Abolicionista Harriet Tubman será homenageada na nota de 20 dólares

20.4.16

O secretário de tesouro americano anunciará na próxima quinta-feira (21/04/2016) que a imagem a Harriet Tubman estará na nota de 20 dólares. Durante muitos anos de sua vida ela viveu sob o domínio da escravidão, e quando conseguiu se libertar, criou a rede que ofereceu condições para  que mais pessoas que estavam escravizadas conseguissem fugir do sul dos Estados Unidos para os estados livres.

Foto: CBS News
Este é um tardio reconhecimento por tudo que essa mulher forte e extraordinária fez pela abolição da escravidão no sul dos EUA e pela liberdade de inúmeras famílias. Harriet pessoalmente conduziu pessoas de sua família e outros companheiros que estavam sob o domínio da escravidão até os estados do norte onde a escravidão era proibida. Sua rede era chamada de Underground Railroad e esteve em atuação antes de estourar a Guerra Civil Americana que aboliu de vez a escravidão em todo o território norte-americano.

Foto: Wikipedia
A Underground Railroad era uma rede de rotas secretas e esconderijos usados para a fuga para os estados livres e para o Canadá. Ela conseguiu libertar centenas de pessoas da escravidão.

Foto: Wikipedia

A Dani escreveu também sobre ela ao ver o vídeo abaixo e em entrevista à Jarid Arraes na Revista Fórum:
Eu me emocionei de ver adolescentes conhecendo a história da Harriet Tubman, uma heroína!
Até hoje não consegui encontrar um livro sequer traduzido para o português sobre a vida de Harriet Tubman, se é que existe algum. A história dela é incrível, ela se rebelou e foi destemida para voltar dezenas de vezes ao lugar onde teve sua humanidade negada para salvar outras pessoas. Infelizmente não há material em português sobre ela, o que é lamentável.
Ela nasceu na escravidão em Maryland, mas conseguiu escapar na idade adulta, tornou-se uma abolicionista e fez 30 missões antes de estourar a guerra civil norte-americana para resgatar seus familiares e demais famílias que estavam sob o domínio da escravidão usando a Underground Railroad, uma rede de rotas secretas e esconderijos usados para a fuga para os estados livres e para o Canadá. Ela conseguiu libertar centenas de pessoas da escravidão. A história dela é incrível, ela se rebelou e foi destemida para voltar dezenas de vezes ao lugar onde teve sua humanidade negada para salvar outras pessoas. 


Harriet Tubman substituirá o presidente Andrew Jackson, cuja presença na nota de 20 dólares já era muito criticada pois ele foi o responsável por um dos maiores massacres dos povos indígenas nos Estado Unidos, conhecido como Trilha das Lágrimas.

Foto: New York Public Library
Ações como essa de afirmação e reconhecimento de mulheres em símbolos nacionais servem como um incentivo para meninas e mulheres do mundo inteiro que têm contato com o dinheiro americano (que circula pelo mundo inteiro). O rosto de Harriet Tubman nas notas de 20 dólares pode levar a história da sua vida às pessoas que ainda não a conhecem, ou só ouviram falar pouco dela. Ao conhecer sua história elas podem se ver espelhadas como heroínas e construtoras de um mundo melhor e mais igualitário, sem espaço para a subjugação de outros seres humanos pela força ou qualquer tipo de discriminação.

Texto: Juliano Rocha e Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil
Via: The Independent

VocÊ pode gostar também

0 comments

Subscribe