Sobre Livros Cartoneros: Dinheiro e Orçamento para fazer livros artesanais com capas de papelão

14.12.19

Dois assuntos muito importantes que eu fiz questão de desenvolver e abordar no livro "Sobre Livros Cartoneros" porque são extremamente necessários: Dinheiro e Orçamento. O livro vai te ensinar a fazer livros cartoneros com os recursos que você tem ao seu alcance. Principalmente se você é mulher (eu fiz esse livro pensando em você), precisa aprender a gerar a sua renda com a sua arte, com o seu trabalho artesanal e a se manter firme em seu ofício e não permitir que te façam acreditar o contrário disso.

Talvez você esteja pagando aluguel. Talvez esteja grávida ou tenha uma criança ou mais para sustentar. Talvez você esteja bancando seus estudos. Talvez tenha uma parceira ou parceiro a quem precisa ajudar com geração de renda. Talvez você tenha familiares ou pessoas próximas que dependam de você. Talvez esteja enfrentando problemas de saúde mental. Nós mulheres é que somos conhecedoras de nossas realidades.

E somos nós mulheres que temos que lutar diariamente contra o machismo em todos os lugares e ambientes. E muita gente quer nos ver empobrecidas, inclusive em nossa arte. Por isso, através da Magnolia Cartonera eu trouxe essas questões para o livro "Sobre Livros Cartoneros". É muito importante nos libertarmos e fazermos o que bem entendemos de nossa arte, inclusive gerar renda.

Eu quero que as mulheres entendam que é possível sim gerar renda e ganhar o próprio dinheiro com livros cartoneros, com a sua arte, com a sua escrita, com as suas poesias, com as suas histórias, com os seus desenhos, com os seus estudos, com as suas criações. E através da geração de renda com cartoneras é possível melhorar a sua vida e as vidas das pessoas que dependem de você. (Dani Carneiro - Magnolia Cartonera).

"Sobre Livros Cartoneros" foi lançado em agosto de 2019 pela Magnolia Cartonera que é uma produção artesanal de livros independentes, criada por Daniele Carneiro e Juliano Rocha do blog Bibliotecas do Brasil.

O que você vai aprender com esse livro?

O livro tem 6 capítulos e eles abordam o maior número possível de temas que consideramos indispensáveis. Este é um aprofundado estudo sobre como fazer livros com capas de papelão com a Magnolia Cartonera, do jeito que nós fazemos. Fizemos aqui um ‘resuminho’ com os tópicos chave do livro, mas fique sabendo desde já que isto não é TUDO o que há de mais maravilhoso neste livro.

• Práticas cartoneras
  • Como começar o seu aprendizado
  • Criação do livro cartonero - Escrita e planejamento do livro
  • Como fazer livros cartoneros com os recursos, orçamento e materiais que você tem ao seu alcance
  • Materiais e ferramentas necessários para cada etapa de confecção das cartoneras
  • Descrição e passo-a-passo ilustrado de TODAS as etapas de confecção dos livros cartoneros
  • Como vender cartoneras e gerar renda com elas
  • Dicas de segurança em sua prática
  • Você também vai ler sobre a criação da Magnolia Cartonera, sobre a nossa história e sobre várias de nossas experiências com publicações independentes.

- Sobre Livros Cartoneros é de autoria de Daniele Carneiro com artes de Juliano Rocha e está à venda em nossa loja online nesse link.

Texto e fotos: Daniele Carneiro (Magnolia Cartonera)
Arte: Juliano Rocha (Magnolia Cartonera)