Iniciativas de incentivo à leitura

10.11.12

Conheça alguns eventos e iniciativas que promovem a difusão da leitura em Curitiba e região metropolitana, e outros links interessantes.

Dia Mundial do Pão promove a troca por livros - O Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Paraná (SIPCEP) incentivou a troca de pães por livros para montar uma biblioteca numa região carente de Curitiba. Com os livros doados em eventos anteriores, a entidade ajudou a montar bibliotecas no Cotolengo e na Vila Torres.

Biblioteca sobre rodas incentiva crianças a ler - Um ônibus adaptado, com palco e biblioteca, passará por dez escolas municipais de Curitiba para apresentações de teatro e outras atividades que estimulem a leitura. Os alunos assistem aos espetáculos e ainda fazem visitas acompanhadas à biblioteca no interior do ônibus, que tem dez títulos de clássicos da literatura infantil para o manuseio e a leitura. Obras como de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll; O Bichinho da Maçã, de Ziraldo; e Marcelo, Marmelo, Martelo e outras Histórias, de Ruth Rocha, estão disponíveis para as crianças.

Escola Rural de Canhembora em Morretes sofre vandalismo nas eleições - O desfecho das eleições 2012 foi surpreendente para a comunidade rural de Candonga, a 17 km do centro de Morretes, na Serra do Mar do Paraná: a única escola da região além de ter sido suja pelos santinhos, também foi vandalizada. O que espantou e revoltou aqueles que frequentam a escola diariamente foi a extensão desse ato de vandalismo.

Lanche Festivo no Engenho de Leitura e Artes Bititinga - A comemoração do Dia das Crianças na Bititinga contou com a  presença de muitos moradores  da comunidade, que após as apresentações participaram de um lanche coletivo.

Bibliotecas Inspiradoras - Tumblr com fotos de bibliotecas, cantos de leitura e lugares de tranquilidade.