Bibliotecas Livres de Guaratuba

26.5.15


Algumas vezes por ano pegamos a estrada e seguimos rumo ao litoral do Paraná para fugir da poluição sonora consentida e autorizada em nossa cidade, do trânsito impossível e da correria. Em Guaratuba encontramos fora do período de temporada uma cidade tranquila para ler demoradamente vários livros, fazermos longas caminhadas pela praia, ficarmos mais próximos da natureza e nos isolarmos da correria. Nessas andanças de vez em quando somos surpreendidos por algumas iniciativas que nos emocionam.


Na Panificadora Chateaubriand nós tivemos a agradável surpresa de encontrar uma biblioteca livre, disponível ao lado do caixa no espaço onde são servidos café e lanches. A Giroteca da Panificadora Chateubriand tem dois cartazes escritos à mão "Leve...leia e devolva". No stand revistas, livros de literatura, romances, livros de autoajuda, de não-ficção e livros infantis estavam disponíveis para empréstimo. Não precisa assinar nada, é só emprestar o livro, levar para casa e ler. Se quiser pode levar para outra cidade e emprestar para outros leitores. Mas para que a biblioteca livre tenha continuidade, é necessário que as pessoas doem livros para manter um acervo disponível e a rotatividade da biblioteca.

Ficamos tão surpresos em encontrar aquela bibliotequinha - que mesmo com uma lista enorme de livros para ler - impressos que levamos, mais a biblioteca em e-reader - resolvemos abraçar a ideia, e pegar um livro emprestado. O Juliano escolheu o livro Morte Súbita da J.K. Rowling, seu primeiro livro voltado para o público adulto.


Com a boa vontade em partilhar livros e uma solução prática para deixá-los disponíveis aos futuros leitores, a padaria acolheu a biblioteca livre, que se tona uma opção para aqueles que querem tomar café com uma companhia diferente: a leitura.

Leve...leia e devolva: é muito fácil compartilhar livros e montar bibliotecas livres

Em dezembro de 2014, nós também encontramos uma loja de bijuterias com livros livres utilizando com o lema da iniciativa voluntária "Leia, Empreste ou Devolva" do blog Bibliotecas do Brasil. É muito legal notar que cada vez mais pessoas estão se interessando em partilhar livros de forma criativa e por conta própria.


Leia, Empreste ou Devolva é uma iniciativa voluntária do blog Bibliotecas do Brasil que disponibiliza downloads gratuitos de recursos visuais e tutorial para montagem de bibliotecas livres. Acesse o post para conhecer as orientações de uso. Criamos dentro do blog Bibliotecas do Brasil a área especial de downloads, onde é possível baixar gratuitamente recursos visuais através das artes da iniciativa “Leia, Empreste ou Devolva” que facilita a montagem de bibliotecas livres. As artes já estão configuradas para a confecção de um carimbo e de um pôster que explica como funciona o conceito de livros livres, além de um tutorial de como montar uma biblioteca livre, também disponível para download que poderá ser impresso. Confira as orientações de utilização.

VocÊ pode gostar também

2 comments

Subscribe