Democratização da Leitura através das bibliotecas livres, comunitárias e informais

5.12.19

As bibliotecas livres, comunitárias e informais são muito importantes para a democratização da leitura já que elas fazem os livros chegarem a lugares, pessoas e situações que infelizmente não são contempladas com acesso facilitado aos livros e à leitura.

Além de serem projetos de incentivo à leitura bastante prazerosos de colocar em funcionamento, elas são anti-burocráticas e não geram empecilhos como a apresentação de documentos e o comprovante de residência, que acaba por excluir muitas pessoas da convivência com os livros - como pessoas de passagem, turistas, não-residentes, estrangeiros e principalmente, pessoas em vulnerabilidade social.

As bibliotecas livres são uma maneira autônoma de gerar acesso facilitado ao livros, encorajar a leitura, e transformar essa relação com os livros mais íntima das pessoas que estão excluídas das realidades de livrarias e espaços de leitura tradicionais. Elas são uma via alternativa para abraçar mais gente com livros, leitura e conhecimento.

Imagem do livro "Ideias para Bibliotecas Livres"

Em tempos de obscurantismo, em que a educação está sendo cada vez mais dilapidada, engajar-se com bibliotecas livres e comunitárias para as pessoas, pelo simples prazer de aproximá-las dos livros e dos saberes e incentivá-las à leitura pelo prazer, são atos revolucionários.

Os livros "Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias" e "Ideias para Bibliotecas Livres" são livros cartoneros, feitos com capas artesanais confeccionadas com capas de papelão, pintados e costurados à mão. Nós publicamos esses livros para partilhar as nossas experiências com projetos de incentivo à leitura e bibliotecas informais. Eles são uma ótima maneira de começar, de se situar no assunto, ter uma ideia de vários detalhes, e aprender a fazer um projeto autônomo, independente e com os recursos que você tem ao seu alcance. São leituras muito importantes que com certeza irão te ajudar no seu projeto de partilha de livros.

O Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias está disponível em nossa loja online por R$30 +R$5 de frete fixo para todas as cidades do Brasil.

E o livro Ideias para Bibliotecas Livres está disponível por R$25 + R$5 de frete (também fixo).

Acesse | Conheça o nosso trabalho | Apoie artistas artesanais independentes: loja.bibliotecasdobrasil.com

Fotos: Daniele Carneiro - Magnolia Cartonera
Ideia para Bibliotecas Livres é de autoria de Daniele Carneiro e Juliano Rocha