foto: Instagram Glennon Doyle
Glennon Doyle, escritora, casada com Abby Wambach, jogadora da seleção de futebol dos Estados Unidos, têm juntas uma organização sem fins lucrativos, a Together Rising, e através dessa fundação, as escritoras estão arrecadando dinheiro para prover recursos para as famílias e crianças imigrantes que estão passando por esse processo traumático na fronteira. Até o momento - 21 de junho de 2018 - elas já conseguiram arrecadar 1.9 milhões de dólares, e a autora Elizabeth Gilbert fez uma prestação de contas sobre o dinheiro arrecadado em seu Facebook.
Glennon Doyle é autora do livro 'Somos Guerreiras' que conquistou a posição nº1 dos Best Sellers do New York Times em 2016, e é um dos livros escolhidos pelo Clube de Leitura da Oprah (Oprah's Book Club). Abby Wanbach é medalhista olímpica e campeã da Copa do Mundo Feminina de 2015. Ambas estão bastante mobilizadas pela situação das crianças e adolescentes das famílias imigrantes que estão sendo sendo arrancadas à força. Acompanhe os perfis no Facebook de Glennon e Abby.

Brené Brown

A escritora Brené Brown - Foto: nsb.com
Brené Brown, autora de vários livros maravilhosos como 'A Coragem de Ser Imperfeito', 'Mais Forte do que Nunca', 'A Arte da Imperfeição' e o mais recente publicado 'Braving the Wilderness' (ainda não traduzido para o português), também se reuniu à iniciativa da escritora Glennon Doyle e de Abby Wambach para conseguir recursos para as famílias, usando suas mídias sociais. Brené escreveu em seu perfil no Facebook:

"O que está acontecendo com essas famílias não é uma questão partidária - é uma crise humana e precisamos uns dos outros agora". 
— Brené Brown

Elizabeth Gilbert

Elizabeth Gilbert - Foto: Oprah.com
Elizabeth Gilbert, comentou em seu perfil no Facebook:
"O governo americano está do lado errado da história com essa política horrenda de separar as crianças dos pais, e todos nós sabemos disso. Estamos de coração partido e furiosos, mas não somos impotentes. Nós não terminamos de lutar".   —Elizabeth Gilbert
A escritora de 'Comer, Rezar, Amar', 'Grande Magia', 'A Assinatura de Todas as Coisas', 'Peregrinos', e vários outros livros já publicados em português, também partilhou em seu perfil no Facebook uma prestação de contas para onde todo o dinheiro arrecadado está sendo destinado, e partilhou uma lista com as várias organizações que estão envolvidas nesse momento crítico para imigrantes nos Estados Unidos, para que suas leitoras, leitores e qualquer pessoa interessada possam doar dinheiro ou colaborar de alguma forma. Segundo Elizabeth Gilbert:
 "Todas as organizações acima foram cuidadosamente avaliadas. Elas são organizações de advocacia comprovadas, que já trabalharam arduamente nessa questão horrível. Suas doações irão AJUDAR instantaneamente. Você já está ajudando. Vamos continuar. Vamos ajudar os ajudantes. Nós não vamos parar isso até tudo isso acabar. Seguimos em frente".  —Elizabeth Gilbert

Cheryl Strayed

Cheryl Strayed - Foto: Portland Community College
A autora de  Livre e Pequenas Delicadezas está junto com as escritoras usando sua plataforma para lutar contra a situação imposta pela atual administração dos EUA às famílias imigrates. Ela manifestou seu horror diante da situação no Facebook:

"Amigos,
Como a maioria de vocês, eu fico horrorizada com os abusos cometidos contra famílias de imigrantes por aqueles que estão no poder nos EUA. E como a maioria de vocês, ficou claro para mim que depende de nós pararmos. Com nossas vozes, nosso dinheiro, nossos votos e nossa vontade coletiva de dizer não à essas injustiças cruéis e sim à decência e bondade." — Cheryl Strayed

Oprah Winfrey

Foto: Instagram da Oprah
Mulheres super poderosas que também são escritoras usaram suas plataformas para conscientizar o público sobre a situação das famílias imigrantes na fronteira dos Estados Unidos. Oprah Winfrey, escreveu em seu perfil no Facebook:
"Estou tendo problemas para dormir à noite pensando nos bebês sendo arrancados de suas mães."  — Oprah Winfrey
Oprah fez um vídeo em seu Instagram convocando as pessoas a assistir o programa matinal de sua melhor amiga, Gayle King, o CBS This Morning, para acompanhar uma série de reportagens feitas com as famílias, crianças e adolescentes que estão sendo afetados pela política de tolerância zero, e mostrando os galpões onde as crianças estão presas. No Brasil, lançado em português é possível encontrar o livro 'Oprah. Uma Biografia' de Kitty Kelley e o livro 'O que eu sei de verdade', uma coleção de memórias de autoria da Oprah. Em outubro de 2017 ela lançou o livro 'The Wisdom of Sundays: Life-Changing Insights from Super Soul Conversations', ainda sem tradução para o português.

Hillary Clinton

Hillary Clinton - Foto: Media Philly
Hillary Clinton, autora de 'Escolhas Difíceis', 'Vivendo a História' e 'É Tarefa De Uma Aldeia E Outras Lições Que As Crianças Nos Ensinam', também demonstrou sua indignação para o que está acontecendo na fronteira dos EUA com as famílias imigrantes: 
"O que está acontecendo com as famílias na fronteira agora é horrível. Bebês que ainda estão sendo amamentados arrancados de suas mães. Os pais disseram que suas crianças estão sendo levadas para tomar banho ou brincar, apenas para perceber horas depois que eles não vão voltar. Crianças encarceradas em galpões e, de acordo com mais de um relato, mantidas em jaulas. Esta é uma crise moral e humanitária. Cada um de nós que já teve um filho em nossos braços, e todo ser humano com um senso de compaixão e decência deve ficar indignado.
Apesar do que esta Casa Branca afirma, separar as famílias não é obrigatório por lei. Isso é uma mentira descarada, e cabe a todos nós - jornalistas e cidadãos - chamar exatamente isso. — Hillary Clinton
Matéria: Daniele - escritora independente
Bibliotecas do Brasil e Magnolia Cartonera
Loja: http://www.loja.bibliotecasdobrasil.com
Email: contato@bibliotecasdobrasil.com

VocÊ pode gostar também

0 comments

Subscribe