A sala aberta de Dalton Trevisan

29.11.12

No Museu Guido Viaro tem uma sala dedicada à obra do escritor curitibano Dalton Trevisan. Excelente oportunidade de conhecer a exposição de livros dedicada às diversas edições lançadas ao longo dos anos, os cartazes das peças de teatro que já foram encenadas a partir de seus escritos, os cordéis e os livros lançados no exterior.

Bem vindo!

Edições publicadas ao longo dos anos.

Cartazes das peças de teatro.

Textos escritos, corrigidos e reduzidos por Dalton Trevisan.

Pequeno ai.

Cordel.

Críticas.

Capas da Revista Joaquim, fundada por Dalton Trevisan.

Teve um tempo que era possível consultar os exemplares da Revista Joaquim na sala de Periódicos da Biblioteca Pública do Paraná. Hoje em dia não sei como está, imagino que as revistas ainda estejam disponíveis para consulta e leitura por lá. Eles também disponibilizavam umas pastas com fotocópias de páginas de jornais e revistas sobre o escritor, era uma oportunidade de conhecer as opiniões, matérias, comentários e reportagens à respeito dos livros e das publicações do Dalton. Lembro de poder conferir matérias do ano em que nasci, e foi muito legal saber o que o Dalton estava publicando naquele período. Algumas eram mais antigas, mas eram bem poucas matérias. Em 2007 eu fui na BPP e pedi para ver a pasta, passei uma tarde inteira lendo os exemplares da Revista Joaquim, mas a pasta já havia sido pilhada, algumas matérias estavam rasgadas, faltando fotografias, e eram bem poucas, provavelmente o conteúdo da pasta já tinha sido levado por fetichistas, fãs, apreciadores ou detratores, ou sei lá que tipo de gente. Do tipo de gente que toma pra si, arranca páginas de livros fora e inutiliza os exemplares para os próximos que por ali passarem. É uma pena. Outros leitores perdem a oportunidade de conhecer a história e a memória publicada em jornais antigos sobre esse escritor curitibano que continua na ativa. Para aqueles que gostam do Dalton Trevisan ou que querem conhecer mais sobre o trabalho do escritor, é bacana ler as Revistas Joaquim, e aprofundar-se naquele mundo.

Os meus livros...poucos mas queridos.

Viagem sem volta

"Domingo inteiro em pijama, coça o umbigo. Diverte-se com pequenos anúncios. Em sossego na poltrona, entende as borbulhas do gelo no copo de bebida. Uma velhice tranquila, regando suas malvas à janela, em manga de camisa. Única dúvida: ganhará o concurso de palavras cruzadas?"

Dalton Trevisan

Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil