Ondas de calor e bibliotecas - Três publicações da Magnolia Cartonera sobre as mudanças climáticas no contexto dos espaços de leitura

19.9.23

Foi anunciado pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) que nos próximos dias, o Brasil enfrentará uma onda de calor excepcional que promete elevar as temperaturas a níveis extremos. Em tempos de mudanças climáticas, é crucial estarmos de prontidão para lidar com as condições climáticas extremas. Isso inclui a adoção de medidas preventivas e estratégias de resiliência em ambientes comunitários, como bibliotecas, salas de aula, centros culturais e espaços de leitura. As bibliotecas desempenham um papel vital na vida das comunidades, e é crucial que estejam prontas para enfrentar as adversidades do clima.

☀️🔥🌡️ Pensando nisso, a editora independente Magnolia Cartonera destaca três de suas publicações essenciais que oferecem insights valiosos sobre como as bibliotecas e espaços de leitura podem se organizar e se adaptar às mudanças climáticas. Enquanto nos preparamos para enfrentar o calor escaldante dos próximos dias, podemos também garantir que nossas bibliotecas e espaços de leitura permaneçam seguros e acolhedores, e sejam refúgios e oásis para os dias de calor extremo. Todas essas publicações estão disponíveis em nossa loja online, confira: http://loja.bibliotecasdobrasil.com

Publicações da Magnolia Cartonera com capítulos sobre o enfrentamento das mudanças climáticas no contexto das bibliotecas e espaços de leitura

>> Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias (edição cartonera artesanal) No contexto das mudanças climáticas e climas extremos, o livro aborda diversos tópicos importantes: Cuidados com a biblioteca e dicas de segurança em situações como chuvas, tempestades, enchentes e inundações, e oferece orientações sobre a preparação adequada das bibliotecas para esses eventos. O livro tem uma parte dedicada à prevenção de incêndios e dicas de segurança relacionadas para bibliotecas e espaços de leitura. O livro também aborda as ondas de calor e o tempo seco no contexto das bibliotecas. Visite nossa loja online para saber mais sobre o Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias.

>> Bibliotecas Mudam o Mundo (ediçao cartonera | edição brochura | ebook): Um dos capítulos do livro aborda exemplos de bibliotecas e espaços de leitura dedicados a se tornarem verdadeiros refúgios, promovendo o bem-estar das pessoas e de suas comunidades leitoras durante ondas de calor e verões com temperaturas extremas. O livro também apresenta bibliotecas e espaços de leitura que enfrentam de maneira inteligente e acolhedora as temperaturas brutais do inverno. São exemplos inspiradores de que já colocam em prática iniciativas e programas voltados para as mudanças climáticas.

>> Magnolia Zine nº6 - Forças da Natureza (zine artesanal): Um zine inteiramente dedicado às mudanças climáticas. As forças da natureza nos fazem refletir sobre a saúde de nosso planeta, sobre o que estamos fazendo por ele, e também sobre o sentido de nossa existência no universo. Entre os diversos assuntos interessantes desse zine, nós escrevemos sobre como as bibliotecas ofereceram conforto e cura da comunidade durante furacões. Em todo Brasil enfrentamos esses fenômenos climáticos extremos, e é possível que espaços de leitura organizem ações para melhorar a vida das pessoas, quando sua região for atingida por alguma força da natureza. Muitos outros assuntos interessantes relacionados às bibliotecas e leitura estão presentes nessa edição da Magnolia Zine. Disponível em nossa loja online.

Texto e fotos: Daniele Carneiro (Magnolia Cartonera)
Artes: Juliano Rocha (Magnolia Cartonera)