Dica de livro sobre Mediação da Leitura Literária em Bibliotecas

Organizador: Jorge do Prado | Editor: Vagner Amaro
Editora Malê
Data de Lançamento: 02/outubro/2019
Temas: Mediação da leitura, mediação da informação, promoção da literatura, letramento; Biblioteconomia, Mediação cultural

Olha só que legal essa dica de livro: A bibliotecária Lorisa Pinolevi de São Paulo, em 2018 fez seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre o tema “Iniciativas Espontâneas de Acesso ao Livro”, onde ela expôs iniciativas de pessoas que não são bibliotecárias e/ou sem formação em biblioteconomia e que fazem um trabalho relevante, humano e prático de incentivo à leitura e que desenvolvem e facilitam o acesso ao livro de forma coletiva e comunitária.

A Lorisa reuniu em seu TCC iniciativas que partiram de pessoas não-bibliotecárias com o intuito de facilitar o acesso ao livro e ampliar a circulação de livros livres para a população, sem burocracia. No TCC ela fala sobre brasileiros separados apenas pela localidade, mas unidos pelo mesmo propósito: promover o acesso ao livro, e conscientizar a sociedade sobre o papel importante que a leitura pode ter na construção da cidadania e reconstituição de sujeitos. E que para isso acontecer, utilizam espaços alternativos como: viadutos, praças, paradas de ônibus, e muitos outros locais públicos, transformando-os em lugares propícios para os encontros entre as pessoas e o livro.

E nós achamos muito legal que ela tenha visto no trabalho que realizamos através dos livros publicados pela Magnolia Cartonera e dos textos, iniciativas e recursos que articulamos aqui no Blog Bibliotecas do Brasil, um material relevante para ser escolhido como assunto para seu projeto de conclusão de curso. Agora em 2020, a Lorisa entrou em contato com a gente para nos dar essa maravilhosa notícia: O TCC dela virou um capítulo no livro “Mediação da Leitura Literária em Bibliotecas” publicado pela Editora Malê. Que maravilha! Muito obrigada Lorisa por partilhar com a gente. Quem se interessa por essa multiplicidade de assuntos assim como nós, vai adorar ler este livro.

O livro Mediação da Leitura Literária em Bibliotecas reúne relatos e reflexões sobre diferentes práticas de promoção da leitura voltadas para o desenvolvimento da equidade social, cultural e crítica da população. Estão presentes no livro os seguintes temas relacionados com as práticas de mediação: a leitura literária em bibliotecas, os clubes de leitura, a biblioterapia, a lei 10.639, o livro infantil, booktubers, fanfiction, tecnologia assistiva e a literatura na sociedade da informação.

• Compre aqui o livro Mediação da Leitura literária em Bibliotecas

Aproveite para se aprofundar nos temas com os livros da Magnolia Cartonera:

*Edição cartonera = livros artesanais com capas confeccionadas com papelão. Livros feitos em tiragens de 50 e 100 exemplares, disponíveis por tempo limitado em nossa loja online.

Ebooks

*Os dois ebooks da Magnolia Cartonera estão disponíveis para leitura gratuita para pessoas inscritas no programa Kindle Unlimited da Amazon.

IG da Magnolia Cartonera: @magnoliacartonera
Post: Daniele Carneiro - 02/abril/2021