Dicas para organização de acervo em bibliotecas comunitárias

8.3.13

Organizando o acervo por Vanessa Omena

Desde que iniciamos  o Projeto Engenho de Leitura, Artes e Empreendedorismo Bititinga, recebemos inúmeras doações para o acervo da Biblioteca Comunitária, desde os livros de literatura (diversos gêneros) aos didáticos, para estudos e também pesquisas. Muitos dos doadores possuem uma forte ligação com o livro doado, o que significa para nós que recebemos esses verdadeiros presentes, uma imensa responsabilidade pela preservação do acervo. Antes de levar os livros para a comunidade, catalogamos e carimbamos os exemplares, um por um, e que depois são entregues para a Aparecida e o Geraldo, responsáveis pelo espaço onde funciona a biblioteca, junto com uma relação dos livros.

Mesmo assim, achamos que a comunidade deve participar mais da organização do espaço e do acervo, afinal uma biblioteca não é um simples depósito de guardar livros, e sim um lugar de convívio e bem-estar, onde os livros devem ser vistos, tocados e assim despertar o interesse de crianças , jovens e adultos.

Foi nas últimas visitas à Bititinga que sentimos que as estantes onde ficam os livros precisavam de uma melhor visualização, com cada livro em seu lugar. Com a ajuda do Louis, incentivamos as demais crianças a participarem da sinalização das estantes, conhecendo os marcadores e depois ajudando a separar os livros em cada estante. Foi só o começo, pois a tarefa deve continuar na comunidade e nas nossas próximas visitas. Outras atividades, inclusive envolvendo profissionais do ramo (quem sabe algum bibliotecário ou estudante de biblioteconomia voluntário) se farão necessárias para uma melhor organização do acervo. Aqui na Web também procuramos dicas e exemplos  sobre a organização de bibliotecas comunitárias, que podem ajudar a organizar minimamente o acervo.

Post na íntegra e fotos retirados do blog Engenho de Leitura e Artes Bititinga