Cultura de pessoas publicando de forma independente com livros de papelão

16.2.20

Nós aqui da Magnolia Cartonera gostamos de livros, gostamos de escrever, gostamos de fazer arte e de publicar. E gostamos da ideia em torno da cultura de pessoas publicando de forma independente e autônoma, com recursos próprios ou que têm ao alcance das mãos.
Com isso em mente, de forma muito livre, espontânea e sincera - nós tivemos a ideia de fazer um livro para as pessoas que assim como nós, desejam publicar seus livros de forma prática, que possa ser feito por elas mesmas, sem burocracia e totalmente no controle criativo de suas artes. É o nosso desejo, ajudar a espalhar a mensagem de que alguém que gosta de livros, que gosta de escrever, e sonha em publicar algo de autoria própria, não tem nada do que se envergonhar ou ter medo, basta ter acesso às ferramentas e às ações práticas para concretizar o seu livro. Foi isso que fizemos no livro “Sobre Livros Cartoneros”. Nós partilhamos passo a passo o nosso processo artesanal de confecção e encadernação de livros feitos com capas de papelão, a partir de caixas coletadas, e que são conhecidos como “cartoneras”.

Sobre Livros Cartoneros” chegou aos exemplares finais, e está disponível em nossa loja online nesse endereço: https://bibliotecasbr.lojaintegrada.com.br/sobre

Texto e foto: Daniele Carneiro
Arte: Juliano Rocha