Material escolar e livros usados, a sustentabilidade na prática

30.1.13

É possível diminuir os gastos com o material escolar das crianças no início de mais um ano letivo, praticando os conceitos da redução, reutilização e reciclagem. Essa matéria no site Mundo Sustentável nos mostra muitas soluções que pais, mães, alunos e educadores estão encontrando para diminuir as despesas com o material escolar, e aplicar a prática da sustentabilidade na rotina escolar. É uma boa oportunidade para ensinar as crianças o valor real dos objetos, e ensiná-las que ao usar o material que elas já possuem, estão evitando o desperdício. Elas também podem aprender com outras crianças doando o material que não irão mais utilizar.

"Janeiro é época de iniciar a compra do material escolar contido nas listas enviadas pelas escolas para o início do ano letivo. Pesquisar os melhores preços, fazer compras de grande volume em conjunto com os pais de outros alunos, reutilizar materiais do ano anterior, ou trocar materiais com os pais de outros alunos já são práticas comuns. Trocar, doar e passar para frente itens usados como livros, objetos de papelaria em bom estado e uniformes são soluções cada vez mais utilizadas para diminuir gastos. Ao mesmo tempo, essas atitudes também contribuem para reduzir o impacto ambiental negativo sobre os recursos naturais utilizados na fabricação de novos materiais a cada ano".

“Ninguém gosta de jogar fora um livro, que é algo de tanto valor. O melhor é encaminhar para doação” (Marta Regina Mingardi, bibliotecária).

“Se um livro não vai mais ser usado, não tem porque mantê-lo, em casa (Daniella Sparvieri, mãe de aluno do Colégio Ítaca em São Paulo).

"Cuidado com os filhos não significa sempre dar algo novo" (Vilma Martins, coordenadora do Projeto Livro Livre).

Leia a reportagem completa.

1. Todo ano tento doar os livros dos meus filhos para escolas e bibliotecas públicas nos bairros próximos, nunca consigo. Acabo doando para sebos ou uma ONG que pega em casa, mas apenas em grandes quantidades. Quem souber onde posso levar livros didáticos e para didáticos para doação na zona oeste/SP (Perdizes/Pompeia/Sumaré/Vila Madalena/Jardins/Higienópolis), me conte.