Em 2020 crie bibliotecas e espaços de leitura atuantes e significativos

1.2.20


Informações atualizadas sobre o Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias, referentes ao ano de 2020.

O livro 'Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias' da Magnolia Cartonera (blog/instagram) é sobre os recursos necessários para você montar, organizar ou renovar a sua biblioteca comunitária, projeto de leitura ou iniciativa de partilha de livros. Com diversas dicas para atender as necessidades de organização e desenvolvimento da sua biblioteca ou espaço de leitura, o Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias ensina como montar uma biblioteca comunitária independente através da autogestão e com os recursos que você tem ao seu alcance. O livro cartonero foi escrito para motivar, fornecer informações e recursos para quem quer montar uma biblioteca comunitária independente. Receba dicas sobre:

  • Como organizar a sua biblioteca de maneira eficiente
  • Como montar o acervo
  • Como realizar medidas de segurança para protegê-la
  • Como realizar campanhas de arrecadação de livros
  • Descubra como lidar com doações problemáticas
  • Como divulgar a sua biblioteca
  • Como envolver a comunidade leitora



Conteúdo do livro

Ele tem 6 capítulos, um total de 100 páginas + 2 posters tutoriais internos com conteúdos inéditos, que funcionam como ferramentas para que as pessoas possam começar as suas bibliotecas comunitárias autogeridas e independentes. O conteúdo do livro também é dedicado às pessoas que já começaram uma biblioteca, e para aquelas que querem retomar ou dar continuidade aos seus projetos e atividades de incentivo à leitura. 

  • Capítulo 1. Estrutura, montagem e organização da biblioteca
  • Capítulo 2. Cuidados com a biblioteca e dicas de segurança
  • Capítulo 3. Serviços e funcionamento
  • Capítulo 4. Os perigos para uma biblioteca e como evitá-los
  • Capítulo 5. Um pensamento sobre acessibilidade
  • Capítulo 6. Biblioteca de Mulheres Protagonistas


Biblioteca de Mulheres Protagonistas

Ilustração interna do livro Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias feita por Juliano Rocha

O livro também tem textos para quem deseja tornar as atividades de sua biblioteca comunitária voltadas para mulheres em situação de vulnerabilidade social e mulheres que precisem de recursos para gerar renda. São textos que incentivam o apoio, o resgate e a resiliência, e também fornecem instrumentos para que as bibliotecas comunitárias possam auxiliar as mulheres a enfrentar situações difíceis. Conheça também o Kit Mulheres Protagonistas da Magnolia Cartonera.


Por que esse livro é importante?

Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias de Daniele Carneiro e Juliano Rocha (Magnolia Cartonera)


— Ele vai te ajudar a montar uma biblioteca comunitária autogerida e independente, começando do zero, com orientações passo-a-passo em todos os capítulos.
— Tem 2 posters tutoriais com recursos práticos para que você possa montar a sua biblioteca.
— É dedicado às pessoas que amam ter contato com livros e querem inovar as atividades de incentivo à leitura em seus espaços literários.
— O conteúdo é voltado tanto para as pessoas que estão pensando em montar, já começaram uma biblioteca ou um projeto de leitura, quanto para aquelas que querem retomar ou dar continuidade aos seus projetos.
— O livro foi escrito para motivar a criação de espaços de leitura atuantes e significativos, que querem gerar um impacto positivo às suas comunidades leitoras.
— A leitura é agradável, leve e dinâmica. É um livro inspirador que vai além de um simples manual.
— As dicas são abrangentes e podem ser utilizadas em outros tipos de bibliotecas, e também no ambiente escolar.


Cartoneras


Capas dos livros da Magnolia Cartonera, pintados e costurados à mão por Juliano Rocha e Daniele Carneiro


Os livros confeccionados com encadernação cartonera são feitos com capas artesanais a partir de caixas de papelão reutilizadas, pintadas e costuradas à mão pelo casal de artistas e escritores independentes Daniele Carneiro e Juliano Rocha. Caixas de papelão são cortadas, pintadas e costuradas à mão, transformando-se em belíssimos livros cartoneros, que são de extrema utilidade para quem quer montar bibliotecas comunitárias independentes. 
O conteúdo interno é o mesmo em todos os livros, mas as capas nunca se repetem o que torna o seu exemplar único. Os livros são feitos em pequenas tiragens de 50 exemplares.

Informações

Cada exemplar da cartonera 'Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias' é R$30 (trinta reais) + preço do frete que é fixo de R$5 (cinco reais) para todo o Brasil. Após o pagamento temos 8 dias úteis para realizar a confecção e postagem dos livros. Mais informações na nossa loja online.

A venda está sendo feita exclusivamente em nossa loja online, que aceita cartões de crédito, boleto bancário, depósito em conta, e todas as outras formas de pagamento oferecidas pelo Mercado Pago. Caso queira pagar com boleto, você gera e imprime o boleto através da loja online. Nós não enviamos boletos de pagamento pelos Correios.


Envio dos livros

Após confirmação do pagamento nós enviaremos os livros através dos serviços dos Correios. Os Correios levam em média 8 dias úteis para fazer a entrega, conta-se o dia de postagem + 7 dias úteis, dependendo da sua região. Cadastre corretamente o seu email na loja, pois através dele nós informaremos para você a data de envio do livro e a previsão de dias corridos para entrega. Sábados, domingos e feriados não são contados como dias úteis. Se houver alguma dúvida entre em contato conosco através do email contato@bibliotecasdobrasil.com


A Magnolia Cartonera é uma pequena produção de livros independentes que está publicando livros e zines há 6 anos. Nossos livros são baseados em nossas próprias experiências com projetos de incentivo à leitura comunitários, informais, independentes e espontâneos. Nós escrevemos e publicamos esses livros para ajudar as pessoas que precisam de motivação e inspiração para começar seus projetos de partilha de livros ou dar continuidade às suas bibliotecas e outras iniciativas de incentivo à leitura.

Texto e fotos: Daniele Carneiro
Artes: Juliano Rocha 
Acompanhe nossas novidades diárias no Instagram: @magnoliacartonera | bibliotecasbr

VocÊ pode gostar também

0 comentários

Subscribe